quarta-feira, julho 29, 2009

Piraí, município digital

Piraí, uma cidade da região sul fluminense, distante apenas 90 km da capital com cerca de 25 mil habitantes, tem um programa ousado e antigo de uso de universalização do uso da informática. Lá, praticamente todo o município tem cobertura para acesso à internet. Mais que disponibilizar computadores para acesso da população eles estão avançando no uso da ferramenta para a área de saúde, para a dinamização da economia local e também para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de documentos, certidões e outros junto à prefeitura local. Na verdade é um projeto antigo já de mais de uma década, o que mostra que política pública boa, não precisa ser feita atabalhoadamente para inauguração. O Piraí digital se iniciou em 1996 e foi lançado oficialmente em 2002, quando o prefeito era o atual vice-governador Pezão e todo o município tinha apenas duas linhas telefônicas e dois computadores. O projeto vem sendo desenvolvido e ampliado aos poucos. Na próxima sexta-feira ele terá mais um significativo marco fincado, com a presença do presidente Lula, que sonha com o mesmo projeto em todo o país, com a conclusão da etapa denominada “Um Computador por Aluno (UCA)”. Na oportunidade será entregue a todos os 6.200 alunos das 21 escolas públicas um laptop (notebook) que será usado, tanto em sala de aula quanto nas residências dos alunos. O uso em casa sem nenhum ônus a mais em termos de mensalidade de provedor ou gasto telefônico, só será possível pela cobertura completa da rede de internet instalada pela prefeitura. É verdade, que a cidade é pequena tanto em termos de área quanto de população, o que torna o projeto menos complicado em termos de operacionalização, mas por outro lado, com menos recursos e sem royalties, o município vai avançando em termos de política pública. Alguns mais empolgados garantem que assim, Piraí se torna a primeira cidade do mundo a ter todos os seus alunos com computador em sala de aula. Aqui em nossa região quem iniciou um projeto na área, ainda bem distante do que vem fazendo Piraí foi Quissamã, que tem 17 mil habitantes e 700 km² de área. São João da Barra com população e área equivalentes a de Piraí é outro município que também desenvolve um projeto de distribuição de internet em alguns pontos do município. Bom que eles se mirem no exemplo de Piraí!

3 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo quando voce diz que a
cidade é pequena, etc e tal.
Basta setorizá-la e aplicar este sistema por zonas definidas.
Temos muito mais habitantes, muito mais área e muito mais problemas, mas também arracadamos com impostos e royalties, se mantidas as devidas proporções(royalties/habitantes/área), cinco vezes mais que qualquer município fluminense. Não temos e jamais teremos um projeto desta importância social. Trata-se de incopetência administrativa e política.

Botelho Pinto disse...

O que falta para Campos também entar nesta "nova" era. Será que há interesse das empresas do ramo que isso não vá a frente.Internet gratuita já!

Sérgio Lima disse...

Opa Roberto,

Eu vou a Piraí para um evento (Dia Debian), saberia me informar o que tem de legal para se fazer na cidade. Vou ficar só durante o dia!

abs