domingo, setembro 09, 2012

“Quem Ganha?”

É interessante ler algo diverso daquilo que alguns trombeteiam. Do sociólogo Marcos Coimbra, no Correio Braziliense:

Quem ganha?

“Com sua proverbial dificuldade de compreender os sentimentos do cidadão comum, os analistas da “grande imprensa” imaginaram um desfecho para as eleições deste ano que a realidade está desmentindo.

A hipótese central com que trabalhavam era que, especialmente nas principais capitais, o julgamento do “mensalão” desgastaria o PT e os partidos da base do governo. Inversamente, que beneficiaria os candidatos da oposição.

O palco por excelência de confirmação da tese seria São Paulo. Lá, achavam que o “primeiro ato” da sucessão presidencial de 2014 iria ocorrer e que o resultado seria desfavorável aos petistas.

Combalido pelo “mensalão”, Lula veria seu indicado perder para José Serra, natural depositário dos sentimentos de rejeição ao PT aguçados pelo julgamento.

E esse seria apenas o caso mais fulgurante de um conjunto de derrotas do “lulopetismo”. Nas grandes cidades, a oposição sairia fortalecida.

Mas é exatamente em São Paulo que estamos constatando que a realidade é diferente. Lá, nada disso acontece.

Se o “mensalão” joga algum papel na eleição, não é o que esperavam.

Só quem pouco conhece o modo como a maioria das pessoas concebe a vida política suporia que elas iriam acreditar no enredo sobre o “mensalão” que lhe é oferecido diariamente pela mídia.

Que existe um lado “mau” — onde estão o PT, suas lideranças e aliados –, e um lado “bom” — onde ficam os que querem vê-los pelas costas. Que os “maus” são responsáveis por coisas horrorosas, que os “bons” jamais praticam.

Não é assim que pensam as pessoas normais. Elas sabem que essa história tem tanta verossimilhança quanto os antigos filmes de caubói.

Por maior que tenha sido o esforço de alguns de nossos jornais de particularizar as culpas do “mensalão”, por mais que tenham tentado circunscrevê-lo e delimitá-lo (por exemplo, o destacando como “o maior escândalo de todos os tempos”), não conseguiram.

Como mostram as pesquisas, naquilo que a vasta maioria da população considera relevante, ele nada tem de único, de especialmente grande ou de característico de petistas e aliados.

O que a ênfase extraordinária no assunto acabou por provocar foi o aumento da “taxa geral de desconfiança” da opinião pública contra o sistema político.

Ela não ficou mais desconfiada do PT. Mas dos partidos e dos políticos de forma indistinta.

O momento que vivemos tem certa semelhança com o que aconteceu na véspera de outra eleição municipal, a segunda do Brasil moderno. Em 1988, escolhemos prefeitos em meio a uma crise de confiança da sociedade em relação ao sistema político.

A sensação de que o governo Sarney era incompetente na luta contra a inflação, que a corrupção corria solta, que os políticos só se preocupavam com seus interesses pessoais, levou o eleitorado de várias cidades a apostas de risco. O desconhecido ficou atraente.

No ano seguinte, elegemos Fernando Collor.

Os tempos são — ainda bem! — outros. Graças à sensação de que no Planalto está um governo que responde adequadamente aos desafios e é sensível ao que a maioria deseja.

É claro, também, que cada um é cada um. Mas não deixa de ser curioso o paralelo: a atração por “políticos diferentes” aumenta na razão direta da percepção de que o sistema político é inconfiável.

Celso Russomano é expressão do fenômeno. E é irônico que a maior vítima do antipetismo esteja sendo seu principal avatar.”

10 comentários:

Anônimo disse...

Espera aí: eu entendi bem ou o texto dá a entender que o mensalão é uma farsa? É isso?

Anônimo disse...

Leia mais uma duas, três, quatro vezes... assim talvez você entenda...

vá lá força...

mais uma...

Anônimo disse...

A incapacidade de entender um texto escrito assola inúmeros brasileiros e por vezes atinge até uns leitores do blog.
Vocês que lêem mas não conseguem entendem um texo escrito devem procurar ler mais e escrever também.
Acho que escrever é tão importante quanto ler.
Com a prática a capacidade de entender um texto escrito logo aparece.

Anônimo disse...

Prezado Professor,

está muito difícil comentar em seu blog.
Seria muito bom se o senhor removesse esses caracteres ilegíveis que nos faz desistir de comentar, mesmo após já ter escrito o comentário.
Tem vez que perco mais tempo para acertar nos caracteres do que para escrever o comentário.

Abraço!

Roberto Moraes disse...

Comentarista das 12:53,

Realmente as reclamações aumentaram bastante.

A programação é feita pelo Blogger, porém, vou observar se é possível fazer a remoção desta exigência.

Roberto Moraes disse...

Fiz a alteração.

Dê uma conferida se a exigência das letras foi efetivamente removida para os novos comentários.

Abs.

Anônimo disse...

Valeu professor,

Agora assim!
Muito obrigado,!
Acho que os outros leitores também estão agradecidos.

Anônimo disse...

Ainda bem....
Não aguentava mais decifrar hieróglifos... E olha que nem fiz curso no Egito.

Quanto ao mensalão e outros escândalos, é exatamente isso: É mais do mesmo. Nada diferente do que já vimos e veremos ainda mais.

Anônimo disse...

Concordo que o anônimo das 5:40 não entendeu o que esta escrito.
Contudo, seu crítico, para defender posições apaixonadas, não precisa se apoiar em texto algum. Sequer em interpretações. Basta coragem. Não precisa nem ser coerente. Amamos quem amamos independente de qualquer coisa.
Defenda sua posição apaixonada e pronto, não precisa justificativa.
Não precisa nem escrever bem.
Basta dizer I love....

Anônimo disse...

Meu Deus eu achei q era muito buro!Apesar de ser um apreciador,aciduo do blog o profesor as veses parecia o guca qifuri do UOL E ESPN.TINhA Q tER UM DICIONARIO AO LADO PARA ENTENDER SUAS POSTAGENS.@#¥¤©*™£¿¢¡»;-) Entendeu Professor? Nem eu.