segunda-feira, outubro 21, 2013

Com resultado do leilão de Libra Petrobras tem mais trabalho

Com o resultado do leilão de Libra a Petrobras aumentou a responsabilidade que já tinha. Com 40% do campo de Libra, a estatal tem desafio de explorar uma área com potencial superior a 12 bilhões de barris junto a outras quatro companhias de petróleo.

Para dar conta desta demanda, a estatal deverá fazer investimentos de 40% do total de US$ 500 bilhões, em infraestrutura para ter portos à sua disposição, estaleiros para construir, sondas, plataformas e embarcações de apoio, helicópteros para transporte de pessoal, etc. 
Atividade de apoio à exploração offshore de petróleo

Aqui entra a demanda e o provável acordo com o Porto do Açu. Releia aqui matéria republicada pelo blog na última quinta-feira, 17 de outubro sobre a demanda de portos e embarcações por conta de Libra.

Especialistas do setor dizem a receita líquida anual da empresa pode pular dos atuais 280 bilhões de reais para até 340 bilhões em 2016 com o pré-sal, enquanto seu lucro pode crescer em 24 bilhões de reais nos apenas nos próximos quatro anos. A conferir!

PS.: Atualizado às 17:22: Ao contrário do que se cogitou até à ultima hora, com os resultados do leilão do campo de Libra, a União direta ou indiretamente, deverá ficar com cerca de 76% dos resultados da produção no campo. Nesta conta, incluem-se, além dos 40% do campo, royalties e participações especiais de aproximadamente 15%; imposto de renda, 25%; e ainda o consórcio com outras quatro petroleiras (Shell, Total, CNCC, CNOOC e CNPC) terá de entregar ao governo 42% da receita líquida do petróleo extraído. No total aproximadamente 76%. Quem apostou contra parece que perdeu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leia esta nota e vamos ver se continua institindo com que o governo fica com 76%:

http://horadopovo.com.br/2013/09Set/3190-27-09-2013/P2/pag2a.htm

Adianto um trecho apenas: os royalties que o consorcio pagará, lhe serão devolvidos em crudo. Ou seja, na verdade, nao irá pagar royalties!