sábado, outubro 19, 2013

Greve dos petroleiros se amplia e Petrobras agenda reunião para 2ª feira

Do Valor Online e Sindipetro-NF:

Greve dos petroleiros atinge 42 plataformas na 


Bacia de Campos


RIO  -  A greve de petroleiros contra o leilão de Libra e contra trabalhadores terceirizados entra em seu terceiro dia com uma adesão em torno de 90% a 100% nas unidades da Petrobras, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). 
Ao todo, 42 plataformas estavam paralisadas na Bacia de Campos, além de campos de produção terrestre na Bahia e 22 plataformas marítimas e campos terrestres no Rio Grande do Norte e refinarias, segundo os sindicalistas. 
Na madrugada de sábado, petroleiros que embarcariam na P-55, plataforma que entraria em produção neste final de semana na Bacia de Campos, aderiram à greve. Trabalhadores de Garoupa, que estavam na escala de embarque de sexta-feira à noite, aderiram à greve. 
Segundo a Federação Nacional de Petroleiros (FNP), os trabalhadores do litoral paulista também decidiram entrar em greve na noite desta sexta-feira. A federação pede reajuste salarial de 16,53%. 
No Centro do Rio, dezenas de manifestantes permaneciam acampados na área próxima ao edifício-sede da estatal. A FUP voltou a acusar a Petrobras de tentar manter a produção com equipes de contingência, colocando em risco os trabalhadores e a segurança das unidades. 
O sindicato afirma que a empresa impede a saída de trabalhadores que estavam embarcados antes da deflagração da greve e informa que houve vazamento nas plataformas PCE-1 (Enchova) e P-15. 
Procurada, a Petrobras nega que tenha praticado ato de coação dos empregados na Bacia de Campos. Sobre os vazamentos, a Petrobras informa que, após análise técnica nas linhas do sistema de produção da plataforma de Enchova (PCE-1), não constatou vazamento de óleo. Em relação à plataforma P-15, foi identificado gotejamento de óleo, sem vazamento para o mar. 

MPT chama FUP e Petrobrás para negociação sobre a greve

19/10/2013 - 14:00
O Ministério Público do Trabalho convocou a FUP e a Petrobrás para uma negociação sobre a greve, nesta terça, 22, em Brasília.
"Como acontece antes de todas as paralisações, a FUP e seus sindicatos protocolaram no MPT o comunicado prévio de greve, visando os acordos de realização do movimento, como prevê a Lei 7.783/89. E como sempre faz, de forma autoritária, a Petrobrás se recusou a qualquer conversa", explica o advogado Normando Rodrigues, assessor jurídico do Sindipetro-NF.

Petrobrás agenda reunião com a FUP para esta segunda

19/10/2013 - 15:00
A Petrobrás agendou com a FUP reunião nesta segunda, 21, às 10h, no Edise, para “dar continuidade às negociações e apresentar nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013”.
O Sindipetro-NF orienta a categoria a se manter firme na greve, e não aceitar provocações e especulações que costumam ser espalhadas pelas gerências nestes momentos.

Nenhum comentário: