quarta-feira, outubro 14, 2009

PSol pode apoiar Marina

Esta possibilidade está sendo defendida por gente do partido da Heloisa Helensa que já se decidiu por buscar um mandato de senadora, por Alagoas e não disputar um novo mandato de presidente da República. No partido há quem defenda a candidatura própria como a de Plinio Arruda Sampaio, ex-deputado paulista e quem prefira o apoio à senadora Marina Silava, agora filiada ao Partido Verde, como é o caso do deputado fluminense, Chico Alencar.

14 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver se o personalista Babá vai aceitar,ele já propagava aos quatro ventos que era a "melhor opção" do PSol em detrimento de nomes respeitáveis como Plínio de Arruda Sampaio. Se confisrmando a aliança com os verdes de Zequinha Sarney se configura a aliança dos "moralistas neoudenistas" com os radicalóides. Bela aliança!!!

xacal disse...

a joana d'arc da floresta com a joana d'arc da caatinga...vai ser divertido...

Anônimo disse...

Plinio quem ??
Esses caras sao mesmo uma comedia... se candidatam para ter 1% dos votos ou menos...

Anônimo disse...

olá professor, primeiramente devo dizer que o blog é excelente exatamente o que precisavamos para saber mais sobre a nossa região, principalmente sobre nossa cidade campos dos goytacazes.
Segundo gostaria de perguntar se sabes algo sobre o leilão das terras do campus da ufrrj de campos dos goytacazes localizado na estrada do açucar em donana e caso seja realmente leiloado o que acontecerá com os funcionarios e a pesquisa. Se souber de algo e puder fazer um post sobre o assunto eu agradeço muito.

Vitor Menezes disse...

Caro Roberto, o seu blog está entre os que indicam temas para a enquete da Rede Blog em outubro. Dá uma passada lá pra deixar sua sugestão ou me manda por e-mail. Abração e vamo que vamo!

Roberto Moll disse...

Como simpatizante do Psol, e do Chico Alencar, talvez seja a melhor das opções, afinal, Plinio Arruda Sampaio é um quadro importante e sem substitutos na camara de deputados, uma vez que deve ser reeleito e não há ninguém com Cacife para substituí-lo. Por outro lado, Babá não goza de apoio nem mesmo dentro das linhas do partido. A união entre Verdes e Vermelhos é uma tônica na política Europeia desde o fim dos anos 60 e o surgimento da nova esquerda. Entretanto, é sempre um equilibrio muito instavél. Aqui no Brasil, o problema é ainda maior, dificilmente o Psol fechará uma Aliança com Marina Silva se esta tiver o apoio de partidos como PSDB. Foi o que aconteceu na eleição para prefeito do Rio. Informalmente quadros do partido apoiaram Gabeira, com ressalvas, mas não poderia apoiá-lo formalmente, pois este, de forma oportunista preferiu o PSDB e de certa forma jogou fora uma outra parte de sua história, como crítico que foi ao governo de FHC. Com a campanha de José Serra dcolando, dificilmente o PV terá apoio dos Tucanos e poderão correr para os braços do Psol. Uma composição da Marina Silva com Chico Alencar seri forte no norte e no Rio de Janeiro, lembrando que por aqui Heloísa Helena teve aproximadamente 19% dos votos na ultíma eleição e Chico Alencar foi o segundo (ou terceiro) Deputado Federal mais votado. Além disso, diferente de Plínio Arruda Sampaio, Chico Alencar tem um quadro capaz de substiuí-lo no plenário federal, trata-se de Marcelo Freixo, deputado com um bela história e expressiva votação no estado. Resta saber se isso tudo vai se configurar ou se é sonho daqueles, como eu, que desejam ver uma coalizão de esquerda (ou de uma nova esquerda, ainda muito reformista) com possibilidade de ganhar a atenção no cenário nacional e acabar com essa disputa PT X PSDB/DEM que mai parece Democratas X Republicanos nos Estados Unidos, ou trabalhistas X Conservadores na Inglaterra. Isto é, em alguns momentos parecem farinha do mesmo saco, os seus quadros falam a mesma lingua, mas em outros são completamente diferentes (ainda bem!). Além de tudo isso, está pode ser uma eleição sui generis para uma aliança entre Psol e PV. A polarização e a rejeição de Candidatos como Serra e Dilma podem levar boa parte do Eleitorado para Marina e para Ciro Gomes, caso este seja realmente cândidato. E eles podem surpreender.

Anônimo disse...

Caro Prof. Roberto Moraes,
Sou grande fã de seu blog, inclusive acho que você poderia se lançar candidato a deputado estatual ou federal.
Quanto ao post, avho que a entrada de Marina no PV demonstrou uma guinada da direita para a esquerda neste partido. Inclusive, se o PSOL vier a apoiar a Marina, acredito que isso realmente se concretizou. Vamos ver se em nossa cidade o diretório do PV também dê uma guinada da direita para a esquerda.

Roberto Torres disse...

Tomara que isto sirva para afastar a Marina do PSDB e do abrigo neoliberal de sua causa ecologica. Quero so ver como o PSoL vai discutir o diagnostico verde de que as "questoes do seculo XX" (desigualdade, pobreza, desenvolvimento) devem ceder a cena para a "questao do seculo XXI": salvar o meio ambiente.

Marina e de dar pena com sua ingenuidade..... ela fala como se o Brasil das lutas e dos conflitos sociais estivesse no rumo do progresso, sem risco de retrocessos, como se fosse consenso as conquistas sociais alcancadas, como se nao houvesse necessidade de falar em conflito ou em causa social, mas somente no consenso em torno do meio ambiente.

Anônimo disse...

PV/Psol seria uma aliança interessante e melhoria muito o debate na campanha presidencial, pois tiraria o foco plebiscitário.
Quanto ao anônimo acima que sugeriu seu nome para deputado, digo que já estou na campanha!
abs
Fred

Cérbero disse...

Parece que o amigo "Roberto Torres" é um desses pseudo-esquerdistas, travestido de tendências neo-liberais, dotado de um vago discurso que não vislumbra o desenvolvimento nacional e a potencialidade deste desenvolvimento.

Roberto Torres: Sai de cima do muro Rapaz!!!

Roberto Torres disse...

O que e um verdadeiro esquerdista? E preciso que voce explique isto para que fique claro como e porque eu sou um "pseudo esquerdista". No mais meu lado do muro esta muito bem decidido. A continuidade e o aprofundamento do governo Lula.

Cérbero disse...

Roberto Torres, seja mais consistente em suas explanações esquerdistas, pois as mesmas possuem amplo teor direitista retrógrado.

Roberto Torres disse...

Um "amplo teor direitista retrogrado"????? O que e isso? Entao ser autenticamente de esquerda e saber reproduzir chavoes, sem nunca explicar o que eles significam?
Se a esquerda depender de cerebros como o seu ela esta mesmo falida.

Cérbero disse...

Roberto Torres: Você continua, insiste, e não consegue explicar seu teor "esquerdista", além do mais, você continua com essa mania de colocar palavras na boca dos outros.

Tente mais um pouco, persista, pois afinal de contas,

"O que é isso companheiro?"