quinta-feira, outubro 22, 2009

Uenf premiada em Brasília

Do portal da universidade:
"Em solenidade na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), o reitor da Uenf, Almy Junior, recebeu nesta segunda, 19/10/09, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 2009, conferido à Universidade pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na categoria 'Mérito Institucional'. Sessenta e duas instituições participaram da avaliação, sendo 52 de ensino superior e 10 institutos de pesquisa.
Na categoria 'Mérito Institucional', o Prêmio traduz um reconhecimento à instituição universitária onde o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Pibic) tem maior efetividade na transformação de ex-alunos da Iniciação Científica em mestres ou doutores. Em apenas seis edições, esta é a segunda vez que a Uenf leva o Prêmio - a outra foi em sua primeira edição, em 2003.
A cerimônia de premiação integrou a abertura oficial da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez o Prêmio contou com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O reitor da Uenf, Almy Junior, lembra que a segunda conquista do Prêmio pela Uenf significa uma 'demonstração inequívoca' do acerto do modelo institucional proposto para a Uenf pelo professor Darcy Ribeiro. - A Uenf foi pensada para formar cientistas, e o CNPq está demonstrando que esta missão está sendo rigorosamente cumprida - avalia."
Comentário do blog:
É evidente o desenvolvimento e a importância da Uenf para a nossa região. Os seguidos prêmios são apenas uma pequena demonstração do trabalho de fôlego e de grande alcance que a Universidade, ainda jovem, tem realizado. Melhor ainda a integração crescente com as demais instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão (IFF, UFF e UFRJ) em prol do tão propalado desenvolvimento regional. Desta parceria entre instituições independentes e complementares ainda se pode esperar muito. Parabéns, aos gestores, professores, funcionários e alunos da Uenf pormais este bom resultado.

Nenhum comentário: