segunda-feira, outubro 21, 2013

Reclamação (denúncia) recebida pelo blog sobre trabalho em obra da Technip no Açu

O blog recebeu por email a reclamação (denúncia) que publica abaixo. Como sempre faz abre espaço para que as empresas citadas possam se manifestar, ao mesmo tempo que solicita ao Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) que faça inspeções e averiguação sobre a reclamação:

"Olá , senhor Roberto Moraes,
A muito venho sempre acompanhando o seu blog pelo interesse que possuo em todas as notícias referentes a nossa região e principalmente o que diz respeito ao Complexo do Açu. Vejo que sempre se antecipa a fatos e situações que estão escondidas e por debaixo dos panos, nos dando uma visão do que de fato esta acontecendo.
Por esse motivo venho te pedir ajuda para mim e alguns profissionais que trabalham ali no Porto.

Sou funcionário da Montcalm, (... corte do blog para manter o anonimato do denunciante) fomos contratados para construir algumas estruturas e galpões da TECHINIP, uma grande empresa multinacional.

O problema é que tem acontecido grandes contratações e na mesma proporção, muitas demissões. Todo mês eles contratam muitas pessoas e demitem, sem dar justificativas. E pra piorar, eles esperam se aproximar a nossa data de vencimento de tempo de experiência para nos mandar embora e não terem de arcar com encargos tributários. é impressionante como nós (... corte do blog... para manter anonimato) somos destratados ... (novo corte do blog). Queria que o senhor fizesse uma denuncia, se sentir-se a vontade, para ver se ao menos eles freiam essas demissões, posi isso prejudica e muito a nossa carteira de trabalho. 


Na próxima semana, teremos mais demissões, (corte do blog para manter o anonimato) e gostaria de que se possível isso fosse verificado. Eles não podem (corte do blog), sujando o nosso curriculum profissional.
Conto com sua ajuda .
Abraaço!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Senhor Roberto Moraes,

Reconhecemos a procedência da reclamação.

A MONTCALM lamenta o transtorno causado às pessoas que foram admitidas e demitidas no período de experiência.

A MONTCALM atua em todo o território brasileiro desde 1971 e se empenha em manter um quadro de funcionários permanente por que com essa atitude promove a divulgação das políticas da empresa e a difusão da identidade da empresa nos projetos em que trabalha.
Os treinamentos em Segurança, Saúde, Qualidade e Procedimentos são corporativos e permanecem com as pessoas que os recebem.
Além disso, o custo da admissão e da demissão é alto e não previsto em nossos orçamentos.

A razão da ocorrência lamentável no projeto em que participamos em São João da Barra é que tivemos de adaptar a força de trabalho às frentes disponíveis e que as condições para o desenvolvimento das frentes de serviço não ocorreram do modo que havíamos previsto.
Respeitamos o plano para alocar recursos, no entanto os materiais e equipamentos que deveriam ser montados não chegaram à obra e as obras de construção civil não foram concluídas nas datas planejadas. Nem as obras de construção civil nem o fornecimento dos materiais e equipamentos fazem parte do escopo do contrato da MONTCALM.

Iniciamos nossas atividades nesse projeto em maio/2013.
Contratamos ao longo de seu andamento 668 pessoas.
Hoje estamos com um efetivo de 449 pessoas no projeto.
Devido ao problema mencionado e por deficiência da mão de obra, demitimos 86 pessoas dentro do período de experiência.
As outras demissões ocorreram fora do período de experiência.

Adicionalmente, a MONTCALM se compromete a emitir uma carta aos demitidos interessados afirmando que sua demissão foi resultado dessa adaptação.

A direção