sexta-feira, abril 30, 2010

O vazamento de óleo da plataforma que afundou

A foto abaixo mostra as consequências do vazamento provocada pelo afundamento da plataforma de petróleo no Golfo do México atingindo o litoral da Louisiana nos EUA. O acidente mostra características muito similares, até o número de vítimas fatais, ao ocorrido no ano 2000, com afundamento da P-36, em nosso litoral. A foto feita hoje foi distribuída pela organização ambiental Greenpeace.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que a Petrobras aprenda com esta tragédia pois a P-36 já foi esquecida pela empresa. Há plataformas com vazamentos de gás quase diariamente e as tubulações estão cheias de "bacalhal, remendo", além disso há uma política de esvaziamento das plataformas que é perigoso, pois há acúmulo de funções. Enquanto isso o pessoal do sindipetro viaja para o Paraná. Depois não adianta chorar o leite derramado, ou seja o óleo derramado.

Anônimo disse...

Não acho que o acidente com a P36 se pareça com o da sonda Deepwater Horizon somente pelo fato de ambas terem afundado. A P36 era uma unidade de produção. Já a Deepwater Horizon uma sonda de perfuração. Em situações diferentes, ambas afundaram levando 11 trabalhadores, porém a Deepwater Horizon está causando também um imenso acidente ambiental. Pelo que pude acompanhar em jornais ingleses (já que os brasileiros não mostram o que aconteceu, o problema aconteceu durante corte de cimento de um poço que seria abandonado. Durante a cimentação do revestimento de 9 5/8", ocorreu perda de cimento para formação, o que deixou de isolar os reservatórios mais rasos, gerando alta pressão atrás do revestimento. Na troca de fluido por água do mar, a pressão hidrostática diminuiu e o revestimento colapsou. Como estavam em troca de fluido, possivelmente o sondador não observou a chegada do gás ou o BOP falhou. A única solução, caso não consigam fechar o BOP (Blow Out Preventor)com o ROV (Remote Operated Vehiche)é fazer dois poços de alívio que atinjam o reservatório, e injetar água á máxima vazão, de modo que o que seja produzido, após longo período de bombeio, seja somente água.