sexta-feira, outubro 25, 2013

Menos tempo, menos notas no blog, mas, seguindo em frente!

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe o quê este blogueiro pensa deste espaço "digital" (assim como meu amigo Helinho, prefiro este termo, ao "virtual") e do seu uso.

É evidente que os blogs, mesmo que tratem de informações, análises e questões para o debate, eles são pessoais e por isto, refletem situações de interesse coletivo, mas, invariavelmente, tratam de questões e posições com as quais o seu titular anda envolvido.

Os blogs nasceram muito pessoais (quase como uma espécie de diário), mas foram se expandindo como forma de comunicação bilateral, entre pessoas (e profissionais) que apreciam trazer questões que, por diversos motivos, não são interesse da mídia corporativa, ou mesmo insuficientes, para que esta tenha interesse e dê espaço, por conta da limitação de público interessado em alguns temas e/ou abordagens.

Diante deste quadro é natural que, conforme a disponibilidade tempo e mesmo o interesse pessoal por determinados assuntos de estudo e reflexões, o blogueiro tenda para alguns temas e depois por outros.

Além disso, o blogueiro, nem sempre dispõe de tempo para trazer uma leitura e interpretações dos fatos mais importantes do cotidiano, seja local, regional ou mesmo nacional ou global, como tanto aprecia, muitos leitores e interlocutores.

Muitos leitores e colaboradores com constância comentam ou trocam emails com este blogueiro, sem que ao menos nos conheçamos presencialmente. Acho (sempre achei) isto muito interessante e novo.

Vínculos que depois se tornam também pessoais e presenciais, ou apenas, no campo das ideias (numa espécie de rede).

Muitas vezes, e de forma positiva, pensando da mesma forma ou concordando, mas, dialogando com argumentos, algumas poucas vezes "parafusante", mas, na maioria do casos, para diferentes temas, de forma altamente construtiva.

Assim, entendo como perfeitamente compreensível algumas cobranças sobre abordagem de temas e assuntos. Porém, as condições de tempo, nem sempre permitem que este blogueiro atenda estes desejos. A maioria compreende isto, outros nem tanto, tentando tirar disto interpretações, que também são compreensíveis, mas, muitas vezes precipitadas e sem nenhum sentido, mesmo que compreensivas.

Enfim, sem me alongar ainda mais, esta nota tem apenas a intenção de dizer que diante de compromissos de estudos e pesquisas que venho me dedicando, de maneira full-time há mais de um ano, o blog tende a ter um período (que não posso precisar hoje), com menos de atualizações e abordagens de temas do que é o costume, porém, isto se dá pela absoluta falta de tempo e condições físicas e mentais para tal.

Pela proximidade e interesse que o blog despertou (para minha permanente surpresa, para além da nossa região), eu entendo que esta explicação é importante e visa estreitar esta relação, em meio à realidade que é um fato.

Durante os últimos doze meses, mesmo estando já com estas limitações, eu venho conseguindo, às duras penas, manter, mesmo que de forma limitada, e muito ligada aos interesses e estudos (que venho empreendendo no presente), o blog ativo e razoavelmente atualizado, mas, o mais provável é que esta redução se acentue. Espero que nossos leitores e colaboradores compreendam.

Mesmo que um pouco menos atuante, seguimos em frente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Professor.Admiro e respeito muito o seu blog.Gostaria de sugerir a presença de um colaborador aqui no seu espaço,para o seu blog continuar nos informando de maneira imparcial e com muita credibilidade.Fica como dica.Saudações rubro-negras.Alex,Comedor de Bacalhau(Agora Brocador kkkkk)

Anônimo disse...

O seu blog é um dos meus preferidos sempre passo aqui , e compartilho notícias interessantes e inteligentes no face!