sexta-feira, março 09, 2012

Ternium diz que precisa de gás e incentivos fiscais para se instalar no Açu

A Ternium, siderúrgica do grupo ítalo-argentino Techint, depois de ter comprado 27% da siderúrgica Usiminas, em Ipatinga, MG, com o dinheiro que seria para se instalar no Açu, informou que, além do minério de ferro que já teria garantido com a Anglo American que controla o projeto Minas Rio, precisa de 4 milhões de m³ de gás da Petrobras (metade para operar a usina e outra metade para gerar energia elétrica para o projeto) e também de um pacote de incentivos fiscais que o governo estadual ficou de enviar à Alerj.

Além disso, as informações são também que a capacidade de produção de aço deverá ser a metade do que foi projetado inicialmente de 5 milhões de toneladas anuais, que visava suprir o déficit de 3 milhões de toneladas que o grupo tinha, antes de comprar parte da Usiminas, para atender as duas siderúrgicas mexicanas do grupo. A Tecnint tem três siderúrgicas na América do Sul (duas no México e uma na Argentina), mais outra nos EUA.

A Ternium informou que já tomou posse do seu terreno em área desapropriada e que aguarda a Licença de Instalação (LI) para supressão da vegetação, execução do aterro hidráulico e obras de terraplanagem no terreno de 1.300 hectares do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) que fica a um quilômetro do mar no Açu. O prazo inicial era de entrada em operação em 2013 a 2014 e agora deverá ser em 2015 ou 2016.

Sobre o projeto da Ternium você pode ler mais detalhes aqui em outra nota deste blog, em 21 de novembro de 2011.

Fonte: Valor.

Nenhum comentário: