segunda-feira, agosto 29, 2011

Incêndio nas proximidades de Sapucaia

A informação chega ao blog por e-mail com foto enviada pelo Admardo Azevedo:
"Prezado Roberto Moraes,
Seguem fotos de agora há pouco do incêndio que ocorre nas proximidades de Sapucaia.
A nuvem de fumaça e fuligem está encobrindo até o sol.
Sds
Admardo Augusto de Azevedo Silva."
PS.: Atualizado às 17:36: Informações da InterTV é de que o fogo na localidade de Sapucaia teria sido provocado por causa da queima de um canavial. O fogo saiu do controle e chegou a uma floresta que fica próxima e também provocaram a morte de vários animais.

25 comentários:

Anônimo disse...

"CAMPOS, MINHA CIDADE MEU HORROR"

Anônimo disse...

Isso é um absurdo!

Queimadas em pleno Século XXI! Uma grande aberração, émuito descaso com a saúde da população, com o meio ambiente.

Anônimo disse...

CRIME AMBIENTAL dos graves e nada será apurado. E aí, Frederico da COAGRO ? Vais continuar apoiando essa prática nefasta e destruidora ? E aí Larissa Garotinho ? Continuas defendendo as qeuimadas até 2024 ?
É o retrato da "nata" campistense a serviço dos Coronéis da Cana.

Anônimo disse...

E o babaca aqui faz vistoria de gases no carro novinho ano 2010 todo ano no DETRAN.

BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS !

Anônimo disse...

Poluem, detroem a natureza mas estão aí, firmes e fortes para destruir mais e mais.

Cadê a polícia florestal ?
Cadê o Ministério Público ?
Cadê o IBAMA ?

Anônimo disse...

E as queimadas continuam!

Hoje, dia 30 de outubro de 2011, TODA a cidade de Campos está enfumaçada, cheia de fuligem! Para todos os lados da cidade se constata a fuligem!

Um absurdo.

Tem que acabar com isso, com essa queimada de cana!

Os hospitais e clínicas estão cheios de pessoas com problemas respiratírios!

E aí "AUTORIDADES COMPETENTES"? Não vão fazer nada?

Tudo isso para bancar a indústria os carros flex e os usineiros. Uma aberração de brasileiro. Nos outros países isso não vingou.

Carro flex é igual a pato. Anda, voa e nada, mas não faz nehuma dessas coisas direito.

O carro flex não queima mal o álcool e a gasolina. Não tira o melhor proveito dos combustíveis. Há desperdício e ineficiência.

Anônimo disse...

Carros flex são realmente o maior engodo de todos os tempos na indústria automobilística. Uma porcaria. Tenho um e optei por programa-lo somente para a gasolina - combustível líquido e coloquei kit gás. O carro anda bem, conmsome pouco, principalmente no GNV, um ótimo combustível: suja pouco o motor, polui bem menos, é econômico e o motor trabalha redondo sem bater válvulas.
Acontece que o Brasil, país dos coronéis usineiros, não possui estoques reguladores de álcool e ficamos a mercê da safra e com o c... na mão na entre safra da cana.
Pior... agrônomos coronelistas antiquados e desinformados chegam a preconizar o uso das queimadas.
O governo Lula aumentou muito o preço do gás natural para favorecer os usineiros amigos seus lá de Pernambuco e de todo nordeste coronelista. Deu no que deu: continuamos reféns de carros flex de bosta e dos coronéis da cana em pleno século XXI.

Anônimo disse...

Políticos populistas demagogos que só pensam em si próprios quando apoiaram as queimadas até 2024. Não pensaram nos solos exauridos pelo fogo, não pensaram nas crianças com problemas respiratórios, não pararam para pensar nos prejuízos a longo prazo.

Anônimo disse...

Queimadas até 2014?! É isso mesmo?!


Até lá muita gente vai adoecer e morrer de problemas respiratórios causadados por esses absurdos de queimadas.

Anônimo disse...

Caramba, agora é que vi melhor:não é 2014, são queimadas até 2024?! Até lá morreremos todos.

Anônimo disse...

Os carros flex, realmente uma aberração, só existem porque o governo não garante a produção de álcool e os donos de carros movidos apenas a álcool ficariam sem combustível, como ocorreu décadas atrás.

Ficou muito fácil para os usineiros. O que eles produzirem, mesmo aquém do necessário, eles vendem, e vendem caro.

É o paraíso dos usineiros.

Anônimo disse...

Pois é, por ironia do destino, esse incêncio quase queimou a sede de uma usina ....

Anônimo disse...

Quando é que a sociedade campista organizada fará manifestação contra essa aberração chamada queimadas ? Médicos, profissionais liberais, comerciantes, artistas de campos, professores, estudantes, donas de casa, todos juntos numa marcha na avenida alberto lamego contra as queimadas. Vamos organizar essas marcha ?

Anônimo disse...

Caramba!

Pela foto se percebe que a fuligem cobriu praticamente a cidade toda!

Blog Católico do Leniéverson disse...

Professor Roberto, eu volto a dizer existe um ranço de provincianismo, uma gama de mentes pequenas, sobretudo o empresariado sucroalcooleiro que parece não ter visão de futuro.
Queria partilhar contigo e os demais comentaristas um estudo da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp sobre o assunto, com a devida edição:

"A mecanização total ou parcial se aepresenta atualmente como a única opção para a
colheita da cana, tanto do ponto de vista ergonômico quanto econômico e, principalmente,
do ponto de vista legal e ambiental, já que apenas o corte mecânico viabiliza a colheita sem
queima prévia, o que por sua vez viabiliza o aproveitamento do palhiço(...)Os processos convencionais de colheita manual ou mecânica, com queima prévia,
visam apenas o aproveitamento dos colmos e estão constituídos de uma seqüência de
operações simples que incluem o corte da base, do ponteiro e a picagem ou empilhamento
dos colmos. Em ambos os casos o aproveitamento do palhiço não faz parte do processo de
colheita, conseqüentemente este é separado dos colmos, mesmo que parcialmente, e
deixado no campo para posterior recuperação. No caso do corte manual, a colheita sem
queima prévia acarreta restrições ergonômicas e econômicas que inviabilizam a operação.
Atualmente esta concepção da colheita está sofrendo modificações em função de
restrições legais e ambientais ao processo de queima, juntamente com a entrada em foco do
aproveitamento do palhiço para aplicações, não consolidadas ainda comercialmente, tais
como geração de energia e cobertura vegetal para agricultura convencional ou orgânica.
Perfila-se dessa forma um novo conceito de colheita da cana-de-açúcar, sem queima prévia,
que visa o aproveitamento integral da planta, envolvendo operações adicionais para a
retirada das folhas e a disposição adensada de colmos e palhiço para o transporte".
O estudo completo está em http://www.feagri.unicamp.br/unimac/pdfs/Auxilio_Mecanico_Colheita_Cana.pdf
Professor, muitos estados, como são paulo, tem leis "antigas" sobre lá, a lei nº. 11.241, DE 19 de setembro de 2002. Lá o prazo é até 2031, mas em muitos lugares já houve a mecanização completa.
Muitos outros estados da União como Espirito santo em 2008, Goias, Mato Grosso do Sul há leis sobre a diminuição gradativa.
A questão polêmica é a lei federal 4.711 de 1965 que impede totalmente e proíbe de forma imediata as queimadas.
A questão é tão dramática que em muitos lugares no Brasil até municípios, como em Dourados no MS, resolveram elaborar e aprovar leis que permitem queimadas e reduções graduais e bota gradual nisso e dai lhe acusações a esses municípios de pretensamente beneficiar produtores de cana e donos de usinas.
Enfim, professor, acho que o STF tem entrar na jogada para resolver essa questão de vez por todas.

Anônimo disse...

Essa redução gradual das queimadas é muito questionável.

Quem fiscalizará essa redução?

Quais produtores serão fiscalizados? Teria como controlar todos os produtores de cana de açucar, para verificar se está havendo a redução gradual das queimadas?

Isso está me parecendo uma utopia, muito difícil de se colocar em prática.

Seria melhor fixar um prazo final, a partir do qual nehuma queimada poderia ser permitida. E esse prazo final deve ser imediato. Dois anos, no máximo.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Eu concordo com o anônimo das 9:37.Quem irá fiscalizar?Quem irá checar se isso será colocado em prática?Pelo sim, pelo não, eu volto a dizer: Porque não obedecer a lei federal que propõe a extinção imediata das queimadas?É muito triste uma classe regional que integra a turma da chamada "minoria barulhenta".Isso me lembra uma forte discussão que travei com o Douglas da Mata sobre democracia.Democracia é quando a maioria tem os seus direitos respeitados.Não é mais possível que interesses de uma minoria empresarial sucroalcoleira prejudique a saúde, a limpeza das casas das pessoas e o meio-ambiente.Se a farinha é pouca, nada desse negócio de meu pirão primeiro.Será que na casa desses empresários não sujam de fuligem?

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Leniéverson: o interessa da população, sua saúde e bem estar deve prevalever sobre os interesses da minoria de empresários e canavieiros.
Estamos vivendo aqui uma total inversão de valores.

Anônimo disse...

Digite no Google:
efeito da fuligem na saúde humana

e se surpreenda.

ACORDE CAMPOS !

Anônimo disse...

Vamos fazer adesivos para colocar no carros: "EU ODEIO QUEIMADAS".

Vamos nos mobilizar ?

Anônimo disse...

Está na Constituição: todo ato que prejudica a saúde pública e o meio ambiente é criminoso. Logo, queimada é crime.
Seria a queimadas crime de lesa pátria ?

Alex disse...

E os jornais "comprados" de Campos apoiaram a prorrogação das queimadas na região, agora dão a notícia das queimadas como se eles e os nossos políticos não fossem culpados por esse absurdo que ocorre em Campos. Há alguns dias mostraram reportagem sobre os investimentos estrangeiros que estão para vir para Campos, com certeza os "Gringos" não vão morar em Campos, pois no nosso inverno nós temos a nossa "neve negra" essa vergonha de queimada de cana na região.

Esses usineiros são tão gananciosos, que a exemplar "COAGRO" fez uma área de estacionamento de caminhões de cana as margens da RJ 216,onde a poeira e a fuligem imperam, esses desumanos não tem coragem de jogar água para reduzir a poeira na entrada da usina, também reduzem a água até dos "filtros" das chaminés para economizar, com isso invadem nossos olhos, pulmões, casas sem nossa autorização com fuligem.

Está na hora da população que é contra esse crime de queimada juntarmos caminhões e caminhões de cinza e fuligem e jogarmos em frente a essas usinas covardes e atrasadas.

Nossos jornais colocaram como manchete: "incêndio criminoso atinge canavial da usina tal"... hora pois, criminosos são os usineiros e políticos que apoiaram essa prorrogação criminal de queimada de cana em Campos, vergonha!

E por esses e outros motivos que nossa região é decadente em numero de usinas. Que terra por fértil que seja suporta anos e anos de queimada? Queimada é crime contra o ser humano! É uma vergonha que não temos que aceitar!

Alex disse...

E os jornais "comprados" de Campos apoiaram a prorrogação das queimadas na região, agora dão a notícia das queimadas como se eles e os nossos políticos não fossem culpados por esse absurdo que ocorre em Campos. Há alguns dias mostraram reportagem sobre os investimentos estrangeiros que estão para vir para Campos, com certeza os "Gringos" não vão morar em Campos, pois no nosso inverno nós temos a nossa "neve negra" essa vergonha de queimada de cana na região.

Esses usineiros são tão gananciosos, que a exemplar "COAGRO" fez uma área de estacionamento de caminhões de cana as margens da RJ 216,onde a poeira e a fuligem imperam, esses desumanos não tem coragem de jogar água para reduzir a poeira na entrada da usina, também reduzem a água até dos "filtros" das chaminés para economizar, com isso invadem nossos olhos, pulmões, casas sem nossa autorização com fuligem.
Está na hora da população que é contra esse crime de queimada juntarmos caminhões e caminhões de cinza e fuligem e jogarmos em frente a essas usinas covardes e atrasadas.

Nossos jornais colocaram como manchete: "incêndio criminoso atinge canavial da usina tal"... hora pois, criminoso são os usineiros e políticos que apoiaram essa prorrogação criminal de queimada de cana em Campos, vergonha!


E por esses e outros motivos que nossa região é decadente em numero de usinas. Que terra por fértil que seja suporta anos e anos de queimada? Queimada é crime contra o ser humano! É uma vergonha que não temos que aceitar!

Anônimo disse...

Se uma imagem dessa, igual a da foto, encobrindo grande parte da cidade com fuligem, fosse na cidade do Rio de Janeiro, toda a mídia já estaria reclamando e com certeza a Constituição Federal seria cumprida, acabando de imediato com as queimadas.

Mas como as queimadas são feitas longe da capital, no quintal do Estado, os políticos vão dando um jeitinho para prorrogar a carnificina, sim, porque queimada mata gente, com o tempo, muita gente de problemas respiratórios agravados e outras doenças mais, sem contar os aninais que viem nos locais, que são vítimas de imediato das queimadas criminosas.

Anônimo disse...

Essa COAGRO não existe. Ao incitar a prática das queimadas está causando um desserviço à população campista. São verdadeiros coronéis do século XVIII travestidos de empresários da cana.
Fora Frederico da Coagro !
Fora incompetentes criminosos que queimam e destroem o meio ambiente !