quinta-feira, outubro 15, 2009

Parabéns aos Professores pelo seu dia!

Como homenagem aos professores na passagem do seu dia, o blog que já havia recebido ontem, uma reflexão sobre o assunto da professora Maria Amélia Boynard, voltou hoje a ser acionado pela mesma e dedicada professora, que ao homenagear os professores nos trouxe à lembrança a minha primeira escola "Externato Regina" e sua diretora a professora Lêda Vasconcelos. Por isso transformo esta sua homenagem também na deste blog, porque em meio a tantas estradas, nada melhor que enxergar o porto da partida, porque só ele nos permitirá enxergar os passos dados até aqui, assim como melhor escolher o caminho ainda ser percorrido. Parabéns aos professores! "Professor, O poema "Aninha e suas pedras" trouxe à minha memória afetiva uma PROFESSORA muito especial. Formada pela Escola Normal de Campos fundou, há quase 60 anos, o Externato Regina. Foi ela que, pelo exemplo, me ensinou a amar o ofício de “ensinar” e a aprender com as pedras do caminho do magistério. Seu nome, Lêda Tavares de Vasconcelos Boynard. Foram tantas as recordações, que desejei prestar-lhe essa singela homenagem. De "aninha", o que você ainda guarda?" "Aninha e suas pedras" Cora Coralina Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinhaum poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginase não entraves seu uso aos que têm sede. Felicidades! Maria Amelia".

12 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Sabe, Roberto, linda esta homenagem sua. E hoje estou chorosa. Acabo de encontrar em cima da escrivaninha de meu marido, neste momento, uma folha antiga e rasgada com a letra da minha mãe. ( sniff).Um bolo bíblico.
A letra dela ali... nem sei onde o Paulo encontrou isso...
Foi neste momento e vejo sua homenagem a professora de sua infância.

Sabe, Roberto, mamãe fez Normal no Instituto de Educação. Foi aluna de João da Hora. João é sempre da hora, não? Pois é, Roberto...
Mas naquele tempo meu pai se jogava da ponte no Rio Paraíba e minha mãe andava de Bicicleta. Então minha mãe pediu que ele ela iria casar com ele mas que ele não poderia se jogar da ponte. E ele disse: E você não vai mais andar de bicicleta. Dito e feito.
Bem... e daí? E daí que teve outra conversa e o que entrou na jogada foi mamãe exercer o ofício de professora. Ele não queria pediu para ela não trabalhar e ficar cuidando da casa e dos filhos. Sabe o que ela fez? Rasgou o diploma.

Que coisa... nunca entendi isso...
Mas o que teve de gente da rua que aprendeu a ler com minha mãe... Muita gente... e muito grátis.

Minha mãe era linda, sabia?
E eu estpu aqui chorando.

Que o Senhor Jesus abençoe todos os professores.
E a Aninha aí... quantas histórias, não?

palavrinha:
facuri

Facu ri?
kkkkkkkk
Tá vendo? Já tô rindo...

Parebéns, Professor Roberto!
Vou fotografar aqui o papel da mamãe... e pastar no pomar pleno.

Prof. Isaac Esqueff disse...

Professor Roberto Moraes e amigos do Blog:

É uma pena que com relação aos professores em geral, haja tanta impassividade dos governos em reconhecer os mesmos como peças chave para a construção de uma sociedade mais digna, informada e equalizada.

O que não pode deixar de ser relatado é a demagogia gratuita dos governos, principalmente com relação aos comerciais exaltando a função do professor na sociedade.

Somente estando na pele de um professor para saber o que é realmente "ser" professor.

Abraços aos colegas de profissão pela data, pela coragem e pelas poucas conquistas alcançadas.

Claudio Kezen disse...

Fui aluno do externato Regina e da Dona Leda. Saudade, parabéns e obrigado aos professores.

Luciana Pessanha disse...

Eu professora,quanto mais me sinto descaracterizada como tal,pelo governo,pelos alunos,pelo sistema,pela sociedade,quanto mais me torno para eles um ser obsoleto(mas que de forma irônica apareço em horário nobre sendo valorizada em várias línguas e conclamando a todos para que me sigam),quanto mais vejo todas as necessidades da sociedade,sinto "inversamente"que é justamente por isso que preciso continuar lutando e com uma responsabilidade tão grande nas mãos vejo o meu real e imenso valor e o tamanho da minha coragem.Feliz Dia do Professor!

Anônimo disse...

Tb fui aluna do Externato Regina, q saudade, qto tempo! D.Leda, Tia Regina, Tia Enedina,etc.

Unknown disse...

Parabéns à você, professor Roberto e à todos os professores que estão lendo esse comentário agora pelo Dia do Mestre.

Clô para os íntimos disse...

Ai ai Rosângela!

Tô aquí chorando, chorando de tanto rir de você por suas anedotas cerebrais sem sentido e sem conteúdo.

Palavrinha:
Valautrorosu

Ui ui...

Rosângela: Vá lavar uma trouxa de roupa suja!

Fui-me!

Jason 13 disse...

Professor que desliga-se da rede estadual e municipal migrando para redes que pagam maiores vencimentos são verdadeiros mercenários covardes.

Anônimo disse...

Que lugar é este?
Era uma vez numa cidade do interior do estado do rio de Janeiro, numa secretaria que havia mudado de direção recentemente, uma secretária que adorava negociar com empreteiros e fornecedores a noite. Por que será? As pessoas passavam pela rua, as luzes acessas, e observavam o quanto esta secretária estava empenhada em desempenhar um bom papel na área financeira da sua fAMÍLIA, visto que seu filho e sua irmaã eram fiéis escudeiros. ( verdadeiroa vaga-lumes). Será que o brilho das estrelas ajudava nas negociações para o que até então estava emperrado acontecesse mais rapidamente?
Será que a participação efetiva de uma senhora, esposa de um doutor, facilitaria os contatos? Que pessoa FINA ,pra não dizer o contrário, vivia chamando a prefeita da cidade de cafona...
A conclusão final é que nesta secretariaa as coisa estão paradas há 45 dias ( exceto as coimpras e obras) . Você conhece esta cidade, esta secretariaaaaa e estes personagens?
Se naão descobriu vou contar: Campos dos Goytacazes, Secretaria de Educação e as pessoas...? Você agora sabe quem são.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES PARA TODOS DE CAMPOS!!!!

Lauren disse...

Só quem vive a diversidade da realidade EDUCACIONAL é que consegue compreender efetivamente o papel da mesma... [assim mesmo...COMPLEXO DEMAIS!!!!!]

Adoro minha profissão. Digo que abracei, mas antes de mais nada...fui abraçada pela educação...[não havia cogitado ser professora!].

Gosto de trabalhar na diversidade, mas ter três empregos é demais pra mim, pra meu corpo, pra meus sonhos educacionais...pra minha voz...

Conviver com o descaso...os limites...e ser refem da grave crise educacional...TUDO ISSO É PESADO DEMAIS!

Não quero, nem penso em deixar a educação...E O DIFÍCIL é manter qualidade de vida e recursos para ampliar minha própria capacitação...trabalhando nas escolas ou colégios públicos do Brasil. Por isso, não considero que esses parceiros sejam mercenários... Buscam sobreviver...e viver...e conviver...e reviviver...MAS SERIA interessante que esses profissionais buscassem manter uma ligação com um desses espaços de sacrifício...para que também pudessem participar deste processo e que possam contribuir qualitativamente. Não considero crime nenhum, como pareceu achar a pessoa da postagem anterior... !

No mais, adoro dar aula...Adoro conviver com adolescentes...Adoro trabalhar na educação...com educação e com os educandos... Só não me sinto nada confortável neste quadro lamentável das escolas...

MUITO DIFÍCIL...muito!

Muitas vezes, me sinto constrangida, imobilizada, incompetente, esvaziada e CANSADA!!!!Não sei como agir... Mas não quero sair da minha profissão...Quero sim, buscar fontes mais seguras do que concerne a remuneração. E isso é lícito!

Deus nos abençoe nesse grande trabalho!

Obrigada, Roberto [e que você continue sendo conhecido como professor!!!!].
Abraços, Lauren.

Anônimo disse...

Vi no site da prefeitura que o município de Campos está concorrendo pelo MEC ao melhor cardápio do programa de merenda escolar do Brasil... Trabalho na nutrição e gostaria de dizer para vc que isto é fruto do trabalho da professora Auxiliadora à frente da secretaria. Participei da reunião com ela na montagem deste projeto... Agora vcs estão colhendo os frutos e irão colher muito mais, pois ela trabalha com competência técnica e compromisso... O nosso cardápio tirou nota 98 do Mec... e agora concorre ao melhor do Brasil... Estamos tristes dela não estar vivendo conosco e com a prefeita este momento... Não consigo Garotinho entender até agora porque vcs deixaram a secretária sair... No mmínimo por ser ela o que sempre foi com vcs uma tentativa de solucionar a situação, que não sei qual é... conversar.... Tenho certerza que outros frutos virão do trabalho dela... Meu Deus cada dia fico mais decepcionada com a politica... Será que não existe amizade verdadeira????
Professora da rede de ensino e do setor de nutrição

Anônimo disse...

O CLIMA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANDA "SEM EDUCAÇÃO", pois:

A gerente do RH que deveria tratar os funcionários, professores e gestores com educação, atenção, sabendo escutar só....faz o contrário, não atende, se atende da mil voltas,´procura papeis em gavetas, cadernos, e na pilha da sua mesa.
Agora está fazendo um" limpa" no setor, exonerando pessoas, mudando de setor, ameaçando diminuir os seus ganhos enre outras coisas, pois são pessoas, que diz ela, são ligadas a secretária que pediu exoneração. Não lembra que estas pessoas já são da rede municipal há muitos anos e não foram colocados no setor este ano.A moda agora na SMEC é IMPORTAR funcionários do estado parecendo que os do município não tem competência.

Pergunto: Se a maioria dos professores do estado eram contra a nossa prefeita por acharem que ela os havia prejudicado quando governadora, será que fizeram campanha para ela????? A parte administrativa do estado é completamente diferente do município, qual então é a competência destas pessoas para administrarem o municipio.
O grupo do Serviço Social está na espera de quando dezembro vier para ver se a Rita Martins, sobrinha da Joilza, que trabalhou nas gestões das Beths, " obrigava "os assistentes sociais sairem todos os dias nas kombis para fazerem campanha para Arnaldo, Ilsan, Carlos Alberto Campitas e Mocaiber. No momento trabalha como assessora de Beth Landim no Isecensa. Será que volta???

Nesta semana dois acontecimentos na Smec demonstram o clima de tensão que perpassa pelos corredores e salas da SMEC. Um funcionário foi ameaçado pela dona Vera Fontão de diminuir seus ganhos já pela segunda ou terceira vez. Neste dia ele perdeu a calma, passou muito mal quase tendo que ir para a emrgência devido o abalo nervoso. Não pensam que as pessoas tem uma família para cuidar, tem compromissos já assumidos. O negócio é PERSEGUIR e ser INJUSTO. Não foi o que Rosinha falava na sua campanha. Mesmo governo com ações antagônicas numa mesma secretaria.

Outro episódio, foi uma briga nos corredores da SMEC entre um coordenador e um secretário por causa da desocupação de uma sala. Quase chegaram as vias de fato.

É prefeita veja como estão sendo tratados pessoas que foram para as ruas, com sol a pino, batendo de porta em porta, abrindo suas casas, gastando gasolina nas carreatas, enfrentando a oposição, que a senhora bem sabe, que perseguiam quem apoiava a sua candidatura. Muitas destas pessoas foram avisadas por telefone a noite que no outro dia seriam exoneadas. Pessoas que nunca falaram com a atual secretária, que ela nem chamou para conversar, nem fez uma reunião para explicar as mudanças que seriam feitas. Na verdade estas pessoas se sentiram chutadas do seu ambiente de trabalho.

Cade o respeito ao cidadão, cade a ética, cade o amor ao próximo??? Não serve aos meus interesses, sai. Tudo isto acontecendo dentro de uma SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

È BRASIL enquanto teus filhos só pensarem nos seus interesses com discursos antagônicos a sua prática, nada vai mudar. Sofre Brasil com seus filhos que não representam nada dentro de um contexto que chamam de POLITICA.

Maria José da Silva.
Professora MUNICIPAL de EDUCAÇÃO