quinta-feira, março 13, 2008

Precisamos de mudanças radicais em Campos

A forma como Campos vem sendo gerida se esgotou. Não há como manter uma estrutura de gestão que se apoderou do que é público, para atender aos interesses particulares de grupos. Grupos políticos, de empresários, de associações comunitárias e até pessoas efetivamente necessitadas, que embora de boa fé, enxergam o poder público como um grande pai que a tudo pode e tudo concede. Uma mudança radical é necessária e isso só se faz com a legitimidade do voto da população. Infelizmente - e o blog já tocou diversas vezes neste ponto aqui – até hoje não houve sabedoria e nem habilidade para se construir um projeto alternativo. Talvez, seja tempo de operar mais rapidamente esta retomada. Bom que a sociedade reflita sobre isso. Desejo o melhor para a cidade. Não me furto de conversar sobre os instrumentos e a forma desta construção, mas necessito de sinalizações claras de que as mudanças sejam profundas. Sem perseguições, mas com justiça e com indicações novas. O quadro não é simples, como de forma pueril e até irresponsável alguns podem sugerir. Contem comigo se a tarefa for a transformação na forma de gerir, caso contrário continuaremos a buscar e apoiar quem ofereça condições de fazer isto. Sigamos em frente!

8 comentários:

Bruno Lindolfo disse...

Pela conjuntura do momento e a estrutura do secretariado que se desenha, sem dúvidas, manter esse trabalho de longa data no blog, jornal, sala de aula e outros, se mostra mais agregador e transformador que a inserção na máquina viciada por velhas peças.

Nos últimos dias ando meio desanimado, desestimulado a dialogar, escrever, debater, parece que a cada dia a cultura do “se dar bem” e “levar vantagem” se institui como regra, comportamento normal e aceitável, e o que é pior, as pessoas já admitem sem vergonhas. (com trocadilho)

Após o fato histórico que a cidade viveu, tentei por 3 vezes com 3 pessoas diferentes manter um diálogo, enquanto dois vibraram a possível boquinha com o grupo que chega ao poder, outro se mostrou ressentido, mas confessou rindo sobre um projeto de soma vultosa que faria parte, patrocinado pelo procurador preso.

Afora outras experiências vividas nas discussões do espaço cibernético, orkut e afins.
Nessas horas viro apenas ouvinte e a conversa se encerra, esse tipo de coisa vai minando a paciência e a esperança.

Parabéns pela lucidez de procurar alternativas, não se furtando ao diálogo em nome de um imperativo até então apriorístico e que se mostraria apenas vaidade burra. Parabéns pela independência, ao reconhecer que não era bom e manter a reciprocidade -tão cadente nos dias de hoje, entre o que se pensa e o que se faz.

São atitudes que reforçam a idéia de que ainda vale a pena tentar.

Abraço.

Anônimo disse...

É muito cedo para fazer qualquer
julgamento sobre esse governo interino que se inicia. Mas o nome Roberto Henriques me passa confiança, pela sua serenidade e lucidez nas abordagens que faz sobre os problemas da nossa cidade. Está há muito tempo na vida pública e nunca ostentou riquezas, aliás apresenta-se sempre modestamente, bem diferente desses néo-políticos que se apossaram da prefeitura de Campos.
Desejo boa sorte para que ele faça um bom governo, mas estaremos atentos, sempre cobrando a coerência que até hoje ele demonstrou ter.

Renato.

Anônimo disse...

Bem..

Como já disse em outro momento: ingenuidade ou má fé?

Só espero que o Zé Luis não participe desse mico político.

E noto que mais uma vez vocês estão se eximindo de pensar em um projeto independente e alternativo.

Tudo bem. Pensaremos por vocês.

Anônimo disse...

Caro Bruno
Não desanime!!!
Em nossa cidade existe mta gente diferente de grupo q vc aponta.
Tem gente séria,querendo construir um projeto ético, novo para nossa cidade.
pessoas idôneas,que querem inclusive lançar nome. Eu tenho uma gde simpatia pelo Prof Roberto
acredito ´que realizaria uma exemplar gestão no municipio.
O q vc acha???
um abraço
Maria

Anônimo disse...

Gostei, Roberto Moraes é a soluçao!!!

Roberto Moraes disse...

Caros comentaristas,

Compreendo a posição de vocês todos, até mesmo a independência solitária e isolada do anônimo Xacal. Tem gente que já tem respostas prontas para tudo. Pensa e decide sem precisar ouvir ninguém. Considera-se acima do bem e do mal, mesmo que anonimamente. Tem o seu direito de falar porque não? O blogueiro tem com a maioria das pessoas suas manias. Umas boas outras ruins. Uma que tem ajudado a errar menos é ouvir mais pessoas, especialmente diante de situações que considera um pouco mais complexa. Tem gente que gosta de agir como o dono da bola que decide por si e pelos outros a hora e a vez de jogar e de parar o jogo. A democracia é mais ampla e neste sentido repito o que está na nota postada ontem à noite:

“Desejo o melhor para a cidade. Não me furto de conversar sobre os instrumentos e a forma desta construção, mas necessito de sinalizações claras de que as mudanças sejam profundas. Sem perseguições, mas com justiça e com indicações novas. O quadro não é simples, como de forma pueril e até irresponsável alguns podem sugerir. Contem comigo se a tarefa for a transformação na forma de gerir, caso contrário continuaremos a buscar e apoiar quem ofereça condições de fazer isto. Sigamos em frente!"

Agradeço a todos os que ajudaram a pensar sobre a questão da política em Campos. E vamos em frente!

Bruno Lindolfo disse...

Maria, se após a eleição ele não criar um ex-blog eu apóio. Rs.

Anônimo disse...

Parabéns pela decisão professor. Precisamos mesmode projeto alternativo pra campos. O SR. aceita discutir sua candidatura a prefeito?