terça-feira, outubro 20, 2009

Mais de 100 mil carros de passeio circulam em nossas ruas

Pelos dados do Detran-RJ informado pela Fundação CIDE-RJ, o município de Campos possuía em 2007, um total de 112.020 veículos emplacados. Considerando o crescimento anual, de pelo menos 5 mil novos veículos por ano, pode-se estimar o número atual em cerca de 122 mil veículos emplacados. Nesta conta estão incluídos os licenciamentos de motocicletas, ônibus e caminhões e estão fora os veículos emplacados no Espírito Santo. O blog já comentou aqui, a estimativa de gerentes de concessionárias de veículos em Campos, de que de cada dez veículos novos adquiridos, sete são emplacados no vizinho estado, onde o IPVA é menor. Considerando ainda que é bastante grande a aquisição de motocicletas e que este número é de cerca de 25% do total de veículos emplacados, pode-se chegar a um número aproximado de 100 mil veículos de passeio circulando pelo nosso município. É um número grande e que demanda, faz tempo, um plano urbanístico, mais ousado e eficiente para dar fluidez ao trânsito cada vez mais intenso. Há mais de 4 anos este blog fez aqui mesmo uma nota semelhante come estes números que chegaram a ser questionados por autoridades municipais. O transporte coletivo precisa também de atenção, bem para além da passagem a um real, porque sem transporte de massa eficiente, cada vez mais, o recurso do transporte individual será usado criando problema para o trânsito e também para o meio ambiente.

5 comentários:

Anônimo disse...

E cada vez mais os ciclistas perdem espaço... Lamentável!

Um ciclista

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Ciclovias já!
Educação, planejamento e ordenamento do trânsito para os ciclistas.
As bicicletas já são uma realidade aqui, é preciso garantir o "espaço" do ciclista acima ede milhares de outros, valorizando esse transporte ecológico e adequado a cultura e a topografia local.

Anônimo disse...

...e diga-se de passagem que todos os proprietários que tem seu veículo emplacado no estado vizinho (ES), estão cometendo um crime por falsa declaração de domicílio ou moradia. A Fazenda Estadual deveria também fiscalizar com mais rigor, as revendedoras que
já emplacam os carros no ES (diferencial de venda)e induzem os compradores a cair no crime. Afinal de contas, é evasão de receita. Mas a grande maioria dos campistas que emplacam no ES, o fazem sabendo que estão cometendo um crime.

Marcelo Bessa disse...

Precisamos de mais espaços para carros e para bicicletas. Muitas calçadas também atrapalham a vida dos pedestres.
Se taparmos o valão (o fato de ele ter sido tombado não é problema, pois pode ser cancelado o tombamento), entre o Mercado e o McDonald's, poderemos construir mais duas pistas e ainda uma ciclovia numa das avenidas mais importantes da cidade.

Anônimo disse...

SOu favorável a uma ação mais efetiva para controle dos excessos. Entendo que a quantidade de automóveis é grande...numa estrutra de trânsito ainda muito tradicional. Mas o maior problema é a IMPRUDÊNCIA, o DESCASO, o DESRESPEITO...dos motoristas em CAmpos. QUem dirige em Campos, sobrevive em qualquer lugar!