segunda-feira, julho 20, 2009

"Vinho de pimenta ou Varre-Sai (da memória)"

Um estiloso comentarista destilou sua opinião sobre o evento divulgado em nota abaixo do Festival de Vinho de Varre-Sai, de onde, por coincidência ganhei um saboroso e aromático café neste final de semana, levantando outras boas questões que merecem ser aqui replicadas: "Vinho de pimentaou Varre-Sai(da memória)" "É sempre bom manter as tradições;porém o citado município deveria homenagear o violonista e compositor Baden Powell de Aquino (6 de agosto de 1937; 26 de setembro de 2000). A irmã de Baden,Vera Aquino, doou para o Centro Cultural da cidade pertences e objetos do artista que se encontram em exposição na sala Baden Powell em Varre-Sai. Entretanto, nunca se montou um projeto cultural que perpetuasse,pedagogicamente, o nome do artista para as futuras gerações. Esse descompromisso cultural não é privilégio de Varre-Sai; Campos até hoje não fez uma homenagem decente a José Cândido de Carvalho (05 de agosto de 1914/01de agosto de 1989).2009: 20 anos do falecimento de José Cândido de Carvalho. O que Orávio de Campos Soares, responsável pela gestão cultural do município (Cultura e Fundação Trianon), está planejando para homenagear José Cândido?Eleito para a Academia Brasileira de Letras (1974), a sua obra não é estudada nas escolas do município.Vários vestibulares do país incluem o livro "O Coronel e o Lobisomem" em suas listas; raramente é cobrado em Campos. Espera-se que Orávio, homem sério, não deixe a oportunidade passar, senão o Ponciano dirá: - Dei um sorriso amarelo como o de quem morde pimenta achando que é pitanga".

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo elogio; incentivo a melhorar cada vez mais.

Blog "O Vagalume" disse...

O comentarista fez muito em chamar a todos para refletir sobre a memória das cidades.
Recentemente, estive em MG, onde o festival de inverno de S J Del Rei homenageia o saudoso "Grande Otelo". Indaguei se ela havia nascido lá e me responderam: "não, ele apenas é um mineiro, isso basta!"

Sobre Baden Powell tomei conhecimento da proximidade e do nascimento na região noroeste fluminense, na última edição do Festival da Canção de Miracema-RJ, em 2006, em que um compositor local participou c uma música homenageando Baden.

Parabéns ao comentarista e ao blog por frisar.

Abçs

Angeline
Administradora do Blog "O Vagalume"-Miracema-NIterói/RJ

Anônimo disse...

Vide sobre José Candido de Carvalho em:

http://www.aspectos.blog.br/2009/03/casa-de-cultura-sera-restaurada.html