terça-feira, outubro 13, 2009

Quebrando paradigmas

A notícia de que o prêmio Nobel de Economia ia para uma não economista, a cientista política e professora da Universidade de Indiana, Elionor Ostrom, além de ser a primeira mulher a receber este prêmio na área, trouxe mais novidades como paradigma quebrado, a exemplo do que há alguns anos aconteceu com o indiano Amartya Sen, que embora economista, foi também premiado pelo sua proposta da criação do Índice de Desenvolvimento Humano, o agora famoso: IDH. A professora Elionor defende a tese da importância dos sistemas de cooperativas como alternativa de produção. Esta é mais ligada ao conceito da solidariedade e colaboração do que à disputa e à competição a qual são tão afeitos a maioria dos economistas. Um ponto positivo em meio à crise financeira internacional levada pelos ortodoxos dos mercado financeiro americano e mundial.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Nobel já não é mais o mesmo. O que fez o Obama para ganhar o Nobel da Paz?


Renato.

Anônimo disse...

Daqui a pouco o lula ganha o de física.

Anônimo disse...

FHC injustiçado, merecia o Nobel

Pela primeira vez o Nobel de Economia foi para uma mulher. A americana Elinor Ostrom foi considerada quem melhor dividiu bens públicos , administrando-os. Não foi de maneira alguma mais eficiente do que o ex-presidente, que não dividiu os bens do Brasil, DOOU todos a grupos estrangeiros. Com isso ganhou mais 4 anos de poder.

PS.: A respeito do Nobel("Nobél") de Obama, trata-se da "má fé", tão bem explicada por Sartre.

Anônimo disse...

Eike Batista superavaliado

Não se passa um mês, uma semana, um dia em que não apareça como O HOMEM MAIS RICO DO BRASIL. Ele espalha isso, e aceitam. Devia ganhar o Prêmio Pinochio.

Anônimo disse...

Eike Batista

Existem, no Brasil, 50 ou 100 mais ricos do que ele

Ele garante que tem patrimônio de 7 bilhões e meio de reais, e fala num i-m-a-g-i-n-á-r-i-o valor de mercado, que NÃO VALE NADA. É tudo em ações projetadas para o futuro, que podem representar LUCRO ou PREJUÍZO, tudo incerto.

Jamais criou um emprego

Todos os seus negócios (?) são baseados em aproveitamento das riquezas nacionais (o manganês do Amapá e minérios raríssimos da Amazônia), jamais criou nada. Para ficar só no Rio: os Marinhos têm patrimônio de mais de 20 BILHÕES e valor de MERCADO de mais 80 BILHÕES. E no resto do Brasil, dezenas mais ricos do que ele. Só que Eike mente e todos retumbam, que palavra, e que farsante.

Origem!
Essas "descobertas" foram feitas pela Cia Vale do Rio Doce quando o papai, Eliezer Batista era presidente!

O olho que tudo vê disse...

Do jeito que as coisas vão, a próxima a ganhar o "Nobel" será a "Rosângela Jumentinha".

É o fim dos tempos mesmo!

Tenho dito!