quinta-feira, outubro 31, 2013

Relembrando a história do surgimento da holding EBX

O blog fez uma postagem no dia 9 de setembro de 2013 (ver aqui) em que relata alguns detalhes sobre o surgimento da holding (grupo) EBX que vale a pena ser relida neste momento em que a maior empresa do grupo, a OGX acaba de pedir recuperação judicial.

Se desejarem aprofundar sobre o assunto leia aqui outra postagem aqui neste blog no dia 10 de julho de 2013 com o título ""O MIDAs da mitologia grega à realidade no Norte Fluminense".

Nesta segundo texto, você pode relembrar que o empresário Eike gostava da comparação com o Rei Midas da mitologia grega. O rei em que tudo que tocava virava ouro. MIDAs também significa (Maritime Industrial Development Areas) a 5ª geração de portos, o chamado porto-indústria.

O que agora vale ser lembrado é que depois de quase morrer por inanição pelo toque de ouro, por tudo em tocava, inclusive a água e o alimento, Midas pede para retornar à posição anterior, sem o poder da transformação em ouro pelo toque.

Parece que o fenômeno descrito de forma figurada pela mitologia grega, também está presente na história real, de uma forma que nem Hegel imaginaria.

Para mais detalhes vale ler este segundo texto.

aqui neste link está um um artigo científico do blogueiro que relata, detalha e começa a fazer uma análise do processo histórico e de constituição da holding, no momento histórico de nosso país, focando de maneira especial no período de 1999 a 2009.

Muita gente desconhece o fato que o projeto que redundou no Porto do Açu e depois no grupo EBX foi concebido pelo estado e entregue gratuitamente ao empresário em 2005.

Documentadas comprobatórios dos fatos narrados são detalhados e colocados, no artigo, numa espécie de linha do tempo, junto da análise do processo histórico, político e econômico que cerca a instalação do grupo empresarial, que ora se desfaz.

Muitos fatos descritos no texto são desconhecidos e não estão presentes nas análises feitas por especialistas e pela mídia corporativa e especializada sobre o assunto, tanto a nível estadual, quanto nacional ou internacional.

Confiram, completem, critiquem e participem do debate sobre o assunto que é vasto e um pouco mais complexo do que algumas simplificações tentam mostrar, ao repetir insistentemente alguns fatos e passagens que não explicam e nem contextualizam tudo que envolve este processo.

PS.: Na seção do blog do lado direito "As Últimas do Complexo do Açu" ha um enorme acervo sobre o caso.

Nenhum comentário: