domingo, setembro 16, 2012

Corrida aos entrevistadores

A informação de que os pesquisadores do Ibope estão em campo, desde quinta-feira (incluindo este final de semana), no município de Campos, para realizar as 602 entrevistas, para tabular os dados de uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito, vem gerando mobilizações em torno dos mesmos.

O normal seria o inverso, o entrevistador escolher os entrevistados, mas, a tentativa é de alterar as intenções. Como se sabe, uma pesquisa eleitoral bem feita, necessita que se cumpra à risca a busca de entrevistados por perfil de gênero, idade, renda e local de moradia.

O universo que o Ibope usará em Campos é: "IDADE: 16-24 (masculino) 19% (feminino) 17%; 25-29 (masculino) 12% (feminino) 11%; 30-39 (masculino) 21% (feminino) 20%; 40-49 (masculino) 19% (feminino) 19%; 50 e+ (masculino) 29% (feminino) 32%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 87% (feminino) 82%; Ensino Superior (masculino) 13% (feminino) 18%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 71% (feminino) 44%; Não Economicamente ativo (masculino) 29% (feminino) 56%."

Há ainda um discussão metodológica entre os institutos de pesquisa, sobre a forma de abordagem dos entrevistadores, se no fluxo das ruas, ou, em suas casas nos finais de semana. Segundo gente do ramo, o uso de uma ou outra abordagem tende a alterar os resultados.

No caso específico desta nova pesquisa do Ibope, a ser divulgada na próxima terça-feira pela InterTV, o período das entrevistas foram identificados como sendo entre 13/09 (5ª feira) e 18/09 (3ª feira).

O Ibope informa em no registro que fez da pesquisa que "após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistadores aos parâmetros amostrais". 

Num quantitativo de 602 entrevistados a margem de erro é enorme de 4% para cima ou para baixo, segundo o próprio instituo de pesquisa. De qualquer forma, acompanhemos os resultados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto Moraes,

Voltando do Rio de Janeiro hoje 16/09. Desembarquei no Shopping Estrada por volta das 20:30h. Fui o primeiro a descer do ônibus, pois sei que domingo a noite o número de taxis é pequeno.
Torci para pegar um bom taxi e um motorista educado, mas como na maioria das vezes é complicado.
Ao embarcar no taxi, o radio estava ligado altíssimo em uma dessas rádios evangélicas, nada contra, mas é meu direito não querer ouvir. Ao pedir o motorista para desligar o rádio, ele se sentiu ofendido, e me disse porque desligar o seu rádio, ué, sou um cliente, pago pelo serviço e tenho direito de não ouvir o que eu não quero. Sem contar que o "motorista profissional", foi ziguezaguendo pelas ruas e ainda avançou um sinal vermelho.
A cidade cresce, pessoas de vários níveis chegam, mas nossos taxistas ainda não evoluíram.
É preciso mostrar aos taxistas que o serviço que eles prestam tem de ser de qualidade.
Algumas coisas precisam ser mudadas:
- Uso do cinto de segurança, poucos fazm;
- rádios em alto volume, é desrespeito ao passageiro;
- sinal vermelho é feito para ser respeitado;
- o troco tem que ser dado integralmente;
- o cheiro de cigarro de alguns taxis é insuportável.
Alô EMUT, vamos fiscalizar e quem sabe um curso para os taxistas.

Ralph A.P.D

Anônimo disse...

ai ai, depois dos resultados das urnas,vem aqui e diga que foi mentiroso também.Aceitem os resultados,vc não gosta,mas a população em sua grande maioria,está gostando.Ah inclusive os eleitores da 98ª,que depois de mto tempo,eles também vão ganhar nessa zona.

Antonio Alves disse...

Salvo raras exceções, taxistas geralmente sao pessoas de dificil convívio que, após frustadas tentativas de emprego noutros segmentos, opta por este que, de um modo geral, so pede que tenha carteira de motorista e que seja paga a diaria do carro utilizado.

Isso faz com que cidadaos como o Ralph acima, voce, eu e todos os demais, recebemos um serviço imundo, arriscado e, ainda por cima, honeroso (gerado pelo alto custo do desleixo com que andam nas ruas e a má fé dos que pegam os caminhos mais longos).

Em tempo: é impressionante como tem crente-pra-frente: ouve musica evangelica, berra aos 4 cantos a "bibra", mas nao é capaz de seguir 3 dos 10 Mandamentos: "Amar - e respeitar o proximo - como a ti mesmo"; "Honrar Pai e Mãe" - que, de um modo geral, remete a respeitar os superiores -e as regras impostas por estes, como as leis de transito; e "não furtar", seja o tempo, os direitos ou, quissá, a propria vida.

Anônimo disse...

professor, pesquisa é o de menos: se arnaldo e rosinha ficarem inelegiveis, a eleição fica so com Makoul?

nao daria tempo de divulgar novos candidatos e numeros a menos de 20 dias das eleiçoes. e se desse, Mauro Silva viria como 70 ou como 22?