quinta-feira, setembro 20, 2012

Território & consciência

Nesta época em que se discutem as gestões das cidades, o poder, a consciência, o quê e a forma da ocupação dos seus territórios, talvez, valha recorrer ao geógrafo Milton Santos, mesmo que em um breve fragmento, tão criticado por ele:

"O território não é algo neutro e nem um ator passivo. Produz-se uma verdadeira esquizofrenia, já que os lugares escolhidos acolhem e beneficiam os vetores da racionalidade mas também permite a emergência de outras formas de vida. Essa esquizofrenia do lugar tem um papel ativo na formação da consciência. O espaço geográfico não apenas revela o transcurso da história como indica a seus atores o modo de nela intervir de maneira consciente."
PS.: Atualizado às 20:28: para corrigir concordância verbal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gestão das cidades...pois é...onde estão estes gestores? O que fazem pela população? Onde estão os Procuradores do Município que não se mexeram até hoje para cobrar a mega dívida do IMNE/Hospital Dr. Beda? É no mínimo estranho que ninguém tenha tomado às devidas providências, pois o valor desta dívida resolveria a questão da saúde do município, que anda de mal a pior. Repito, é no mínimo estranho. Será uma ordem superior? E mais estranho ainda é que a Direção do IMNE vem ameaçando a própria Prefeitura de corte em seus atendimentos aos funcionários da mesma, alegando falta de pagamento. Não consigo entender como pode ser cabível uma empresa dever tanto à Prefeitura e ainda a ameaçar de corte os seus serviços! Já que os Procuradores da Prefeitura não se interessam em receber um valor tão alto para os cofres públicos, porque o Ministério Público não toma as devidas providências para saber deles o real motivo desta omissão? Ou estão esperando prescrever? Uma vergonha!

Anônimo disse...

Este nosso território, esta planície, foi conquistado com pólvora, chumbo e bala. E malícia, esperteza e maldade. Os índios se foram, mas não a ganância. Não a exploração. E ainda resta a mágoa

Anônimo disse...

Sim, infelizmente os coronéis continuam reinando por trás de seus uniformes brancos. Devem, não negam, pagam quando bem entederem! E o povo que se dane! O território é deles, e consciência eles não têm!