segunda-feira, outubro 21, 2013

A subida das ações da Petrobras com o resultado do leilão de Libra


8 comentários:

Anônimo disse...

Um sucesso total. As empresas concorrentes de juntaram num cartel e ofereceram o lance mínimo - 41,65% do excedente TIRANDO O PERCENTUAL DE PRODUÇÃO (coisa que Roberto esquece na hora de fazer as contas).

Além disso, a Petrobras está obrigada a pagar 6 bilhões ao governo, em conceito de bônus. Negocio da China!

Anônimo disse...

Aumento de 5% num dia? Ora, no mercado de ações o que vale é o desempenho após um longo prazo. Até a OGX de vez em quando aumenta até mais do que 5% num dia, e depois cai uns 15% no decorrer do mês.
Vamos ver o desempenho daqui a dois meses, depois de ter que desembolsar R 6 bilhões do bônus de assinatura

Anônimo disse...

60% de Libra foi privatizada. Quem diria em PTs..

Anônimo disse...

Os tucanos não tem jeito mesmo. Queriam dar a moleza pelo regime de concessão, mas, o governo mudou para partilha e o país ficou melhor na fita.

Na época o Adriano junto com o Zylbertein entregaram a beirada do campo de Libra por apenas US$ 350 mil.

O Serra queri e prometeu entregar tudo para a Chevron, só que faltou votos.

e ainda vem o outro aí querer comprar ação da OGX que hoe vale centavos com a Petrobras que vale US$ 17.

Professor acho que é por isto que estes tucanos perdem eleição. Eles não sabem fazer conta e mais de cartel também sabem um bocado veja o esquema com os trens que tem 20 anos em SP, esqueminha com a Alston e Siemens e pensam que na área de petroleo tem concorrência.

estão reclamando dos 41,65% e queriam entregar de bandeja sem nada com o regime de concessão. Professor será que eles pensam que a gente é besta. A gente é simples, mas não é burro.

Anônimo disse...

ao petista anônimo das 11:08:

Não sou tucano, e não sei se eles sabem fazer contas, mas tenho certeza que os petistas como você não apenas desconhecem os rudimentos da matemática, mas fazem questão de não saber.

O percentual de 41,65 não corresponde ao total do petróleo extraído em Libra, mas sim do 'óleo lucro', isto é, 41,65% do que restar depois de retirar o 'óleo custo' e os royalties.

Agora bem, caro ignorante: sabe qual o percentual do 'óleo custo'? 50% do extraído! Era para ser 50% nos dois primeiros anos e 30% depois, mas isso já foi modificado e agora pode ser 50% por mais tempo (resolução 7 do CNPE).

Ou seja, será 41,65% referente ao que resta depois de retirado o 'oleo custo' (50%) e o percentual de royalties (15%), o que dá incríveis 14,56%!

Atente que este percentual de 41,65 é para quando o preço do barril ultrapassar os 100 dólares. Se o preço cair, a fatia para o governo pode cair para 15% (do óleo excedente, tente não esquecer). Quer dizer que, no pior dos casos, a parcela do governo pode ser de apenas 5,25% do total extraído.

Está feliz com a maneira como o seu partido cuida do nosso patrimônio?

Se ainda está, lhe comento mais uma: o percentual de royalties de 15% que o consorcio pagará, lhe será devolvido em crudo. Adivinhe, se tem capacidade suficiente para isso, quem é que devolve esse valor?

Anônimo disse...

Professor
Pelo que entendi desse novo sistema, ele, no início, será bom para Brasil, que praticamente não terá que mexer no bolso, e gerará impostos, empregos, e desenvolvimento da indústria, que alimentará toda a exploração. Na segunda etapa começara a entrar realmente o dinheiro, na terceira, só não será uma merda porque o negócio é petróleo.
Embora tenda ao nacionalismo, aceito e tento entender os argumentos de ambos os lados, mas confesso que é muito difícil ouvir os argumentos nacionalistas do cara de pau do Álvaro Dias, tem coragem até de falar em privataria.

Anônimo disse...

Ironicamente neste mês de outubro, quando a Petrobras completa 60 anos, está marcado para ocorrer o leilão do campo de Libra. Desta vez, o governo Dilma entregará para as transnacionais o que vem sendo apresentado como a maior reserva de petróleo brasileira descoberta nos últimos anos, como parte da estratégia midiática de valorizar as ações na Petrobras nas bolsas de valores pelo mundo.

Anônimo disse...

Se a Petrobras não tivesse sido obrigada a entrar com mais 10%, para inteirar 40%, o consórcio não teria surgido, o leilão não teria lance algum, um fracasso total.

Aliás, depender de estatais (mais ainda de estatais comunistas chinesas) para viabilizar um negócio é porque o negócio é muito ruim mesmo!

Vamos torcer para que os chineses não pulem fora antes.

Vamos ver quanto tempo levará para Libra entrar em produção. O tempo dirá quem tem razão.

Pelo regime de concessão, a produção se inicia dentro do mais breve tempo possível, pois há lucro no negócio, há o "olho do dono". Com estatais, não exite o "olho do dono"