segunda-feira, outubro 21, 2013

Pesquisas para o governo do ERJ apontam eleição embolada

As três diferentes pesquisas formam divulgadas no blog do Lauro Jardim:

PMDB - Instituto Ideia: Crivella - 19%; Garotinho -18%; Lindbergh - 15%; Pezão, 10%; C. Maia - 8%.

Pesquisa do PT: Garotinho e Crivella - 23%; Lindbergh - 18%; C.Maia - 9% e Pezão 5%.

Pesquisa do PR Inst. Ulrich: Garotinho - 29%, Crivella 20%; Lindbergh - 14%; C. Maia - 8%; Pezão - 6%.

Análise: 
1) Faltando um ano o quadro é embolado com 3/4 candidatos bem posicionados. Com a divisão entre Garotinho, Lindbergh e Pezão, o senador Crivella que nunca conseguiu emplacar chances em eleição majoritária por conta da rejeição à questão religiosa que também lhe dá uma boa base, passou a figurar quase como file da balança. 

2) Crivella se sustentar sua candidatura, ninguém poderá garantir que não possua chances de chegar ao segundo turno, onde espera ter apoio de todos aqueles que possam não ir ao segundo turno, em função do diálogo que hoje mantém com os demais concorrentes. 

3) Lindbergh e Garotinho são bons de campanha e assim esperam chegar melhor na reta final. O fato inusitado é que os quatro candidatos são da base da presidenta Dilma, querem seu apoio, mas, reclamam do palanque múltiplo da presidenta, mas, de outro lado temem, a relação com um dos candidatos da oposição (Aécio, Campos ou Marina). 

4) Há ainda que observar como o PCdoB que diz que lançará a deputada Jandira Feghali à disputa. O PSDB e o PV que hoje é oposição ao PMDB ainda não definiu como virão, a hipótese Bernardinho, nunca foi levado efetivamente à sério como opção, e sem nenhuma militância a menos de um ano da disputa.

5) Além disso, uma força política considerável na capital é o PSol, ainda não teria definido seu caminho, levantando apenas a possibilidade da candidatura do ex-deputado Milton Temer.

6) Inegavelmente, promete ser uma disputa, onde mais uma vez, a baixa rejeição, o tempo de televisão e a garra de campanha pode ter um peso importante para aumentar ou reduzir as chances de eleição para suceder o desgastado Sérgio Cabral. 

7) O estado tem questões de Políticas Públicas importantíssimas de serem tratadas e cuidadas, muito para além da realização da Copa do Mundo ano que vem e das Olimpíadas em 2016. A ampliação da exploração petrolífera em quase toda a extensão do seu litoral. A implantação de novos projetos portuários, a expansão da indústria naval, o Comperj, do desafios permanentes do desenvolvimento rural, o apoio à integração dos municípios em regiões organizados e dirigidos por um plano de ordenamento territorial que seja feito com diálogo com prefeitos e comunidades, etc.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Roberto,

Crivella é o coelho das eleições, nunca tem fôlego para ir até o final, fenômeno parecido com o Russomano em SP...

Crivella cheira a manobra no Planalto para colocar uma cunha no campo garotista, e só...

De resto, sua análise é correta, vai ser uma eleição embolada, mas eu imagino que o ex-governador não consiga reverter sua rejeição no imaginário da capital.

Como também creio que o planalto não vai titubear(na hora H), e colocará todas suas baterias pró Lindbergh, e aí, meu caro, não tem para ninguém...Lula e Dilma no mesmo palanque, empurrando...