quinta-feira, março 08, 2012

Inelegíveis em 2012

A decisão do TSE pode realmente mudar muito o quadro das eleições nos municípios brasileiros. A decisão de incluir a reprovação de contas dos tribunais específicos, praticamente, coloca na lista a grande maioria dos ex-prefeitos de Campos e das cidades vizinhas.

Na lista de inelegíveis que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) publicou antes das eleições de 2010 (julho de 2010) consta, só do município de Campos, uma lista com 31 gestores e ex-gestores.

O recordistas de processos é o ex-prefeito Alexandre Mocaiber com 26 processos. A seguir vem Arnaldo Vianna com outros 16 processos. Além de políticos, na lista constam técnicos que atuaram como ordenadores de despesas de algumas pastas.

É provável que na lista de inelegíveis do TCE-RJ, a ser publicada neste ano, muitos dos atuais gestores sejam incluídos. Resta saber se a decisão do TSE valerá mesmo nas eleições de outubro próximo, ou se os escritórios de advocacia serão novamente ativos com as já famosas liminares. A conferir!

PS.: É ainda oportuno recordar que as considerações acima tratam-se apenas das prestações nos Tribunais de Contas, não considerando ainda, os processos na Justiça Comum, na Justiça Eleitoral e os que não prestaram contas ou tiveram elas rejeitadas pelo TRE-RJ nas eleições de deputado em 2010.

Nenhum comentário: