terça-feira, julho 21, 2009

Porto do Açu: duas perguntas!

Por que não se aproveita a obra de recuperação da BR-356 entre Campos e São Jão da Barra, quando está prevista a troca de toda a base da pista para que a nova suporte maiores cargas e não se faz logo, a duplicação de todo este trecho e também a sua ligação com a BR-101?. O investimento seria relativamente pequeno diante da magnitude do que está sendo para lá projetado. Não acredito que o grupo EBX se furtasse de participar, até pelos seus compromissos de redução do impacto ambiental e social do empreendimento sobre a região. Segunda: Como seria usado o trecho ferroviário de 45 quilômetros entre a base operacional da RFFSA, atualmente concedida pela ANTT, à Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para interligar esta modal de transporte marítimo e ferroviário? Na reunião realizada na Firjan Campos há cera de dois meses, um dos representantes da LLX disse que, por enquanto só havia um memorando de entendimento entre as empresas, nada além. Porém, sabe-se que a área de vendas da empresa de logística LLX está vendendo esta possibilidade aos empresáros interessados em escoar suas vendas pelo Porto do Açu. Para a região a alternativa significará um menor impacto do que o tráfego constante de grandes caminhões em direção ao porto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguém sabe me informar o que faz um DAS- Supervisor de Serviços Municipais?
Podemos cobrar dele alguma coisa?

Anna Karina disse...

Oi prof. Roberto
Gostaria de convidá-lo participar do meu blog: camadegatogoytaca.blogspot.com
Será um imenso prazer.
Um abraço
Candoca

Anônimo disse...

Sem a duplicação imediata da BR 101, esses empreendimentos do Porto do Açu não irão à frente.

Simplesmente, a BR 101 não comportará.

Atualmente, frequentemente, diariamente (sou usuário assíduo da BR 101, por necessidade) já se perde muito tempo nos congestionamentos.

Semana passada mesmo, o ônibus em que eu estava ficou trafegando atrás de uma carreta (que transportava uma peça gigante da indústria do petróleo) por mais de 30 minutos. O ônibus não teve oportunidade de fazer uma ultrapassagem segura. E os carros de passeio só ultrapassavam com risco. Esse tipo de situação ocorre diariamente. As viagens estão cada vez mais demoradas e arriscadas!

Bastará que qualquer chinês (diretor de uma empresa que pretenda se instalar no Açu)utilize a BR 101 que ele verá que como está, não dá para investir na região com segurança.

A duplicação é urgente!! Para ontem!!

Será que o Eike não sabe disso?? O Governador não sabe disso? O Presidente Lula não sabe disso? Talvez sim, pois eles só vêm à região de avião ou helicóptero.

Ou será que eles estão vendendo gato por lebre??

Anônimo disse...

realmente muitas vezes os onibus só conseguem ultrapassar caminhões grandes após passar por itaboraí, quando começa a pista dupla.