terça-feira, abril 13, 2010

Mapa do zoneamento urbano de Campos

Sei que o blog é muito acessado por quem faz estudos e pesquisas sobre o município e por conta disto e de outros interessados, em conhecer melhor os dados e a realidade de nossa região, este espaço publica abaixo, mesmo sabendo, que aqui a resolução do arquivo original será dimunuída, o mapa do Zoenamento Urbano a sede do município e de Goytacazes que é parte do Projeto de lei de Uso e Ocupação do Solo de Campos dos Goytacazes:
PS.: Para vizualizar melhor a imagem clique sobre ela.

21 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Lindo o mapa de ZOEnamento...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Linda imagem e profética cheia de Vida, Roberto!

Vejo Vida linda nesta imagem ai. As cores de vida sobrepondo a cidade cortada pelo Rio Cristalino que dá Vida.
´
"Oh Paraíba, oh máxima torrente!
O Soberano dos prados e vergéis"
Passa por ti, ocidente e oriente,
E são beijados os seus lindos pés.

Os pés do Rei do Lindo Lindo Jesus Cristo
Que como Rio rola dentro do meu peito
Nossa Cidade é nosso amor e para sempre
Será cidade de tudo tudo muito bem feito.

Gustavo Alejandro disse...

Roberto, esse mapa permite permite ver como está dividida a cidade em zonas. Agora seria interessante saber o que pode e o que não pode construir em cada uma delas.

Fátima Abreu disse...

Caro Prof. Roberto, por este mapa que faz parte do Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo se pode verificar que a UENF fica no Setor Especial Institucional (SEI) e que o Bairro Vila da Rainha fica no ZR1no ZR3, em um pedaço do ZR4 (Zona Residencial) e ZEU (Zona de Expansão Urbana). Isto pode também ser comprovado nos autos do processo ICP 116/07, onde a FAFIC fez um estudo da área pela Arquiteta Dra.Lídia Valadares a pedido do Promotor Dr. Marcelo Lessa e comprova que o Vila da Rainha é na ZR3. Portanto segundo a Legislação Municipal e segundo o ambientalista Aristides Soffiati Netto o local não é Zona de Interesse Social e portanto não cabe a construção do CEPOP ali.
Hoje o vereador Dr. Abdu Neme discursou a respeito deste assunto na Câmara, ele que foi um dos idealizadores do Plano Diretor do Município, apresentou a sua indignação. É o mesmo que pegar as leis e rasgar, jogar no lixo. É assim que os mandatários do poder público querem governar?
Além disso, eles estão colocando o carro na frente dos bois. Não fizeram o Estudo de Impacto de Visinhança. O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, só voltou a se reunir na semana passada, desde dezembro. Assim como podem colocar máquinas e tratores no canteiro de obras sem a determinação e o cumprimento legal das leis?
Vamos continuar a nossa luta e solicitamos aos adquirentes de terrenos que foram ludibriados nestes 30 anos, mesmo que estejam com seus processos em andamento (ou melhor parados), venham a reunião da AADAVIDAR (Associação de Adquirentes da Vila da Rainha), hoje às 19:00 hs na Aflamuarte(em frente ao Clube dos Bancários).
Precisamos nos unir e dizer a eles da nossa insatisfação e repúdio à construção deste CEPOP. Queremos sim construir nossas casas no lugar que nos foi prometido há 30 anos atrás. Não temos só deveres como pagar IPTU em dia, temos também direitos: ruas iluminadas, escola, áreas verdes, água, esgoto.
Toda a infraestrutura que não foi cumprida pelo Grupo Othon e por nenhuma das tantas prefeituras até hoje. Assim agradeço todo o apoio que temos recebido por parte dos blogueiros e de alguns vereadores.
QUE SE CUMPRAM AS LEIS.

Anônimo disse...

Professor Roberto, onde é exatamente a área ao lado da pista av. alberto lamego, onde a prefeitura quer fazer o sambódromo?
Pelo que estou vendo no mapa é área residencial mesmo. Eles podem fazer isso? Isso não é contra alei?
Moro no Jóquei e não queremos essa porcaria aqui não. Só vai trazer transtorno pra todo mundo. A cidade já está cheia de marginais, imagina com esse negócio de eventos o ano todo aqui. Deus nos livre.

Carlos Augusto disse...

Gustavo, o que você questiona está no Plano Diretor do Município que é um documento extenso em número de páginas, se quiser tem no site da Prefeitura e se não me engano no da Câmara também. Pode baixar.
Boa sorte na sua leitura, vale a pena.
Hoje na Câmara de Vereadores o Dr. Abdu deu um banho sobre este assunto, já que ele, o Dr. Geraldo Venâncio entre outros fizeram o Plano Diretor, que está sendo barbaramente desrespeitado pela própria Prefeitura. O que não dá para entender.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Uê! Não vai colocar meu poema com o Cruz não? Por quê?

Evanisa, aprendendo com Jesus disse...

queria ir mais fundo no comentário de Splanchnizomai... diria: ZOEnamente de todos que pertence a esta Nação querida

Anônimo disse...

Esta cidade já se perdeu no emaranhado traçado de suas linhas. Leis não se respeitam nem pela prefeita, e então? o que será de nós? entregamos os pontos?

Humberto disse...

A gente vê o mapa de zoneamento da nossa cidade e como o anonimo 11:06, fica meio desesperançado por saber que estão descumprindo as leis, passando por cima de tudo em nome de uma candidatura regada a muitos milhões de royalties. Fico mesmo desalinhado com isso. Se os royalties ficam em nossso município, só vemos isso. As casas populares estão sendo denunciadas porque não tem colunas, vigas, nada. Onde nós estamos? Depois de assistir as mazelas em Niterói e Rio, agora aqui onde não temos morros, mas uma grande irresponsabilidade destes órgãos incompetentes. E a população a mercê disso. E as autoridades que deveriam fiscalizar, completamente caladas. Quando as casas cairem quem vai ficar com a morte destas pessoas nas costas? Quem vai responder por isso?
É um momento de muita tristeza ver nossa cidade de Campos dos Goytacazes nesta situação em que se encontra. Que carma este nosso.

Anônimo disse...

Roberto, hoje na Folha da Manhã saiu uma matéria falando sobre o sambódromo próximo a UENf, eles deveriam ter usado o mapa de zoneamento para as pessoas entenderem. E poderem cobrar ainda mais dos detentores da lei em Campos. Existe isso ainda por aqui?
Eles estão construindo as arquibancadas do samba em plena zona residencial. Ninguém vai fazer nada?

Anônimo disse...

Não consegui identificar a rua Sete Capitães no mapa, mas quando cheguei aqui há 11 anos atrás, era uma rua somente residencial e que rua fora de série para moradias... Hoje, estão chegando "os comércios" e com isso, não todos é claro, mas o mau costume de alguns clientes "desses comércios" como barulho, urina na rua e etc... Essa rua é o quê a partir de hoje, já que há 11 anos pelo menos tinha até paralelepípedo e 99 dos moradores e contribuintes ainda permanecem morando na mesma, mas sendo incomodados por "esses comércios" que se instalaram hoje?

Roberto Moraes disse...

Caro Cometarista das 00:03,

Sua reclamação tem sentido e se relaciona a esta outra nota mais recente do blog qye fala de corredores comerciais em torno da Pelinca:

http://robertomoraes.blogspot.com.br/2012/07/corredor-de-ligacao-centro-pelinca.html

Neste caso específico está relacionada á ligação e proximidade com o shopping Avenida.

Sds.

Anônimo disse...

Após enviar uma dúvida sobre a Rua Sete Capitães ser uma rua residencial ou comercial já que quando cheguei aqui há 11 anos era uma rua ainda com paralelepípedos, cheia de gente morando, há pouco tempo vêm se instalando alguns comércios, não criticando todos é claro, mas os noturnos vêm incomodando não só a mim que estou a apenas 11 anos, mas a todos que morando aqui e tem propriedades e pagam impostos por 30, 40 ou mais anos... Isso aqui é ou não uma área residencial!?!?!? Ou mudaram sem que esse povo aqui que paga IMPOSTO PREDIAL por 20, 30, 40 anos ou mais soubesse!?!?!?!?

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta. Mas, com 49anos de idade hoje, tendo é claro uma formação educional razoável acredito já que embora tendo que ralar trabalhando o dia todo em empresas de muito respeito é claro que não vem ao caso pronunciá-las aqui, ainda deu pra me formar na PUC no período noturno e ainda por essas empresas pude morar em várias cidades também respeitáveis como Campos, como Curitiba-PR, Maringá-PR, Palmas-TO e algumas outras. E por isso surge uma dúvida: Essa Lei de Zoneamento de Campos muda conforme uma pesquisa incluindo nisso os moradores da região ou vai mudando quando chegam "os comerciantes"???

Anônimo disse...

Por favor, só quero uma resposta. Essa rua é residencial somente ou hoje qualquer um pode alugar um imóvel aqui e montar até uma boite nela sem que "nós contribuintes ou moradores restantes" tenha direito de reclamar??? Segundo o que aprendi, Lei de Zoneamento é um plano que organiza uma cidade, estabelecendo onde pode funcionar cada atividade ou não. E não funcionar segundo a mudança desordenada de pessoas ou negócios de uma região para outra.

Roberto Moraes disse...

A última alteração do Zoneamento foi feita logo após o novo Plano Diretor. É assim em qualquer lugar.

O que difere Campos de outros municípios é a exigência do cumprimento do que está escrito.

O fisiologismo tende a imperar.

Até hoje, que eu saiba, a regulamentação do Impacto de Vizinhança previsto no Estatuto da Cidade foi feito.

Este seria outro instrumento legal a ser utilizado para casos semelhantes.

O caso do CEPOP na avenida Alberto Lamego foi questionado com base no Zoneamento e, ainda, assim, o caso foi deixado conforme a PMCG queria.

Uma alternativa é juntar estes documentos, argumentos em entrar de forma coletiva com outros moradores com uma representação no Ministério Público.

Há ainda o instrumento da ACP que tambémm terá mais peso se for coletivo.

Sds.

Espaço, sociedade e urbanização disse...

Boa noite!
Não consigo encontrar esse mapa no site da prefeitura. Poderia me disponibilizar o mapa? quando salvo a imagem não dá para ler.

Roberto Moraes disse...

Caro Henrique,


Você pode ter acesso neste link:
https://www.campos.rj.gov.br/plano-diretor.php

Faça download no Plano Diretor que tem uma pasta só de mapas.

Se não localizar mande email que eu repasso o arquivo em pdf.

Sds.

Unknown disse...

não consigo achar esse anexo III mapa 1 da lei ordinária 7974 onde existem as divisões de ZR.
Como faço para obter esse mapa? No plano diretor existem apenas anexos I e II.

Roberto Moraes disse...

Cara Angela,

Eu teria que acessar meus arquivos antigos num HD externo para tentar localizar.

A Câmara ou a PMCG tem obrigação por lei para disponibilizar este tipo de informação.