sábado, outubro 05, 2013

Marina como vice de Campos e os tucanos jogados ao mar

Os jornalões estão ansiosos com os desdobramentos e a organização das oposições, que assim tentam viabilizar um segundo turno.

A Folha de São Paulo informou hoje pela manhã que a ex-senadora Marina Silva teria afirmado que irá se filiar ao PSB do governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PE).

Ainda, de acordo com a Folha, a filiação criaria chapa com Campos para presidente e Marina como sua vice, cunhando a sonhada expressão de uma terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff e à postulação de Aécio Neves.

É interessante observar como apesar dos discursos de participação e mobilização partidária interna, a "coligação democrática" é discutida só pelos cabeças dos partidos, sem envolvimento das bases e das militâncias.

De qualquer forma, o cenário se torna interessante. Ele parece dificultar o sonho tucano em retornar ao Palácio do Planalto.

As elites e a mídia corporativa jogam ao mar tudo aquilo que não lhe interessa, em troca de novos amores, para velhos compromissos e interesses. Acompanhemos os próximos passos.

17 comentários:

xacal disse...

Interessante é a conta que não "fecha".

Como acomodar a joana d'arc como vice, se é ela que detém o maior quinhão de intenções de votos?

Vai ser um abraço de afogados, uma interessante mistura do novo oligarquismo nordestino com o pentecostalismo-verde...

Mais uma eleição que 'tá no papo...

Anônimo disse...

Não vejo na Marina a força e o pulso forte necessários a um presidente. Talvez, por isso ela não tenha conseguido registrar seu partido para lançar-se como presidente em carreira solo... Precisa de alguém por perto para dar apoio.

Anônimo disse...

A próxima eleição realmente está no papo.

Somente o Bolsa Família garante 35.000.000 de votos. Votos comprados com dinheiro público!

E agora o PT terá mais 4.000 cabos eleitorais trabalhando para Dilma. Trata-se dos 4.000 médicos cubanos que se espalharão por todo o país.

Vai ser a eleição mais fácil da história do país, paga com dinheiro público!

Anônimo disse...

Caro anônimo,acredito que a rede sustentabilidade não foi criada pois os cartórios brasileiros não possuem tecnologia sofisticada para recolher as assinaturas,foi que atrasou os recolhimento das assinaturas.Acredito que Hoje avaliando o contexto a melhor solução para amenizar os entraves é Marina E campos Como os futuros Presidente e Vice,pois hoje vemos na mídia escândalos de corrupção envolvendo PT E PSDB,entre outros.Para o Brasil muda essa realidade é necessário que votem de maneira consciente,pois quem sofre diretamente é a população,como a defasagem dos serviços públicos.Para isso precisamos pensar nos candidatos que votamos,aliás não deixo de citar também a eleição para deputados pois são eles que podem mudar as leis ineficazes,beneficiam somente os mais favorecidos.

Anônimo disse...

o governo de Campos é serinho. pergunte lá em Pernambuco.

vamos deixar o povo ver quem ele prefere.

Sobre o Mais Médicos, uma hora diz que o projeto é ruim e agora dizem que é bom para o povo e por isto o povo vai votar com Dilma. acho que é gente de barriga cheia querendo falar pelo povo. deixa o povo falr

Anônimo disse...

O povo não fala. O povo vota interessado. Interessado em como ganhar alguma coisa.
Médicos possuem poder de convencimento. Os cubanos terão muita influência para pedirem votos para a Dilma. Só não percebe isso quem não quer.
Será a eleição mais fácil de todas. O processo eleitoral brasileiro está corrompido. A Dilma já começa a eleição com cerca de 40% do eleitorado comprado. Não tem como a oposição ganhar.
Curioso é que a legislação eleitoral proíbe a compra de votos no dia da eleição, mas o Bolsa família (que é uma compra permanente de votos) é permitido

douglas da mata disse...

Quaquaqua, povo vota interessado...

Voto "desinteressado" só de rico e classe mé(r)dia...rsrsrsrrs

só rindo mesmo...

Anônimo disse...

Ô Eremildo, quando se se refere a povo, se refere a todos.. Ricos, classe médiae pobres. Todos votam interessados,interessados em ganhar algo, não se preocupando se o seu ganho representará o melhor para a sociedade.
Já ouviu falar em populismo transclassista? É isso que o PT sabe fazer muito bem.
Por que será que o Eike também é Petista?

Anônimo disse...

pelas bobagens que vejo, não é só Eremildo o idiota.

douglas da mata disse...

Eremildo fez escola.

Embora seja muito difícil definir e determinar o rótulo de "populismo" (geralmente associado a medidas de governos que optam pelos mais pobres), não poderemos fugir do desafio de analisar o excremento postado como comentário.

Ora, um governo que deseja trocar voto por benefício, vincula, via de regra, a concessão ao apoio, em um processo de troca direta, toma lá, dá cá.

E os programas federais de renda mínima rumam na direção contrária: depositam o recurso de forma autônoma, afastando o beneficiário da dependência de ter que se vincular a uma liderança local, ou a um "cadastro partidário".

Os débeis mentais não perceberam que até os conservadores são incapazes de atacar os programas de renda mínima (embora torçam os focinhos), tamanho é o consenso estabelecido, inclusive em outros países, que já praticam tais medidas há "séculos", com valores até mais altos.

Pelo "raciocínio" do "jênio", "cover de cientista político", o médico teria um enorme poder sobre a população.

Então, estamos perdidos, porque 98% dos médicos se mostraram fascistas de jaleco, será que teremos uma avalanche conservadora no futuro próximo?

Não imagino...

Da mesma forma não imagino que o peão, o empregado vote no candidato do patrão porque este lhe deu emprego.

As coisas não são simples e cartesianas assim.

Mas o pobre aí de cima aprendeu uma palavra nova (trans-classista) e decidiu arriscar...

"O processo está todo corrompido", rsrsrs...legítimo só quando a escolha favorece a eles, rsrsrs...

A instrumentalização do frango a um real foi só um momento de pureza cívico-democrática.

Tudo o mais é populismo...

rsrs, só rindo.

Com uma oposição destas, vamos para 40 anos, ou mais...

Não é à toa que os candidatos começam a brotar do campo do governo (edurina - eduardo com marina)...

Bando de dementes...rsrsrs, ah, trans-classistas, óbvio!

Anônimo disse...

Vendem o voto por R$ 50,00 no dia da eleição.
Imagina quando se recebe Bolsa Família todo mês, por anos.

É voto certo sim!

E todos viram o desespero,quando no inicio do ano correu o boato que o Bolsa Família iria acabar. E todos têm em mente que o programa é federal e que se mudar o governo o programa pode ser encerrado.
É na verdade um clientelismo transclassista.

Só Eremildo é que não quer ver. Alias ele quer ver assegurada a eleição da Dima. Por isso tenta minimizar o seu potencial eleitoral, de compra efetiva de votos, com dinheiro publico.

Não se iludam. Será a eleição mais fácil da história do Brasil.

douglas da mata disse...

O débil mental parece ler e não entender:

Ora bolas, o que é a POLÍTICA e a ELEIÇÃO se não formas de cada grupo social, organizados ou não, possa consagrar sua visão e expectativas nas URNAS, dando poder àqueles que correspondem a estas expectativas?

Então o Itaú quando entuba de dinheiro a marina, a joana d'arc da floresta, espera o quê, o melhor para o país????

O imbecil parece(ou não quer) entender que todos nós votamos por INTERESSE, e se um programa de distribuição de renda tem acolhida AQUI (ou os EEUU) é porque há desigualdade...

E desigualdade não é SÓ um problema de governos, que aliás, se contorcem em seus orçamentos para debelar os problemas causados por esta desigualdade...

Sendo assim, não há interesse menos legítimo, ou exclusividade de um grupo para ter acesso ao dinheiro público...

O que choca estes deformados é que agora um pouco mais de dinheiro público está indo aos pobres, como nunca foi...esta é a chave da grita deste muar...

O cretino não quer enxergar que o programa de distribuição não vincula as pessoas, porque estatisticamente milhões de beneficiados têm saído do cadastro, todos os anos, após melhorarem de vida e buscarem suas formas autônomas de sobrevivência, já que o atual governo tem atacado outras frentes, como ensino, ensino profissionalizante, e o menor desemprego da História...

Se o programa fosse apenas uma compra de votos e estagnasse as pessoas, como estes empregos estariam preenchidos? Como haveria dinamismo econômico?

Este ranço todo deve ser porque este beócio não consegue mais pagar 1/2 salário mínimo para sua mucama limpar sua bunda (e de sua família) por 80 horas semanais...só poder ser...

Roberto, eu não sei, sinceramente, e respeitando o seu espaço, qual a utilidade de publicar estes excrementos conservadores por aqui...

Anônimo disse...

Então liberemos a compra de votos no dia da eleição. Se qualquer coisa pode ser feita para angariar votos, então vale tudo. Qual a difetenca entre comprar votos no dia da eleicao e comprar votos de forma parmanente?

Anônimo disse...

Então financiar com bilhões o empresariado, dar subsídios, ou redução de impostos pode. Assistência para sair da miséria não pode. Para estes seria melhor que ainda tivéssemos escravos.

Papo reto????

Anônimo disse...

Mas é isso que o Governo está fazendo: um clientelismo trans-classista: Bilhões para empresários amigos, o andar de cima (somente o Eike recebeu no mínimo R$ 10 bi do BNDES; Bolsa Família para o andar de baixo,e por aí vai. Sinecuras para a classe "merdia". Enfim, comprando o interesse de todos. Será a eleição mais fácil da história do Brasil! Todo mundo comprado. Mas o povo brasileiro merece! Merece o Governo que tem.

Só não venham depois reclamar da qualidade das estradas, do tipo de polícia que que os "protegem", dos professores que seus filhos têm, dos hospitais que aí estão. O povo não tem o direito de reclamar. Vendeu o voto, tá pago. Cale-se por mais quatro anos.


Mais quatro anos para a Dilminha. Não tem para ninguém! Quem não quiser, e se puder, que mude de país.

douglas da mata disse...

Bom, ao anônimo das 03:14, só o suicídio, desde que não seja com uma arma da Forjas Taurus, Rossi ou da Imbel, que afinal, também recebem algum tipo de subsídio fiscal do governo.

Ao idiota das 01:53, eu até poderia responder, mas intuo que você não faz a menor questão de saber...

Acho que os idiotas esqueceram que cabe ao governo construir seus consensos e estabelecer seus programas de governo(o que ele chama de "compra de apoio"), e a população, através da ação política, partidos, mandatos, e organizações civis, cobrar e delimitar as suas demandas e expectativas em relação ao governo, e este processo não acontece por mágica ou por encanto...Isto se chama sistema representativo e Estado de Direito.

Não há como escapar disto, a não ser na cabeça doente dos que detestam esta abominação chamada "democracia"...Mas ainda nos governos autocráticos, estes interesses se movimentarão, com o grave detalhe da falta de liberdade para se manifestarem...

Detalhe para o beócio mal informado: O dinheiro não foi do BNDES (ou seja do tesouro Nacional), ao menos não sua maioria, mas sim do BNDESpar que é um fundo privado, com diversos investidores, e gerenciado pelo banco de fomento.

Agora, se o governo investe e fomenta o desenvolvimento é ruim, se não o faz, é ruim também, se cuida dos mais fracos, investe em educação básica, superior, e profissionalizante (como tem sido feito), o problema é a "qualidade".

Esquecem ainda que no arranjo constitucional federativo brasileiro, a segurança pública é atribuição dos Estados (polícias militar e civil), e só residualmente da União (ver a CRFB/88)...

Eu encerro por aqui...já deu.

Anônimo disse...

Foi o lula que criou a palavra bolsa esmola.
Se antes era esmola, porque agora não é?
O problema da transferência de renda é ela está sendo transferida de um rasgado para um esfarrapado.
estes programas são efetivos quando há uma transferência real de quem tem acúmulo de renda e não de assalariado também ferrado.
O pais precisa urgentemente de uma reforma tributária ou, em breve, teremos cada vez mais gente dependentes de programa sociais.