quinta-feira, janeiro 21, 2010

Blogueiro denuncia mortandade de peixes na Lagoa de Pipeiras

Este blog recebeu do Marcos Freitas Tristão o link para o seu blog que denuncia o que ele chamou de “Tragédia ambiental em Pipeiras” que teria acontecido na última segunda-feira, 18 de janeiro. Assim ele escreveu: “Uma tragédia ambiental! Tivemos uma mortalidade de peixes na lagoa de Pipeiras. Dia 18/01/2010 A água foi contaminada por micro algas o que levou a morte muitas vidas aquáticas e por isso as águas se encontram muito verdes e espumante desta forma.Transformou um senario paradisiaco em um verdadeiro cenário de horror. DERCY – Um produtor rural, proprietário de uma pequena propriedade as margens da lagoa, e também um pescador que sempre viveu por toda a sua vida as margens desta lagoa, a qual sempre lhe forneceu alimento. Esta lagoa sempre foi para muitos como o senhor Dercy, como um importante complemento econômico na vida de todos eles, todos os moradores das localidades ao seu redor. Estas pessoas afirmam nunca ter acontecido ate o dia de hoje nada parecido, e eles dizem que por uma coincidência pouco antes ao acontecido funcionários do complexo portuário queriam alugar ou comprar um imóvel as margens da lagoa, pois os mesmos disiam ter obras a fazer por aquele local, e fizeram em uma maneira insistente, propostas a um dos maiores defensores que a lagoa tem que e o senhor Ferrete, mas tanto ele quanto os outros moradores, ninguém quis vender ou se quer alugar seus imóveis a eles.” As fotos são também do blog do Tristão. Mais detalhes veja aqui.

8 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Os jornais estão divulgando problema parecido, que causou mau cheiro na região de Barra Mansa e Volta Redonda. Segundo INEA, são algas... ou coisa parecida.

Anônimo disse...

Estranho. Estive em Atafona neste fim de semana e estranhei a morte de alguns peixes na margem tbém, no Pontal. Será q tem alguma relação?

Anônimo disse...

A revolta é tanta que as pessoas esquecem o bom português para transmitir o acontecimento. Mas o que vale é a intenção.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Esta lagoa faz parte da bacia do canal Quitinguta, estive pr lá a poucos dias e constatei que havia muitas micro-algas verdes, há também uma obstrução dentro da própria lagoa, creio que esta obstrução seja a causa do acidente, pois, não há passagem de água do canal São Bento para a dita lagoa. Estive lá na toca do Ferreti, mas como não tenho autorização para falar sobre as opiniões daquele senhor, fico por aqui com minha opinião pessoal e profissional de um simples técnico. A propósito eu não trabalho no porto do Açú.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Editando: Estive por lá há poucos dias...Desculpas!

Anônimo disse...

Isso é só o começo...destruição, poluição, consequência de uma obra,considerada "desenvolvimento",nada sustentável...

Andre Pinto disse...

Prezados internautas,
Venho, em nota de utilidade pública, informar que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra - SEMASP, assim que tomou conhecimento do ocorrido, por denúncia de moradores do local, encaminhou fiscais para aárea em questão, no propósito de se averiguar a causa real da mortandade da ictiofauna daquele sistema lacustre. Fotos foram tiradas, depoimentos colhidos e o monitoramento das águas será intensificado com coletas de amostragens periódicas. Uma Equipe ficou organizada para a coleta de peixes mortos nas margens daquele sistema hídrico,através de canoas. Pedimos a contribuição dos internautas para, sabendo de qualquer informação sobre provável causa do dano ambiental que seja atribuído à crimes ambientais, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, que nos seja informado pelo telefone (22) 2741-7878 - SEMASP, para que tomemos as providências legais cabíveis.
Atenciosamente
Andre Pinto
Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP.

"A OMISSÃO É O TÚMULO DA CIDADANIA - DENUNCIE!"

Marcos Valério Cabeludo disse...

Como diria o comediante cego: É muito dificil!!!!!!!!!!!