sábado, outubro 17, 2009

Concurso de Contos

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) abriu as inscrições para o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho. O concurso foi criado em 1989, ano da morte de José Cândido, como Concurso Nacional de Contos. Este ano a FCJOL está oferecendo R$ 10 mil em prêmios, valor que será dividido entre os autores dos cinco melhores contos. As inscrições terminam no dia 15 de novembro. O regulamento completo está disponível, em horário comercial, no departamento de Literatura da FCJOL, localizado no Palácio da Cultura em Campos dos Goytacazes. Para inscrição, os contos deverão estar assinados com pseudônimo, em cinco vias, digitadas em Times New Roman, corpo 12, em papel formato A4, espaço simples, acompanhados de disquete ou CD.

3 comentários:

O olho que tudo vê disse...

Certamente, este concurso já está com seu ganhador definido e o mesmo é a própria prefeita que está "passando um conto" na população através da ingerência administrativa e da perpetuação das ações "questionáveis" do governo anterior em sua presente administração.

É sempre a mesma coisa, a velha historinha: "depois de ganhar o poder, a máscara cai e os desejos e interesses pessoais falam mais alto".

Tenho dito!

Anônimo disse...

É a cultura de Campos está mudando

Anônimo disse...

Coitado do Zé!

Esse concurso veio para tentar abafar a omissão de Orávio Soares e Avelino Ferreira; são 20 anos de morte de José Cândido e os dois não produziram nada para homenagear o citado autor.

Quando eram da oposição, criticavam(com razão) o desrespeito aos autores campistas, agora no poder agem da mesma maneira que os antecessores.


Não há um projeto pedagógico para difundir a beleza da literatura de Zé Cândido.


Eleito para a Academia Brasileira de Letras (1974), a sua obra não é estudada nas escolas do município.

Vários vestibulares do país incluem o livro "O Coronel e o Lobisomem" em suas listas; raramente é cobrado em Campos.


A Rede Municipal de Ensino apresenta 247 unidades, algumas apresentam "biblioteca".

NÃO HÁ UMA ESCOLA MUNICIPAL QUE TENHA EM SEU ACERVO LIVROS DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO(OU OUTROS AUTORES CAMPISTAS).



As citadas autoridades deveriam criar situações para que a obra de José Cândido fosse estudada por várias áreas(Literatura, História, Geografia, Sociologia etc.), entretanto...

Coronel Ponciano de Azeredo Furtado é um personagem extremamente peculiar, reflexo de um período de transição entre uma república baseada nos mandos e desmandos de um pequeno número de pessoas bem relacionadas, munidas de patentes militares e moradoras do interior, e do grande processo de urbanização ocorrido no século XX, que castrou esse retrogrado e datado sistema de relações.

O Coronel e o Lobisomem de José Cândido de Carvalho é um livro imperdível para os amantes da nossa excelente literatura.

Pena que Orávio não pense assim.