segunda-feira, abril 12, 2010

Observação sobre a cobertura jornalística da tragédia no morro do Bumba

Ontem assisti cenas chocantes que impressionaram sobre os momentos que antecederam e outros que se seguiram, à ocorrência da tragédia, na quarta-feira, à noite, em Niterói e que foram exibidos pelo programa Fantástico da Rede Globo. São cenários e fatos que marcam quem vive e quem assiste. Porém, uma questão me deixou intrigado: como e por que a TV Globo manteve guardada por quatro dias estas imagens? Acredito que a maioria que lê este blog sabe que num emissora de TV de grande porte como a TV Globo, os jornalistas são agrupados por editorias e equipes de reportagens por programas jornalísticos. Jornal Nacional, Jornal da Globo, Fantástico, Globo Repórter, etc. Este tipo de agrupamento creio que facilite o gerenciamento e até uma "saudável" disputa entre as editorias. Até aí tudo bem, porque também se sabe que até as novelas têm seus núcleos de atores arrumados a partir do líder que é o diretor. Voltando ao caso, o que me espantou foi a segmentação, que sugere a existência de TVs diferentes, quando são apenas editorias, que no caso, conseguiu guardar, imagino que a sete chaves, as imagens que só no domingo, quatro dias depois da produção foi exibido. Assim , é possível imaginar a disputa interna sobre a possibilidade de divulgação antecipada por outros programas jornalísticos da emissora do material produzido pela equipe do Fantástico. É evidente que por trás desta questão está a disputa pelo furo de reportagem, que no caso partiu de uma matéria que mostrava os detalhes de um resgate de deslizamento de terra num morro, já com vítimas, mas de consequências delimitadas e que depois se tornou, o que hoje já sabemos: uma enorme tragédia. Para o blog o fato é mais uma demonstração da segmentação pela qual se organiza o trabalho em diferentes frentes, inclusive, e porque não, no trabalho de produção e divulgação de informação, como é o caso das equipes de jornalismo da "toda poderosa" Rede Globo. Enfim, o texto desta nota, apenas pretende problematizar e trazer ao debate mais profundamente, a realidade daquilo que nos chega como informação, pelos mais diversos intrumentos de comunicação na contemporaneidade.

5 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Certamente os que satanizam a Globo verão conspirações em curso para prejudicar alguém ou a sociedade como um todo, mas não é nada disso.
A matéria era muito grande, apenas. Não há nada de errado no que foi exibido. Aliás, merece até aplausos, pelo menos em relação ao que a emissora fez nesta semana.
É lógico que é no Fantástico - maior programa jornalístico da emissora e do país - que um tema assim vai ser abordado em detalhes, até porque se mostrassem tudo durante a semana o programa não teria nada de novo para exibir.
Qualquer um que estivesse lá iria fazer o mesmo e não poderia ser recriminado por isso.
Um abraço.

Anônimo disse...

Professor,

Com todo respeito ao fato lastimável que ocorreu no Rio de Janeiro e Niteroi, que comoveu todo o Brasil, enlutando toda a população do Rio de Janeiro e adjacências.

Entretanto não posso me furtar ao comentário, sobre a manchete de um dos Jornais de Campos-Paróquia, sobre determinado almoço ocorrido ontem numa casa de eventos de Campos. Quero dizer que a cada dia percebo que a pobreza moral dessas pessoas ou elites predatórias de Campos, aumenta a cada dia. Que superficialiadade!!! Essa gente não consegue viver sem a mediocridade característica da personalidade de uma sociedade com forte viés ARISTOCRÁTICO RURAL, quanta pobreza de espírito!! Será que Campos não possui outra matéria para ser publicada? Agora como cidadão preocupado com os destinos de Campos, me preocupa profundamente, aquele semicírculo formada por essas "AUTORIDADES", que ópera bufa, não me contentando com o termo, que comédia pastelão. Se torna hilariante assitir tal espetáculo. Mudar a cidade com essa gente na minha opinião fica difícil professor. Abraços!!!

Unknown disse...

Não é preciso dizer muito:

http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/04/ainda-bem-que-veja-sabe-nos-informar.html

Unknown disse...

Acho que nao foi uma disputa entre os programs jornalisticos da emissora.
E sim eles guadaram essas imagens mas "chocantes" para domingo pq o fantastico que sempre foi um dos programas com mas ibope tah emissora vem perdendo domingo atras de domingo para o panico na tv da redetv, acho que esse foi o motivo para essas imagens só serem exibidas 4 dias depois, disputa por ibope com outra emissora

Anônimo disse...

Caro Roberto Moraes,
Reproduzo, abaixo,a matéria da jornalista Clarissa Thomé da Agência Estado:
"Prefeito compara tragédia em Niterói a tsunami na Ásia (A DROGA QUEIMA OS NEURÔNIOS, SABIAM??????????)

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), disse hoje, em entrevista à rádio CBN, que tinha "vaga ideia" de que havia um lixão no bairro Viçoso Jardim, onde fica o Morro do Bumba. Silveira acabou comparando a chuva que atingiu a cidade ao tsunami na Ásia, que deixou 200 mil mortos em 2004, e ao terremoto no Chile, que matou mais de 800.
Silveira disse que quando foi eleito a primeira vez, em 1988, "sete anos após a desativação do lixão", já havia uma comunidade no local. "Eu não me lembrava exatamente onde era a localização do lixão. Eu tinha uma vaga ideia de que havia um lixão em Viçoso Jardim. Não houve liberalidade ruim para que se deixasse construir num lugar como aquele".
O prefeito explicou que deixou de visitar os 130 pontos da cidade em que houve deslizamentos por entender que a população queria "achar um culpado" e a sua presença estaria desviando a atenção e atrapalhando o trabalho de bombeiros. "O prefeito é a figura pública mais próxima e parece que ele é o culpado. Efetivamente não é. Não fui eu que mandei chover aquela quantidade de chuva, não fui eu que mandei desbarrancar tudo aquilo".
A apresentadora disse então que a população não o culpa, mas espera que ele assuma responsabilidades. O prefeito reagiu: "Eu não fujo às minhas responsabilidades, eu não me omito. Mas ninguém responsabilizou, por exemplo, os governos da Ásia pelo tsunami, que matou centenas de milhares de pessoas, nem responsabilizou a Prefeitura de Santiago, no Chile, pelo terremoto. E o povo de Niterói sabe que o que houve foi um desastre natural, como se fosse tsunami ou terremoto, algo impossível de se prever".
No fim da entrevista, cometeu um ato falho. "Fui eleito quatro vezes, com votações consagradoras. Existe realmente uma relação de amor entre mim e a prefeitura", disse Silveira, trocando em seguida a palavra prefeitura por "a cidade, a população de Niterói".
Comento:
O prefeito de Niterói cidade onde moro há 41 anos, Jorge "Bumba" da Silveira está numa sinuca de bico:
Quando fala, só diz impropérios, fazendo lembrar a frase antológica do baixinho Romário:
ELE CALADO É UM POETA.
Se, se cala ,consente.
A saída estratégica é botar a culpa em São Pedro.
TÁ FEIA A COISA.
Saudações campistas