terça-feira, janeiro 12, 2010

A questão da violência em Campos é bem mais grave que os casos do Farol

Toda divulgação dos problemas nos seguidos finais de semana de violência, no balneário do Farol de São Tomé, esconde a imensa base de um iceberg gigante e crescente. Mais que o crescimento das ocorrências o que espanta é o número inexpressivo de causas descobertas ou divulgadas. Há um sentimento de banalização quase generalizada pelas ocorrências. Casos de assassinatos, na sua maioria atribuída às drogas, soma-se à violência no trânsito, a bandalha das vans, além de sintomas ligados, de forma similar às milícias das metrópoles, estão dividindo espaço com as acusações de participação de policiais em muita destas ocorrências. Neste contexto, os casos do Farol, nada mais parecem que a ponta de um tumor que parece vicejar sem que a população reaja. A classe média parece anestesiada, junto da população mais pobre submetida a toda a sorte de pressão já há muito tempo. Quando a ocorrência chega perto, no vizinho, no amigo há reação, mas tímida. As autoridades policiais nos seus diversos níveis e tipos precisam mostrar as suas responsabilidades, sob pena de sermos convencidos por eles que tudo isto é natural e consequência de um "falso progressso". Chega! Basta!

16 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente se chega ao cerne da questão, sem análises superficiais que são uma dureza ler e as vezes ouvir.
Parabens.
David.

Anônimo disse...

Não são apenas as autoridades Policiais que precisam mostrar responsabilidades, mas tb o Governo, seja na esfera Federal, Estadual e tb Municipal.
Policiais não fazem milagres e não podem ficar onipresentes em todos os lugares que ocorrem crimes ou contravenções, ainda mais com o baixo efetivo existente.Faltam investimentos na área de segurança, maior efetivo nas delegacias tratando-se da Polícia Civil, e maior efetivo da Polícia Militar que é responsável pelo trabalho ostensivo. Ademais, em se tratando da Praia Campista,já era de conhecimento de todos que com a passagem a esse valor, uma grande quantidade de pessoas seria esperada, e ao que tudo indica, pelas notícias da imprensa, não foram tomadas todas as medidas necessárias no quesito segurança.Medidas simples como (Delegacia Móvel, um posto fixo da PM na Orla, Blitz nas entradas de acesso à praia (não apenas na via principal etc)poderiam sanar os problemas facilmente.

felixmanhaes disse...

Roberto, se os políticos que estão à frente da administração pública (executivo, judiciário e legislativo) não repensarem seu modu operandi no bem gerir o recurso público, com a finalidade de gerar oportunidades para todos e aí incluimos os jovens, o tráfico vai ser o melhor patrão e a única oportunidade. O caos está bem ali, bem ao alcance da vista...
já passou da conta.... é irreversível... é salve-se quem puder..

Victor/Pedro disse...

Q Falta que o Xacal faz fico imaginando o que ele diria sobre as preconceituosas declarações dos vereadores Marcos Bacellar e Odisseia Carvalho, pois taxar a passagem a 1 real como a culpada pela onda de violência no Farol é piada.

Lembremos que o Gov. do DF num precisou de passagem a 1 real pra meter a mão no povo muito menos o Sarney assim como a Prefeita não precisa e é claro Arnaldo não precisou.

Mais uma vez esse discurso elitista vem para massacrar as classes mais humildes.

Chega de hipocrisia Campos precisa de ações as quais os vereadores e a prefeita não propõe como educação de qualidade, geração de emprego cultura, esporte ...

Porque esses vereadores num propõe a construção de uma escola técnica municipal ou até quem sabe uma universidade.

O povo clama por socorro nas filas dos Hospitais enquanto os filhos dos governantes passeiam com a carteirinha do plano de saúde no bolso, por que nenhum governante do nosso município faz uso do Hospitais da cidade?? Devem preferir tratar seus problemas de saúde na Zona Sul Carioca.

Chega de politicagem o povo precisa de respeito.

Unknown disse...

O que está acontecendo em Campos não difere em nada do que já aconteceu em regiões metropolitanas do Brasil e será crescente,infelizmente.
Com a previsão de um espantoso crescimento populacional de São João da Barra,Quissamã e Campos, por conta das instalações do Porto do Açu,Barra do Furado e demais indústrias , a situação tende piorar e muito.
Tínhamos tão somente que investir esses royalties que já são arrecados por cerca de 20 anos em infraestrtura,educação,saúde,saneamento básico e outros em nossa periferia e o que esses nossos governantes fizeram até hoje,senão pensarem somente na perpetuação no poder?
Nada,nada,nada!!!
Ainda dá tempo?
Dá sim,mas quando vejo os mesmos "investimentos" em shows populares,terceirizações e outras aberrações de gestão pública,desanimo, Roberto.
Temos que dar valores éticos em termos de gestão,temos que dar pra essa população carente, perpectivas.
Perpectivas essas que vão fazer desse cidadão tanto quanto ou mais responsável que outros que tiveram oportunidades.
O exemplo tem que partir das autoridades municipais, só pra começar.
Ah! A classe média trabalhadora fica mesmo anestesiada, já que a "anestesia" é fornecida pelo poder público.
Mas, jamais temos que fugir dessa responsabilidade,jamais...
Temos que cobrar!Cobrar por aqueles que são entorpecidos diariamente, o eleitor desatento...
Precisamos de uma política pública séria de inclusão social e tudo isso passa por questões das quais já falei e não é novidade para ninguém.
Obrigado pelo espaço,um abraço!

Anônimo disse...

Data: 12/01/2010
Horário: Por volta das 16 h
Local: Hospital São José - Goitacazes
Ato:Entrega de Ambuläncia
Personagens:Secretário de Saúde de Campos X Anônima do Povo
Fato: Saia Justa

Hoje, durante solenidade p/ entrega de uma ambuläncia, o Sec.de Saúde, Dr. Paulo Hirano, sentiu na pele as sua palavras de que "irá fazer história na saúde deste Municipio". Claque reunida, ato em andamento, quando de repente, uma anönima do povo vocifera sua insatisfação quanto a política de saúde disponibilizada, causando a maior saia justa. Demonstrando o despreparo e a arrogäncia de praxe, o secretário tentou aplicar uma descompostura na cidadã, mas já era tarde, o estrago estava feito. Portanto ele já vem fazendo história "Ruim",hoje foi uma voz, amanhã quem sabe...

Anônimo disse...

Espero que não apareça nenhum idiota pedindo passeata pela paz. E a situação só vai piorar, o casal garotinho já tem longa fama de negociação com traficantes. Isso não vai mudar sem segurança pública armada e combate contra a fonte dos problemas. É bom aproveitar enquanto as favelas podem ser invadidas e limpadas dos traficantes. Quando crescer vai ser caminho sem volta como o Rio de Janeiro. E Campos nunca vai sediar uma Olimpíada ou Copa do Mundo, pelo menos não nos próximos 400 anos, para resolverem fazer alguma coisa.

Anônimo disse...

Que dureza, Prof. Roberto!!! O comentarista das 10h35minutos foi muito feliz na sua análise. Estamos cheios de promessas, de fantasiosas campanhas garantindo isso ou aquilo. Estamos envergonhados de ver tanta sedução e muito pouca solução. Seja Campos , Farol ou outro qualquer lugar( falamos da nossa situação porque nos machuca na pele) a segurança não existe. Refiro-me à Pelinca porque estou dentro dela mas, não tem diferença nenhuma para outros bairros. Que vergonha! Segurança, zero;Postura, zero;infraestrutura com esse romper de prédios e mais prédios, zero e por aí vai...Voltando ao assunto de Farol, imagine você professor, quando o Carnaval chegar...Ah, já ia me esquecendo, sua análise motivando esses comentários está muito boa.

Anônimo disse...

O caso do farol de são Thomé, é mais uma amostra que o estado não tem condições de arcar com a segurança publica sozinho. Em outros estados onde a guarda já trabalha fazendo segurança publica quem ta ganhando é a população. O estado do rio não sei por que ainda não é totalmente a favor deste tipo de situação, só queria entender o porquê, porem aonde isto já se faz presente quem ganha é a população. Porque estava no farol e vi poucos PM e muitos guardas porem o que esta guarda pode fazer sem arma, não pode nem proteger eles mesmo o que eu acho uma covardia porem se aqui já estivéssemos implantado este tipo de serviço com certeza não iríamos evitar o homicídio porem com certeza não seria ali na frente de muitos guardas municipais e diversas pessoas do publico que ali se faziam presentes. Foi um afronto o episodio que aconteceu no farol. Segurança já, e com certeza municipalizada, não é que vá tomar o lugar de ninguém e sim somar forças. Já da certo em diversos países e em alguns estados do Brasil. E na nossa cidade onde temos mais de 500.000 habitantes com certeza iria ajudar, ou será que só aqui seria diferente de tantos outros municípios. O que o senhor acha disso?

Tiago Caldas disse...

Roberto,



Ao ler uma reportagem na Folha da Manha de hoje : http://www.fmanha.com.br/index.php#1219359749/1263297806 , acabei até rindo e decidi ate enviar esse comentário a você pois sei da credibilidade que sua figura representa na cidade e ainda mais o seu blog lido por muitas pessoas ... Ao ler a reportagem tentei comentar todo esse texto porem so aceita 140 caracteres,mais decidi compartilhar isso com toda a população que os SENSATOS, realmente devem pensar assim.

Sabe qual problema de Campos e acredito que de todo o pais, "muito cacique pra pouco índio" muita gente quer apontar os problemas e culpados que todos ja sabemos qual é mais sao incapazes de apontar uma solução.Do que adianta se apontar o problema se você nao tem a solução? é mais valido se alem de culpar a passagem a 1 real ou ver coisas sobre esse assunto mídiatico que se tornou Farol e começar a por exemplo se preocupar com aquelas familias que moram e poluem as lagoas la na praia, a camara poderia sim forçar a prefeitura a fazer uma reurbanização nao so la com em varios pontos da cidade, a retirada de familias as margem da br 101, a questão dos camelos no centro, trazer mais industrias a cidade, fiscalizar as planilhas de obras publicas, fazer leis realmente uteis para a população ... se eles quiserem posso mandar uma lista e grande de problemas realmente que a camara deve se preocupar e pressionar a prefeitura em solucionar..deixa segurança pra quem entende de segurança...isso nao pode ser como plataforma politica...
Os problemas partidários os visoes politicas temq ue deixar pra traz quando o assunto é "povo" "Campos", e pior um jornal ser totalmente parcial em suas informações, sendo ate vergonhoso pra nossa cidade.pra mim Campos so tinha 1 jornal , o moitor Campista os outros 2 são livretos partidários ....

Gilberto Nunes disse...

Prezados seguidos deste blog,

O Sr. Victor disse que seria uma idéia interessante a construção de uma Escola Técnica Municipal, necessidade que vêm aumentando com os diversos empreendimentos na nossa região. Tenho informações de que a Atual gestão do Município de Campos também acha essa idéia interessante e acredito que essa bandeira também poderia ser erguida na Câmara Municipal.

No que tange a Segurança Pública no nosso Município, acredito que deve ser pensado um plano plural de segurança pública, onde todas as esferas governamentais e sociais participem, só assim poderíamos definitivamente resolver este problema. Apontar culpados não trará de volta os filhos que se foram, não irá curar as férias dos órfãos e nem resolverá o câncer criado pelo tráfico de drogas em nossa sociedade. Precisamos agir o mais rápido possível e não colocar a culpa no companheiro que está ao seu lado.

Já sobre a passagem a R$ 1,00 acredito que foi um grande ganho social e que por isso estão tentando abalar o projeto culpando-o da violência no Farol. Violência esta, que está acontecendo no verão de outros municípios da nossa região.

No mais, desejo que continuemos usando este canal para realizar-mos discussões conscientes e sólidas sobre a nossa Campos dos Goytacazes.

Um abraço a todos.


Paz e Bem


Gilberto Nunes

Gilberto Nunes disse...

Descarte o outro comentário pq está com um erro ortográfico, ao invés de escrever "Ferida" escrevi "férias".


Obrigado!

Gilberto Nunes

Gilberto Nunes disse...

Prezados seguidos deste blog,

O Sr. Victor disse que seria uma idéia interessante a construção de uma Escola Técnica Municipal, necessidade que vêm aumentando com os diversos empreendimentos na nossa região. Tenho informações de que a Atual gestão do Município de Campos também acha essa idéia interessante e acredito que essa bandeira também poderia ser erguida na Câmara Municipal.

No que tange a Segurança Pública no nosso Município, acredito que deve ser pensado um plano plural de segurança pública, onde todas as esferas governamentais e sociais participem, só assim poderíamos definitivamente resolver este problema. Apontar culpados não trará de volta os filhos que se foram, não irá curar as feridas dos órfãos e nem resolverá o câncer criado pelo tráfico de drogas em nossa sociedade. Precisamos agir o mais rápido possível e não colocar a culpa no companheiro que está ao seu lado.

Já sobre a passagem a R$ 1,00 acredito que foi um grande ganho social e que por isso estão tentando abalar o projeto culpando-o da violência no Farol. Violência esta, que está acontecendo no verão de outros municípios da nossa região.

No mais, desejo que continuemos usando este canal para realizar-mos discussões conscientes e sólidas sobre a nossa Campos dos Goytacazes.

Um abraço a todos.


Paz e Bem


Gilberto Nunes

Argus disse...

Caro Gilberto,

Você tem razão quando aponta o excesso de manipulação e distorção dos fatos, como arma da disputa política.

Há exageros flagrantes em meios de comunicação conhecidos em nossa cidade.

Mas veja que o ex-governador utiliza os mesmos artifícios em sua disputa na capital, e seu blog está eivado de textos grotescos sobre a questão da segurança pública, que fomentam tanto pânico por lá, quanto vemos por aqui.

Um erro não justifica o outro, mas não deixa de ser irônico cobrar um comportamento quando não o praticam com os adversários.

Outro fator é que, apesar de reconhecermos que a "culpabilização" por si mesma não adianta, nem resolve os problemas, por outro lado é preciso atribuir as responsabilidades a quem tem, na medida de suas falhas.É isso que torna possível evitar novos erros, em situações semelhantes.

Esse é o condão que aprefeiçoa a democracia e a gestão do Estado.
Quem faz certo, os aplausos, quem erra, a reprovação.

Assim como a exploração marrom da mídia não ajuda, tampouco ajuda o jogo de empurra e a postura "não estou nem aí, nem sei de nada, está tudo sob controle" dos governantes.

Se a segurança pública, no que tange o comando das polícias é tarefa do Estado, é a prefeita que representa seus cidadãos, e é ela que tem que reivindicar melhoras nesse atendimento, a despeito de suas diferenças com o ocupante do Palácio das Laranjeiras.

Portanto:

1.Errou o governador quando determinou o esvaziamento do policiamento na praia e do 8ºBPMERJ para reforço da região dos lagos. Foi a política do cobertor curto, que deu no que deu.
2.Errou o gabinete de segurança institucional da prefeitura, quando não apresentou de forma sistematizada seus planos de prevenção e contingência às autoridades estaduais e estimativa de reforço necessária ao aumento de pessoas, em virtude da facilidade de transporte.
3.Erraram os meios de mídia, que deram um tom escandaloso a cobertura, quando em cidades vizinhas ocorreram casos semelhantes, como SJB(morte do advogado em sua própria casa), e em Santa Clara(assassinato praticado por um policial civil da polícia capixaba).
Não há um dado estatístico que comprove a tese de que houve mais crimes esses anos, do que no mesmo período dos outros verões.

Enfim, a questão da segurança é multifacetada, e nada indica que soluções de mão única, ou simplistas, contribuirão para um resultado virtuoso.

Mas, sem dúvida, pânico e preconceito não são osm melhores conselheiros nessa hora.

Anônimo disse...

Essa ai diz respeito as sanções que estão sujetos os funcionarios fantasmas.

ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. MINISTÉRIO PÚBLICO. COMPETÊNCIA FUNCIONAL. PROCURADOR DE JUSTIÇA. ART. 31 DA LEI Nº 8.625/93. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONTRATAÇÃO DE "FUNCIONÁRIO-FANTASMA". ATO ILÍCITO. SANÇÕES. RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. INSUFICIÊNCIA. ART. 12 DA LEI Nº 8.429/97.

1. O Ministério Público do Estado de São Paulo ingressou com ação civil pública reputando como ato de improbidade administrativa a contratação irregular pelo então Prefeito da Municipalidade do filho do então Vice-Prefeito, o qual percebeu vencimentos do cargo para o qual foi designado por 18 meses sem prestar efetivos serviços, como verdadeiro "funcionário-fantasma".

2. Preliminarmente, o recorrido pugna pela inadmissibilidade do apelo nobre por falta de capacidade postulatória dos membros do Parquet que subscrevem a petição do especial.

3. Ao estabelecer a competência funcional dos Procuradores de Justiça, a Lei Orgânica do Ministério Público (Lei nº 8.625/93) dispôs em seu art. 31 que "cabe aos Procuradores de Justiça exercer as atribuições junto aos Tribunais, desde que não cometidas ao Procurador-Geral de Justiça, e inclusive por delegação deste".

4. Uma das subscritoras do recurso especial reveste-se da qualificação de Procuradora de Justiça, tornando-a competente para atuar perante Tribunais de 2ª instância, o que, a toda evidência, abarca a interposição de recursos especiais. A investidura no posto de "Secretária Executiva da Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos" constitui situação que não desnatura sua competência para agir como Procuradora de Justiça no âmbito do Tribunal a quo, tratando-se de mera circunstância afeita à organização interna do Parquet Estadual.


O Pior disso tudo é que esses 2 acusados de não comparecerem ao local de trabalho são candidatos a Camara Federal, pode uma coisa dessas?

Anônimo disse...

Roberto boa noite! Venho aqui relatar um fato que achei um absurdo. Fui tanto ao Farol quanto a Grussaí e deparei com placas do Dr Wilson Cabral com o apoio da Unimed em baixo. Quero só assegurar que não tenho nada contra o doutor, mas sim como usuária e toda minha família achei um absurdo a Unimed patrocinar políticos. Vejo todas as semanas médicos saindo do plano, acredito ser por incompatibilidade seja ela de salário ou questões de política de trabalho. Como tudo em nossa cidade é pioneiro mas uma coisa nos surpreende. Acredito que antes dos diretores se preocuparem em dar apoio a políticos deveriam colocar mais médicos de especialidades raras em Campos para que não esperamos por seis meses uma consulta. Infelizmente tudo em Campos e esses diretores que estão falindo a Unimed para enriquecimento pessoal não pensam nas consequências disso tudo.
Peço a vocês diretores e médicos responsáveis pela Unimed Campos que possam rever algumas coisas de conduta e que não acabem com mais uma instituição que tem tudo para dar certo como alguns diretores que ai estão fizeram em outras instituições.
Roberto obrigada e peço que coloque em sua página inicial.
Abraço!
Bruna Luiza Ribeiro.