sábado, outubro 24, 2009

Transporte ferroviário na região: abandono e alternativas

O blog tocou no assunto ao abordar em nota aqui, nesta semana, o lucro obtido em nivel nacional, pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica) que opera o ramal local que antes pertencia à RFFSA. Na edição deste domingo, a matéria principal do caderno de Economia do jornal O Globo é sobre o assunto e o ramal local é abordado, com uma entrevista com o engenheiro, ex-superintendente local da RFFSA, Nilson Macedo. Abaixo alguns trechos da longa matéria do jornal que estará nas bancas neste domingo: PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas. Assim como o blog também já havia comentado, a matéria informa sobre a possibilidades do uso da ferrovia como acesso e transporte para o Porto do Açu. Fala inclusive que a ferrovia pode ser "alugada" numa espécie de aluguel para ser usada como "direito de passagem". A reportagem nada cita sobre o uso do trem para transporte de passageiros, entre Campos e Macaé, antes aventada como hipótese. Porém, como novidade em uso de transporte de cargas a reportagem diz: "No Norte Fluminense a ANTT aponta ainda como alternativa a entrada da Valec na malha local. A estatal tem a concessão Transoceânica, incluída no Plano Nacional de Viação em maio de 2008, ligando o litoral norte do Rio à malha ferroviária do Peru, passando pr Goiás, Rondônia e Acre até chegar a Boqueirão da Esperança, na fronteira do Brasil, com 4.400 quilômetros". PS.: Atualizado às 23:56.

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos uma ferrovia sucateada e abandonada, na qual poderia ser colocada todo o transporte de carga pesada que danifica as nossas rodovias e causa diversos acidentes, precisamos colocar o desenvolvimento da nossa região nos trilhos.