sábado, setembro 22, 2012

Hemeroteca Digital Brasileira

Para estudiosos e pesquisadores a iniciativa é uma grande notícia. A Biblioteca Nacional lançou há poucos dias a Hemeroteca Digital Brasileira.

Trata-se de um portal que proporciona a consulta de cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros – jornais, revistas, anuários e boletins, entre outros-, alguns raros ou extintos.

Com o portal, pesquisadores e internautas terão acesso a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos mais recentemente, ou que não circulam mais na forma impressa, como é o caso do Jornal do Brasil.

Vale a sua conferida e a guarda nos favoritos para consultas com mais tempo, para um uso mais educativo da internet. O blogueiro já fez uma primeira e rápida pesquisa. Não localizou o Monitor Campista, mas, identificou a Aurora Fluminense e outras publicações e documentos sobre a região. Para não restar dúvidas sobre o link: http://memoria.bn.br/hdb/periodicos.aspx.


Um comentário:

Hamilton disse...

Parabéns pela pesquisa Roberto! [[]].