segunda-feira, outubro 07, 2013

Os desdobramentos de outros estados petrolíferos & os royaltie$

O anúncio da grande jazida de petróleo no mar em Sergipe que será feira nos próximos dias (com 1 bilhão de barris de petróleo comerciável), juntando com os resultados positivos no litoral do Maranhão e também do pequeno litoral piauiense, mais, as possibilidades que se fala do Amapá e Pará, junto das Guianas e se fala também de Alagoas e Bahia.

Assim, daqui a pouco teremos mudanças na discussão sobre os royalties do petróleo pela chegada de novos interessados na forma de divisão destas receitas. Antes, eram apenas os estados detentores das reservas já conhecidas e em produção em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A representação de todos estes estados somados ainda é minoria, mas, a discussão, sem nenhuma dúvida muda de patamar. A conferir!



Um comentário:

Mendel disse...

Uma simples fórmula matemática acabaria com a discussão dos royalties do petróleo entre os estados.

Somariam-se todos os valores a serem pagos e desse valor se tiraria 10% para um fundo de auxílio a recuperação em caso de desastres ambientais provocados pela exploração das bacias.
Os 90% restantes seriam divididos igualmente em 27 partes a serem distribuidos entre os entes federativos estaduais. A partir daí cada Estado daria o destino do recurso ao município como lhe conviesse, mas eu ainda sugeriria uma nova divisão do valor do Estado pela quantidade de municípios que ele possui.

Todos saem ganhando o mesmo, não perdendo em nada do ponto de vista aritmético.

Afinal, o Brasil é um só e estamos todos no mesmo barco.