segunda-feira, agosto 15, 2011

Apoio para custeio e reforma de UPAs

Um representante do Ministério da Saúde garantiu, no último dia do 2º Congresso Fluminense de Municípios que se realizou na quarta e quinta da última semana no Rio, que o apoio às Unidades Básicas de Saúde, não serão mais apenas construção de UPAs com aquela arquitetura de montagem em estruturas metálicas.

Agora, o apoio aos municípios poderá ser requerido para reformar prédios de Unidades Básicas de Saúde para funcionarem como UPA e também para financiar o custeio das mesmas. Um avanço para os municípios organizados e em condições de obterem convênios com o Ministério da Saúde.

Além disso, a presidenta Dilma e o ministro Alexandre Padilha estão finalizando um projeto de financiamento para levar o atendimento de hospital para as casas da família, a chamada home care. Os estudos mostram que elas são mais baratas, de custos fixos menores se feitos em escala, e ajudando a descongestionar os hospitais e diminuindo a quantidade de tempo que as pessoas permanecem ocupando um leito, além de maior conforto e condições de apoio da família.

PS.: Atualizado às 11:16: Onde lia equivocadamente home car foi corrigido para home care.

Nenhum comentário: