segunda-feira, abril 26, 2010

Festival de Teatro Aberto em Campos

O blog recebeu do Centro de Preservação do Centro de Campos: "A História Trágica de Édipo Rei marca a volta do Grupo Teatro Andante à rua, depois de anos dedicado à circulação de seu repertório, com os espetáculos “Olympia”, “Musiclown”, “Grande Cello” e “Forina e Fusaca”, que rodaram Minas Gerais, diversos estados do Brasil além de Argentina, Itália e Alemanha.
A História Trágica de Édipo Rei foi viabilizada através do Prêmio Myrian Muniz de arte cênica/2008 da Funarte. A escolha do Grupo Andante e de encenar esta peça nas escadarias do Antigo Fórum de Campos, uma construção de características indiscutivelmente do clacissismo grego, vai de encontro a proposta do festival de resgatar a importância do nosso patrimônio histórico e público. Com certeza este será um espetáculo memorável para a cidade de Campos. Sinopse: Édipo, filho de Laio e Jocasta, herdeiro de uma maldição, foi abandonado ao nascer, já que uma profecia previa que se Laio gerasse um filho homem, este o mataria. Édipo foi entregue a um criado, encarregado de matá-lo, mas este, com pena do bebê entregou a criança a um pastor. Édipo então foi levado ao rei de Corinto, Pólibo, que por não ter filhos, embora fosse casado com a rainha Mérope, o adotou. Em certa ocasião, quando Édipo já era jovem, resolveu consultar o oráculo de Delfos para saber sua real origem. Como resposta, o jovem se defrontou com uma revelação aterrorizante.
A resposta que Édipo recebeu é que, não somente mataria seu pai, mas desposaria sua própria mãe, gerando uma raça maldita. No intuito de evitar uma tragédia, desesperado resolveu fugir de Corinto, deixando para trás Pólibo e Mérope, que de fato acreditava serem seus pais verdadeiros. À caminho da Fócida, o pobre rapaz se deparou com Laio e sua escolta, e partir daí começa, sem saber a cumprir a sua maldição. Ficha Técnica: Direção: Marcelo Bones Elenco: Angela Mourão Beto Militani Gladys Rodrigues Glauco Mattos Adaptação e concepção: Grupo Teatro Andante Dramaturgia: José Carlos Aragão Iluminação: Chico Pelúcio e Felipe Cosse Figurino: Marney Heitmann Direção Musical: Claudia Cimbleris Produção: Grupo Teatro Andante Serviço: sábado (1/5) - 18h na escadaria do antigo Fórum; dominho (2/5) - 15h - na escadaria do antigo Fórum." Mais detalhes veja aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

ÓTIMO!
Aproveitando a oportunidade:
E OS PREPARATIVOS PARA A BIENAL(CAMPOS)?