segunda-feira, outubro 14, 2013

Ponte SJB-SFI no Diário Oficial

A oficialização está no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, 14 de outubro de 2013, página 40, da Parte I. O custo de R$ 137,0 milhões é praticamente o mesmo do estimado pelo DER-RJ de R$ 137,2. O(s) ganhador(es) da obra já eram conhecidos. Já a forma de consórcio virou uma forma de contemplar aos interessados reduzindo a disputa que a licitação objetivava. Procedimento que se tornou rotina em muitas administrações. Que a ponte possa enfim ser construída no prazo de um ano:






4 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Sei lá, para mim, 10 milhões por cada 100 metros de ponte me parece um pouco caro...

Roberto Moraes disse...

Caro Gustavo,

Com consórcio (o que reduz ou elimina as disputas e favorece a montagem de carteis) será difícil, ou impossível, se conseguir preços menores.

O valor parece alto sim, mesmo considerando que cada projeto é um projeto, assim, valor de extensão de cabeceira e acessos não podem ser cobrados como se fossem vãos sobre o rio.

A ponte Rosinha, hoje, Leonel Brizola foi construída pela Delta Engenharia. Começou a ser construída em 2004 e só foi entregue em 2007, depois de ter ficado oito meses embargada e ainda por um acidente na construção em que morreram 9 trabalhadores.

Seria bom comparar o custo de uma e outro, mesmo considerando os projetos distintos e o tempo entre uma e outra obra.

Lucy Rocha disse...

Professor, em uma audiência pública na câmara de vereadores de São Francisco para tratar desse assunto, o engenheiro do DER presente falou também da pavimentação da RJ 196, ou seja, a estrada da Muritiba, a que margeia o rio paraíba até Campos. Aí eu pergunto: Será que esse valor não estaria incluído a pavimentação dessa estrada ?

Roberto Moraes disse...

Cara Lucy também ouvi isto. Não conheço o detalhamento do projeto, mas creio que só o acesso à ponte está incluído nele, penso que o asfaltamento deste trecho trata-se de outro serviço.