quinta-feira, janeiro 28, 2010

A questão do IPTU e a consciência cidadã sobre os recursos públicos

Interessante observar que o questionamento correto da falta de critérios e parâmetros aceitáveis, para a elevada e abrupta correção do IPTU, em Campos, nascida na Rede Blog, e que se ampliou, leve a uma mobilização, legítima e com perspectivas de negociações ou demandas judiciais, não seja acompanhada da mesma indignação e pressão com o mau uso dos recursos públicos em nosso município, cujos exemplos se repetem, há pelo menos, uma década. Pode até haver entendimentos diferentes, mas, a primeira interpretação que vem à tona é a de que o dinheiro do IPTU sai do bolso do contribuinte e o outro não. Ledo engano. As receitas dos royalties e outras, mesmo que não saiam diretamente dos nossos bolsos, são do povo e como tal deveriam ter um acompanhamento, controle e uma supervisão como este que pagamos diretamente, sob a forma de imposto. Há gente, que mesmo tendo mais, quer sempre pagar menos e usufruir o máximo. Estes são hipócritas e devem ser combatidos. Alguns destes, nestas ocasiões até tentam se arvorar como defensores da sociedade, mas têm sido omissos e sem a mesma coragem de agir e pressionar. O fato pode ser explicado pelos interesses, pelos subsídios, e até, pelo achaque que empreendem sobre o dinheiro público na busca de vantagens para suas empresas ou seus negócios pessoais. Assim, o caso em questão serve para nossos leitores e leitoras avançarem na avaliação dos interesses que estão em jogo, tanto em um, quanto em outro caso. Diante do quadro fica evidente, que de uma forma ou outra, os nossos representantes na Câmara de Vereadores continuam como antes, lenientes e inoperantes. Continuemos atentos e sigamos em frente!

12 comentários:

Anônimo disse...

Logo no ano que parece que a mudança pregada na campanha está Ocorrendo,ela nos trás essa bomba,MAIS COMO PODE ROSINHA COLOCAR UM SECRETÁRIO QUE SÓ SABE AUMENTAR O VALOR DO IPTU,PQ ELE NÃO AUMENTOU SÓ O DE CAMPOS.

Anônimo disse...

Não interessa se o cara tem mais ou menos, percentualmente todos têm que pagar a mesma coisa. Taxação progressiva é característica econômica do socialismo. Modelo econômico já provado inviável na prática.

E o estado tem que nos dar o máximo com base em um pagamento mínimo, isso não é hipocrisia. O dever do estado é esse, o contrário indica ineficiência. Ou má vontade, aproveitamento e etc.

De que adianta encher o estado de grana se eles não nos beneficiam? O dever do estado é beneficiar a todos, e não arrecadar para colocar cabresto com o poder que damos a ele. É injusto aumentar qualquer carga tributária no Brasil, já sustentamos esse estado corrupto com todo o dinheiro que ganhamos.

O estado deve nos dar o máximo SIM, e nós devemos pagar o MÍNIMO possível! Não tem lógica alguma entregar o seu dinheiro na mão de alguém que vai utilizá-lo de forma igual ou pior do que você mesmo faria.

Se é pra fazer igual eu mesmo faço, se é pra fazer pior também prefiro que seja eu. Se for pra pegar o meu dinheiro e ainda impor cabresto sobre mim como fazem nossos governos (em todos os níveis), deixa o deinheiro comigo também.

O dinheiro do estado deve ser distribuído. O meu dinheiro quem decide o que fazer sou eu. Se eu não quiser distribuir é uma convicção minha. Onde está escrito que o certo é compartilhar? Na Bíblia? O estado é laico e não pode tomar esse juízo, se eu sou cristão quem decide sou eu e a pena é sobre mim.

Publica essa Roberto! Ou você só tem coragem de publicar aqueles que pensam igual ou com menos elementos do que você?

Anônimo disse...

A Vereadora Odisseia do PT, comeu mosca ou estava na gaveta, junto com a base aliada?

Na audiencia pública, que antecede a votação do Lei do IPTU, onde estavam as entidades, que hoje balizam pelo repudio do AUMENTO ABUSIVO DO IPTU?

Mariana disse...

Estão dizendo que quem não quer pagar o abusivo IPTU terá que entrar na justiça com um advogado.
Fui lesada e agora vou ter que arcar com honórários de um advogado?
É RIR PRA NÃO CHORAR...

Leoncio da Hora disse...

Porque estes abusos estão acontecendo agora e não no inicio do governo da mudança, esta tudo muito claro é ano de copa do mundo, ano eleitoral, o povo fica meio doido e cego. Precisa-se de financiamento para eleições que aproximam, e se pararmos para analisar, vários DAS da atual gestão vão concorrer. Eles dão sorte porque o povo de campos é muito pacato se fosse outro lugar ninguém pagaria o IPTU enquanto não houvesse uma justificativa para tal aumento. Haveria uma cobrança dos vereadores (que no nosso caso estão mudos e omissos, por estarem levando algo em troca). Todos devem ser questionados a prefeita e os vereadores, pois partiu deles tal absurdo. Mas como uma andorinha só não faz verão é aguardar o desenrolar de tudo isso, e lamentar a morte do único que poderia questionar tal abuso o nosso querido e estimado vereador RENATO BARBOSA (escrevi seu nome com letras maiúscula pois era o único que poderia nos representar e defender). Enfim mais uma vez o povo vai pagar pelos desmandos dos políticos que foram eleitos com o fim de reprersentar-nos.

Unknown disse...

Corretíssimo!
Toda e qualquer receita,seja ela municipal,estadual ou federal é do povo e em benefício dele deve ser utilizado da melhor maneira possível.
Os que estão no poder,seja na esfera municipal,estadual e federal,foram eleitos pelo voto direto e estão servindo aos interesses da população,contribuintes diretos,indiretos,aposentados que já contribuíram.Enfim,todos...
O Legislativo em todas as esferas,mais do que criar leis,é seu dever fiscalizar para que o executivo não cometa abusos deste tipo.
Nós,cidadãos temos o direito de cobrar daqueles que foram eleitos para exercerem suas atribuições para os cargos que assim pleitearam.Assim como temos deveres também,respeitando leis municipais,estaduais e a Constituição Federal.
Parece fácil tudo isso,não?
Os que tem mais dificuldades em entender essas questões,professor Roberto, são aqueles que estão no poder agora.Eles entendem antes e depois de seus mandatos,durante,nunca ou quase nunca.
Daí, a importância desse debate (IPTU) diante dos internautas.O próprio executivo e legislativo, quando agem dessa forma,acabam confundindo o cidadão menos atento e incentiva a "Lei do Gérson".
Certo?
Um forte abraço.

Unknown disse...

Ah! Os interesses corporativistas jamais devem estar acima dos interesses coletivos.
Mais uma vez lhe agradeço pelo espaço.

Anônimo disse...

SBelo comentário Prof. Roberto. Quero saber o quê que estava fazendo o Sr. Bacalhau, na reunião do CDL. Este camarada ganhava da Fundação José Pelúcio (Segundo o Jornal O DIA ) sem trabalhar, agora vem dar uma de moralista com viés de cidadão. Vai inventar outra Bacalhau, pois sua vida o povo de Campos conhece bem. Grande cidadão campista!!!

Heraldo disse...

Aqueles que reclamam como a CDL que nunca faz nada por Campos (vejam como só tem velhinhos vetustos lá)e ACIC ( pra que serve isso mesmo?), colaboram em que para o coletivo, pra minimizar a pobreza? Não sou populista, não votei em médicos, mas quase enfarto quando observo a classe média decadente quitando IPVA de carro financiado e chiando com o IPTU. Vivam esses homens! Ficarão chupando os dedinhos magros quando o petróleo tiver os royalties divididos.

Roberto Moraes disse...

Caro comentarista das 06:56,

Nem na Suécia, nos EUA e em nenhum lugar do mundo é assim do jeito que você reivindica: o de todos pagarem o mesmo imposto.

Esta visão individualista é diferente até do que propõe o capitalismo, que depende que o estado sirva a todos, sendo que aqueles que vão mais se aproveitar dos equipamentos do estado serão os menos aquinhoados financeira e patrimonialmente.

Sendo assim, o resultado deste apoio, que é majoritariamente na saúde, na educação, na promoção social e até na previdência que também é social... tudo isso ajuda a aumentar as demandas e consequentemente a produção e a movimentar a economia fora disso é a barbárie...

Não há porque não publicar o seu comentário, até para ver onde vai o pensamento e as ideias de quem convive conosco.

Sds.

Anônimo disse...

Você não sabe nem o que o seu governo quer. No próprio PNDH-3 é proposta a taxação da propriedade dos mais ricos que já pagaram tanto imposto para construir o que já têm.

Clinio Amaral disse...

Ola, Roberto e leitores desse conceituadissimo Blog. O aumento do IPTU e um assunto que esta dando pano pra manga. Ja me manifestei, aqui mesmo no Blog, contra o aumento abusivo do Imposto em questao, ate porque nao percebei nenhuma melhoria nos servicos prestados pela PMCG, desde a coleta de lixo (os funcionarios do servico de limpeza publica nao tem nenhum zelo com os nossos recipientes de lixo, jogando-os a revelia na rua, danificando os mesmos, espalhando lixo na rua ou na calcada) ate mesmo ao controle de zoonoses, ja que quase nunca, e entenda-se por quase nunca, QUASE nunca, mesmo, somos atendidos quando precisamos exterminar formigas, marimbondos, cupins ou ratos, que em muitos casos, vem de terrenos baldios ou da PMCG. Caso o leitor tenha interesse, o site G1 publicou hoje uma materia sobre aumento de IPTU em Sao Paulo, sob o titulo "Novo IPTU de vizinhos de porta na Zona Leste varia mais de R$ 600". Desculpe o tamanho do link, mas quem quiser acessar, o link e: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1464380-5605,00-NOVO+IPTU+DE+VIZINHOS+DE+PORTA+NA+ZONA+LESTE+VARIA+MAIS+DE+R.html

Um abraco a todos e nao baixem a guarda, campistas!