terça-feira, janeiro 05, 2010

Duas do Valor!

Na edição de hoje, do jornal Valor Econômico, duas notas são destaques e o blog resolveu trazer para o debate: 1 - "São Fracisco" chinês: Cerca de 440 mil pessoas serão obrigadas a mudar de casa para abrir caminho para a transposição que conduzirá água do rio Yang-tsé para a região setentrional de Pequim"; 2 - "A volta do cinema: O ano passado foi o primeiro desde 2002 em que os americanos gastaram mais com entradas de cinema do que com filmes para assistir em casa, num indício de como a economia está mudando para Hollywood". Comentários do blog: Sobre a 1ª nota: Tudo na China tem sempre proporção muito grande. Imagine você fazer a remoção de uma população, equivalente a do município de Campos, para realizar a transposição de águas de um rio, numa proporção muito maior do que a que se está fazendo, no nordeste do nosso país, com populações ribeirinhas do Rio São Francisco; Sobre a 2ª nota: Uma surpresa. Imaginar que as telonas do cinema pudessem voltar a trazer mais interesses que os DVDs domésticos e mesmo os computadores que cada vez transmitem mais clipes e filmes entre interessados. O fato mostra como as mudanças pelo mundo ainda trarão muitas reviravoltas. A atuação do ser humano interferindo, empreendendo e mudando o curso das coisas, por outro lado, mostram, como na vida não há inexorabilidade ou destino definidos, há sim espaços a serem conquistados. O caso em si, pode também evidenciar a busca do ser humano pelo convívio em detrimento do isolamento e da individualidade das casas.

2 comentários:

Zé Kabrunco disse...

Falando nisso, eu tenho uma pergunta local: Porque estão querendo acabar com o canal Campos x Macaé, quando o mais sensato seria drenar e dar a ele uma manutenção digna de um canal centenário que tanta importância teve e ainda tem para irrigar e também como regulador de cheias e secas em nossa região. Não entendo muito disso mas estrgar uma obra de tão grande porte e importancia para a nossa região é um crime.

Zé Kabrunco

Marcos Oliveira disse...

Sobre a 2ª nota: ótimas observações. Passado o vendaval inicial das facilidades trazidas pelo VHS, DVD, Blue Ray Disc e TV por assinatura, há algum tempo a frequencia nos cinemas vem subindo. Além da magia das salas escuras e do lado positivo da convivência, vem contribuindo para o incremento a diminuição dos preços dos ingressos e a localização dos cinemas em Shopings.