domingo, julho 19, 2009

Ruas de lazer: uma boa e simples ideia!

Ao contrário do que alguns podem pensar é um projeto antigo, que vem desde a década de 70, na grande cidade de São Paulo. Hoje por lá, já são contabilizadas mais de 900 ruas de lazer. A maioria em bairros da periferia, onde faltam alternativas para o lazer. Em matéria aqui do G1, a Dinéia Mendes de Araújo Cardoso, supervisora da Secretaria Municipal de Esportes diz que “o objetivo das ruas que fecham para a diversão do público é valorizar o convívio em sociedade”. Para uma rua ser fechada aos domingos e feriados, precisa ter a aprovação de 70% dos moradores. Não pode ser uma rua com hospital ou comércio e trânsito intensos. Depois de aprovado o pedido, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também dá o aval e fornece a placa sinalizado que aquela é uma rua de lazer. Está aí uma medida simples, barata, onde o órgão municipal que tem a função de promover o esporte, pode induzir nos bairros da área urbana, onde sumiram os campos de futebol e as praças estão distantes, este tipo de atividade. Além de identificar as ruas, a distribuição de materiais, como bolas, redes e outros estimulariam a prática desportiva e o lazer nos finais de semana das crianças, jovens e até adultos, que hoje enchem os botecos que se multiplicam, muitas vezes, como a única forma de lazer e diversão possíveis. É como o blog sempre pregou por aqui: políticas públicas, simples e baratas, do estilo feijão com arroz, muitas vezes são mais eficientes e atingem a um número maior de pessoas, além de ser mais permanentes, do que muitas outras que servem apenas como novidades para gerar pautas de divulgação oficial.

4 comentários:

Blog Vitor Longo disse...

Excelente postagem Roberto.

Deixando a modéstia de lado, é fato que há alguns anos, tenho feito, ou melhor, promovido esse tipo de atividade, principalmente nas imediações da Av. Pelinca.

E, também verdade, que sempre que realizei ruas de lazer, sábados de lazer e domingos alegres, foi no intuito de promover meu empreendimento. Mas, como foi citado pela secretária/supervisora, Dinéia, no seu post, "a valorização do convívio em sociedade" sempre foi muito positiva nesses eventos que promovi e a aceitação da população envolvida sempre foi expressiva.

Tenho idéia de promover outros eventos dessa natureza e a rua em que você reside talvez será a próxima.

Tomara que eu tenha a aprovação necessária para mais essa realização. Parabéns pela postagem.

Roberto Moraes disse...

Caro Vitor,

Eu sou testemunha deste seu esforço. Porém, gostaria de ver esta ação ser incrementada em proporções maiores e nos bairros mais periféricos.

Sds.

Édio disse...

Roberto,
é entediante viver em Campos, principalmente nos finais de semana, quando não temos os compromissos que não nos deixam sobrar tempo. Temos discutido na minha família a possibilidade de ir morar no Rio de Janeiro, principalmente por esse fato, já que não temos eventos sociais, praças e outras oportunidades de lazer. Provavelmente quando eu me formar, essa mudança ocorrerá. Saudações,
Édio Pereira

Vitor Menezes disse...

Ótima sugestão, Roberto. Me lembro, ainda criança, de algo semelhante na rua Princesa Isabel. Ficou no meu imaginário o dia em que a rua foi fechada para os carros. Abração!