sexta-feira, agosto 19, 2011

Lamentável acidente!

O blog lamenta pela ocorrência do acidente com o helicóptero da empresa Senior na Bacia de Campos. É muito difícil imaginar um resgate com sucesso depois de tanto tempo, porém, enquanto não há notícias, há esperanças.

Acidentes não acontecem. Nunca. Eles sempre têm causas, na maioria das vezes mais de uma, várias. A quantidade de idas e vindas entre os heliportos e aeroportos até as plataformas, só aumentam, por conta das recentes descobertas do pré-sal e da crescente produção em todo o litoral.

Deseja-se que todo o aparato técnico e de segurança estejam sempre à disposição dos responsáveis para evitar novos problemas. A indústria petrolífera trabalha com margens grandes de lucros o que não justifica economias.

Toda a vez que tenho notícias de acidentes na plataformas e no transporte até elas e a partir delas, eu lembro da imensa riqueza que esta atividade produz para o nosso país e nos gastos indevidos que parte deste dinheiro acaba tendo.

É sempre bom lembrar que na apuração e análise de acidentes não se busca culpados, e sim, causas, porque é sempre através delas que se planeja e previne novas ocorrências.

Nenhum comentário: