quinta-feira, outubro 29, 2009

Comprando... e... monopolizando...

A Auto Viação 1001 tem hoje 800 ônibus. Ano passado ela faturou R$ 296 milhões e estima uma receita 10% maior este ano, o que seria equivalente a R$ 326 milhões. A empresa monopolista no trajeto Rio-Campos há décadas, com diversas e repetidas reclamações em nossa região diz que está recebendo o financiamento do BNDES, da ordem de R$ 26 milhões, para comprar 96 novos ônibus, num investimento total de R$ 32,6 milhões. A empresa diz genericamente que estes ônibus que estão sendo adquiridos seriam para uso em transporte municipal e intermunicipal. Resta saber, o que vai sobrar para a linha Campos-Rio, onde o preço exorbitante não é proporcional à qualidade do serviço prestado. PS.: Atualizado às 09:22 para acertos no texto.

29 comentários:

Jací Borrow disse...

E dizem por aí que o "Bolinha da Lapa", aquele com complexo de "infantilidade" é um dos sócios da referida empresa.

Será??????????????

Jornalista_de_1001_utilidades disse...

experimente pegar a tabela da empresa para suas linhas.

no trajeto Campos-Rio, que possui pavimentaçao média/boa num total de quase 300km percorridos em 4h, cobram cerca de 55,00. (digamos que cada passageiro pague R$ 0,18/km)

no trajeto Campos-Caratinga-MG, percorre-se cerca de 600km, em 6h de viagem, em estradas péssimas da BR 356, mts em "estado de decomposição" , e cobra-se... R$ 38,50. (digamos que cada passageiro pague R$ 0,06/km)

Ora, por que diabos uma rota de apenas dois horários e mts problemas pode ser até 3x mais barata que uma de 300km a menos e rodovia em melhor condição???

Vai entender...

Anônimo disse...

Engraçado, com todo esse faturamento ainda conseguem ser irresponsáveis no trabalho que compete a eles. Viajei pela 1001 e minha bagagem foi furtada, mesmo com o ticket de comprovação que a bagagem foi colocada no bagageiro ainda conseguiram perder a minha mala.
Resultado: depois de espera incansável e ação contra eles, somente fui ressarcido no valor do dano material, uma miséria e ainda tive que pagar ao advogado..... Acredito que o Menininho seja um dos donos mesmo, pq o juiz, mesmo com todas as provas, ainda zombou da minha cara...
Isso é Campos, isso é Brasil!

Anônimo disse...

O que têm que ser revisto são os preços das passagens! Muito caras!!!

Tem que botar outra empresa para concorrer com a 1001.

Outra coisa, que é um absurdo: os ônibus nunca saem no horário. É comum atraasr por mais de dez minutos, algumas vezes até quinze minutos.
Ora, com a demora quem tem levado a viagem, 10 minutos fazem muita diferença, principalemente para quem tem compromisso com hora marcada.

O atraso é praticamente o tempo de travessia da Ponte Rio/Niteroi. E o pior é que ninguém fiscaliza os horários.

Para que que existe oDETRO? Só para homologar os absurdos, os atrasos e os preços das passagens?

É comum (tanto no trecho Rio/Campos quanto no Campos/Rio) ficarem esperando para ver se vendem mais passagens. Um desrespeito para quem chega no horário.

Anônimo disse...

Roberto. a maior decepção da minha vida foi ter trabalhado nessa empresa. Uma gerência despreparada e arrogante, que trata seus funcionários igual cachorro. Antes de entrar pensei que seria a melhor empresa para se trabalhar, mas só estando lá dentro para vc ver como é diferente. Isso sem falar nas coisas estranhas que acontecem por tras dos panos da 1001. Tenho pena dos seus passageiros que não tem outra escolha, pois só tem a 1001 para viajar tanto para o Rio como para a Região dos lagos. Essa empresa maltrata seus clientes com péssimo atendimento, atrasos nos horários, passagens caríssimas, dentre outras coisas espantosas. Será porque nenhuma outra empresa pode entrar na concorrência???

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Os ônibus da Costa Verde dão de 10 a zero nos ônibus da 1001. Eu gosto muito de viajar de ônibus. Vou, lendo tranquila, meditando, sem me preocupar com nada... Mas isso quando estou no da Costa Verde Rio Paraty. Isto deve ser porque Paraty recebe Turistas. Tudo bem que temos que tratar bem a estrangeiros. Mas a Palavra de Deus mesmo diz: PRIMEIRO OS DOMÉSTICOS....

Agora... os ônibus de Campos x Rio... Vou contar uma coisa... o que ele tem de alto é o Valor!

Caro e péssimo! Vou até ter uma conversinha com Jesus sobre isso. É um absurdo!!!
Povo do Costa Verde...paga bem menos no ônibus...( E o que tem e gringo dentro...) lindo, confortável, todo coisa mesmo de Noiva...

"pripicir"

Tem que nos proporcionar um "ir e vir" mais justo, 1001! Por favor! A quem você está sendo "útil?"

Anônimo disse...

Conversa animada entre Ranulfo Vidigal, André – homem forte representante da empresa que aluga móveis e equipamentos para o CIDAC e, ninguém menos do que o colega ex-presidente Roberto Barbosa. Dizem que Barbosa apenas orientava Vidigal de como se fazer um convênio com o Pronasci.
O encontro foi num concorrido restaurante na Lagoa Rodrigo de Freitas, bem pertinho do super apê do Ranulfo, que no seu address se orgulha de ter Jardim Botânico.
Há quem garanta que o que se conversava era a união do atual com o ex, visando a volta ao poder em San Ruan.

Anônimo disse...

Além dos preços caros, o serviço ao cliente só tem piorado.Não se recebe mais os jornais como antes, filmes de péssima qualidade audiovisual e repetitivos.Muitas poltronas não reguladas, além da barulhada muitas vezes de peças mal ajustadas.
Atraso na saída da rodoviária,atraso na rodoviária de Niterói...Devíamos começar uma campanha par por fim a esse monopólio.Isso eh um abuso!

Gustavo disse...

Simples: comprem passagens RioxVitória, executivo, pela Águia Branca. Custa 60,00 saindo do Rio. É praticamente o mesmo preço que a 1001 cobra pra Campos.

Tem também a itapemirim, vc compra passagem RioxMuqui, também executivo, por 52,00.

A hora que todos começarem a fazer algo desse tipo, os preços terão de baixar.

Anônimo disse...

Roberto,

Será pq somente esta empresa esta com esse monopolio a tanto tempo.
Vc nao acha isso um pouco suspeito, e outra pq se o faturamento deles estao superando as espectativas eles ainda conseguem dinheiro publico com um faturamento desses ja que nao dão uma contrapartida para a população...
enfim pq nao ha uma fiscalização maior a esta firma...
pq sera!!!
Os onibus estão igual ao da viaçao brasil, sem contar que eles nao respeitam um horario seguer !!!

Anônimo disse...

Essa Rosângela é uma chacota mesmo... Tudo coloca deus no meio

Anônimo disse...

Gente acho que a questão do transporte em nossa região e no país todo deve ser discutida. Na verdade se formos analisarmos todas as concessões rodoviárias no Brasil são monopólios, afinal até onde eu sei, e conheço um pouco do setor porque já trabalhei nele, não existe nenhuma linha no país q seja feita por duas empresas, pode acontecer de por exemplo a itapemirim que vende campos rio, mas na verdade a concessão não é campos rio, é do nordeste pro rio, outro exemplo é a empresa Brasil ( essa ai é outra que não respeita ninguem nem seu passageiros, nem funcionários) que faz Itaperuna Campos, a 1001 tb faz vende passagens entre essas duas cidades, mas na verdade a concessão da 1001 é de Itaperuna pro Rio, sendo assim mantenho o que falei lá no início, todas as concessões rodoviárias no Brasil são monopólios. E mais não é só no setor intermunicipal não, no municipal também ou vocês esqueceram que só uma empresa tem o direito de fazer campos farol, a linha 7 por exemplo, existe a Brasil e a Tamandaré, mas na verdade os itinerários são diferentes já que um entra na Fafic e o outro segue a Alberto Torres direto, então a coisa é realmente vergonhosa em todo o Brasil. E esclarecendo uma coisa, apesar de todos os comentários, o Bolinha não é dono da 1001, ele na verdade foi muito util pra consolidação da 1001 no estado do rj, mas recebeu muito bem pelo seu favores, centavo por centavo, e agora quem faz isso é o projeto de governador que nós temos ai!!!

Anônimo disse...

Agora queria levantar uma outra questão que é de interesse dos usuários de ônibus da região, é sobre a Empresa Brasil, que tem linha urbanas e intermunicipais. Quem utiliza os serviços dessa empresa sabe bem como é caótico o seu funcionamento, os ônibus vivem atrasados, os passageiros as vezes são obrigados a irem em pé de Campos até Itaperuna ou até mesmo Miracema. Sem falar nas condições dos ônibus que vira e mexem sofrem um acidente por falta de manutenção, vou relatar dois que aconteceram por falta de freios, um ocorreu na cidade de Cordeiro, região serrana, onde passa o ônibus da Brasil que vai pra Friburgo, quando o motorista freiou o veículo não parou pois os freios não funcionaram e o ônibus bateu na traseira de um carro da Ampla sendo que a escada que fica em cima do carro quebrou a janela e entrou dentro do ônibus, por sorte ninguem se machucou. O outro acidente aconteceu na praça do pedágio na estrada pra Friburgo também, o veículo vinha no sentido Friburgo Campos e quando chegou na praça de pedágio que fica logo após uma grande descida, o transito estava congestionado, quando ele pisou no freio, o ônibus não parou, e ele pra não bater em nenhum carro, mirou na mureta do pedágio e jogou o veiculo, se não fosse a experiência do motorista algo de pior poderia ter acontecido, é importante ressaltar que quando chega na garagem da empresa Brasil o motorista faz uma ficha onde ele relata se há algum problema com o veículo e esses dois veículos dos acidentes já possuiam mais de uma ficha onde os motoristas alertavam sobre a falta de freio dos veiculos, isso demonstra a total falta de responsabilidade dos donos dessa empresa para com seus passageiros. A e não posso de relatar a situação dos funcionáiros dentro dessa empresa, primeiro a cobrança é muito grande mas sem nenhuma condições de serviço, tem gente que trabalha até doze horas dirigindo em um unico dia, sem nem mesmo receber almoço ou qualquer refeição que seja, e também a coisas inacreditáveis como por exemplo o fato daquele motorista que o onibus bateu no carro da ampla ter sido mandado embora porque se recusou a pagar o prejuizo já que a culpa era do carro que não tinha freio, e só pra finalizar o alojamento dos motoristas sempre foi precário, sendo que os motoristas dormiam em lugar úmido, quente e até com ratos, a coisa era tão feia que esse alojamenteo foi lacrado pelo ministério do trabalho, após uma denúncia anônima feita a esse orgão. Alo Ministério Público vamo zelar pela sociedade!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

"Espertos" esses campistas que dizem que "bolinha" é dono da 1001. Sabem de tudo. Mas não sabem que
"bolinha" é dono da Microsoft, da Votorantin, do Bradesco,Itaú, BB, CEF, Volvo,Mercedes Bens, Embraer, Ferrari, Petrobras, Rede Globo,SBT, Band, Record, e ainda de quebra, tem 812 imóveis em Miami, 200 em Mônaco, 7 Mansões em Hollyhood, também sendo acionista majoritário do Google, Coca-Cola,MacDonald, Apple, Tim, Vodafone,Walmart, Nokia,Disney,
Intel, e outras empresinhas vagabundas. O que me deixa impressionado é que com tantos campistas espertos e inteligentes, a maioria não sabia disso.

Leonardo Davi Santana disse...

É um absurdo o valor da passagem Rio-Campos. Torna-se ainda mais revoltante quando se percebe que a tarifa cobrada pela viação ITAPEMIRIM no trecho Cachoeiro de Itapemirim-Rio de Janeiro, apresenta o mesmo preço da passagem convencional, cerca de R$55,00, cobrado entre Campos e o Rio pela 1001. O detalhe é que o trecho Cachoeiro-Rio tem cerca de 100 kms a mais do que o trecho Campos-Rio e a viagem é feita em ônibus muito mais espaçosos e confortáveis.

O olho que tudo vê disse...

Caro anônimo das 3:45 PM:

Você esqueceu-se de dizer que "bolinha" também é dono de seu caráter e de sua alma, pois percebe-se que tú és um vendido, daqueles que "salivam no testículo alheio".

Tenho dito!

Cérbero disse...

Caro anônimo das 3:45 PM: Vc é um puxa saco de marca maior.

Cuidado para não puxar com tanta violência e deformar o "bolinha" hein!

Toma Ferro disse...

O boneco das 3e45 deve ser um baba ovo do casal da Lapa,ele é um dos sócios da 1001 sim,e soube q tb é sócio do super bom...Por isso q qdo ele foi no programa do Jô,o próprio disse q ele era um péssimo adiminstrador...JÔ disse:Vai me desculpar Garotinho vc foi vereador,prefeito,governador,e vc so tem uma linha telefÔnica,uma casa velha no bairro da Lapa,e um carro usado?Esse Garotinho tinha q ser comediante!kkkkkkkkkkkkk

Eloah. disse...

1001 jah foi 1001 e isso foi na época do Sr.Gelson (Diretor-Presidente), Sr. Falcão (Gerente) ambos falecidos, dentre outros...
Hj em dia? Ainda mais com a mudança do Sr.Benvindo???? Só visam o lucro!!!
Atendimento de pior qualidade, qdº conseguimos falar ao tel. (o que eh raro), informam tudo (que é apenas um horário de ônibus e vaga no msm) errado e como se não bastasse isso tudo, ainda colocaram pra gerente, um ex-motorista!
Não estou desfazendo da classe, mas me respondam: o que esse cara entende de gerencia?? Qual sua capacitação????

=/

xacal disse...

Nós só não sabemos o que o "bolinha" falou nas fitas da tucum...

Será que o miliciano poderia nos contar...

Anônimo disse...

A maioria dos funcionários do setor campos RJ, deram graças a Deus quando transferiram esse tal de benvindo. Uma pessoa arrogante e ignorante ao tratar seus funcionários. Tinha que ser mais humilde, pois também já foi um motorista da mesma. E pelos que todos sabem também na sua época de motorista, já não era flor que se cheirasse.

Anônimo disse...

Querida Eloah. Me parece que vc deve ser mais uma da família do Sr. Mauvindo. Defendendo esse cara? Que ñ vale nada!!! Ora se o atual gerente é ex-motorista, o Sr. Mauvindo, também era. Pq essa discriminação com os motoristas? É uma profissão muito digna, sabia? Pelo menos o tratamento do atual gerente é bem melhor do que o antigo. Já foi tarde!!!

Paulo Pintor disse...

Transporte ferroviário moderno e eficiente seria mais uma opção,nesta tão conturbada monopolização...

Eloah. disse...

Roberto,
Como disse, não desfiz da classe, deixei isso bem claro no meu 1º comentário, só naum entendeu quem naum quis.
Mesmo pq, sou filha de motorista (hj aposentado), um dos melhores q a 1001 jah teve e é por isso q posso falar. Meu pai trabalhou nessa Empresa desde a época da St° Antonio, depois Útil, ... até se aposentar pela 1001.
Não tem muito tempo, recebeu um convite pra ajudar o Sr. BENvindo a orientar essa turma nova q lá está e q só estaum fazendo M..., porém recusou, pois jah está muito velho e jah fez o q estava ao seu alcance pela empresa qdº trabalhou lá.
Sei tbm q o Sr. BENvindo já foi motorista há bastante tempo, mas hj tem experiência no seu cargo de Gerente, pois jah está nele há algum tempo, passando inclusive por Macaé, onde retornou agora, na tentativa tbm d arrumar a casa.
E digo mais, infelizmente as pessoas qdº querem trabalhar direito e pôr ordem na casa, nem sempre agrada a todos!!!! Pois estes q estão dando graças a Deus pela transferência dele, eh pq querem q continue a bagunça q está.
Me desculpe os ofendidos, mas essa eh a minha opinião!
E mais, com o “sócio” q essa Empresa tem agora, ai de nós, usuários!!!

Anônimo disse...

A colega deve estar certa. Se nem Jesus agradou a todos, não iria ser o Sr. Benvindo que iria agradar, né? Mas falo isso pq sofri na pele. Na época eu trabalhava na rodoviária do shopping estrada e presenciei várias vezes como era o tratamento dele com alguns funcionários da rodoviária e também com alguns motoristas que acabavam de chegar de suas viagens cansados.

Capitão Price disse...

Eloah:

Nâo seja mais uma "Jumentinha", adotando a política de "pimenta no "forever" dos outros é refresco".

Seja mais compatível com "a voz do povo é a voz de Deus".

Eloah. disse...

Entendo vc amigo; acc críticas do msm jeito q acc elogios, de uma maneira ou d outra, sempre aprendemos alguma coisa.
Vc presenciou a maneira com a qual ele tratava os funcionários, mas eu colega, q sou usuária, fui pessimamente atendida por eles.
Meu marido trabalha embarcado e toda quinzena me dirijo ao Shopping Estrada pra comprar a passagem dele, pq por tel. nunk mais!!! A 1ª e única vez q fiz isso, me informaram um horário errado de ônibus e meu marido quase perdeu o embarque; cheguei reservar a passagem e td no tal ônibus e qdº chegamos lá, naum existia nenhum ônibus naquele horário q me informaram. Como a ligação naum eh gravada, como eu poderia provar a informação errada q me deram???
Ficamos no S.E. ateh meu marido arrumar outro jeito d ir p/ Macaé em tempo de naum perder o vôo, felizmente ele conseguiu.
E no guichê, quase sempre q vou comprar a passagem, sou mal atendida. Eles ficam lá dentro dando cabeçada e batendo papo, enquanto a fila se forma cá fora; um olha pra cara do outro, rindo e empurrando um ao outro pra nos atender. Respeitam um pouquinho mais, qdº tem homem na fila, pq aí o bicho pode pegar pro lado deles.
Uma tremenda falta de respeito com os usuários.
Aí depois daum uma d vítima e naum sabem p q saum mandados embora!!!! Mas eh muita gente sem responsabilidade, sem compromisso e, principalmente, sem respeito ao próximo trabalhando por aí.
Digo por aí pq, infelizmente, isso eh geral. Aki em Campos eh raro o local q a gente chega e eh bem atendido.
Acho q o bom atendimento eh essencial em qualquer q seja o departamento, pq se o cliente for bem atendido, ele com certeza volta e com isso a empresa soh ganha ... caso contrário, soh ouviremos e veremos reclamações, como esses comentários anteriores.
Mas acho q a 1001 (com o sócio q tah agora), pra tratar seus usuários dessa forma, eh pq tah rica demais jahh, naum tah nem aí pra nada!!!!!

=\

Anônimo disse...

Certamente quem criticou a competência do Sr. Benvindo para gerenciar a empresa 1001, nada conhece de gestão empresarial. Ele assumiu a gerência da 1001 Campos com 19 ônibus quebrados no pátido da empresa.
Arrumou a "casa", isso incomoda a muita gente, todo bom administrador tem essa consciência, de que organização, e conhecimento de causa, traz desconforto para aqueles funcionários que preferem ficar na "zona de conforto criticando", os maus críticos nunca apresentam soluções, somente criticas e problemas.
O Sr. Benvindo é um homem correto, e de trabalho, quem tinha alguém da famíia naquele acidente horrível, que envolveu um ônibus de excurssão da 1001 que vinha de São Paulo, em 2002, sabe da competência dele e atuação dele. Veja bem, o ônibus da excurssão não era de origem da garagem que ele administrava. Parabéns para ele!A coisa piorou depois que retornou para Macaé. falar de quem não conhece é fácil.

Anônimo disse...

Para o anônimo das 7:59 o ônibus não era de excursão, fazia a linha São Paulo x Campos no horário das 20:00 hs. Não estou criticando sua atuação como administrador na época do acidente e sim a maneira como ele tratava os funcionários. Pelo jeito vc não conhece a empresa. Posso não conhecer de gestão empresarial, mas conheço em muito o modo de tratar bem uma pessoa. Com respeito e dignidade.