sábado, abril 26, 2008

"Novas orientações para o Chega de palhaçada"

Do blog Urgente o grande articulador do nosso movimento:

"Vou tentar, neste post, organizar algumas das sugestões e preocupações que foram publicadas no urgente! e em alguns outros blogs, para que possamos manter a identidade da proposta e garantir a segurança de todos no ato “Chega de Palhaçada”, na manhã deste sábado, 26, no Calçadão.

1 – Em primeiro lugar, a manifestação não foi convocada para provocar ninguém. Trata-se do direito de defender algo novo para o município. Desde o início foi deixado bem claro que são bem-vindos os que avaliam que este novo significa, também, suceder o ciclo iniciado por Garotinho em 1988, daí o mote “Fora Mocaiber / Fora Garotinho / Fora Arnaldo / Quero um outro caminho”. Estes personagens representam atualmente as três maiores forças eleitorais do município e, por isso, personificam este legado que precisa ser superado. Quem não concorda com essa premissa, não tem motivo para comparecer ao “Chega de Palhaçada”.

2 – O “Chega de Palhaçada” está marcado e sendo divulgado desde o sábado, dia 19, quando não havia nenhum outro ato público programado na cidade. Mas a volta de Mocaiber acirrou os ânimos e há evidente tentativa de setores ligados a Garotinho em tentar “pegar carona” no ato convocado pelos blogs. Por isso, as rádios Diário FM e Difusora fizeram hoje uma espécie de guerrilha de informações sobre locais e horários de uma certa manifestação “Voz de Campos contra a corrupção”, ora dizendo que era na Praça São Salvador, às 11h; ora dizendo que era no Largo da Imprensa, às 9h, numa clara intenção de se misturar à nossa manifestação e fazer parecer que apoiamos a causa deles.

3 – Há preocupação ainda em relação a militantes pró-Mocaiber, que, de acordo com alguns comentários nos blogs, poderiam se infiltrar no “Chega de Palhaçada” para provocar confusão. A orientação geral é a de que nenhum dos manifestantes do “Chega de Palhaçada” deve responder a eventuais provocações. Não estamos na rua para brigar. Não somos pit boys ou baderneiros. Vamos apenas fazer uma caminhada em paz, com apitaço, bom humor, faixas e protestos. Isso é um direito nosso, mas não é o caso de defendê-lo à custa de agressões verbais ou físicas. Se, por um motivo muito extremo, a nossa manifestação pacífica se tornar inviável em razão de alguma “invasão” de grupos políticos, simplesmente nos retiraremos. Poderemos nos reunir em outro local ou até mesmo cancelar o ato.

4 – Mas de modo geral os comentários e posts apontam no sentido de que será boa a experiência da manifestação — a primeira convocada por blogs em Campos. Possivelmente teremos uma oportunidade de medir a disposição de muitos em “colocar a cara na reta”, como se diz, e defender o que pensa não apenas nos ambientes virtuais. Será também um teste para saber o potencial da comunicação pela Internet no município e provocar pauta na mídia tradicional. Se, depois do ato público, tivermos conseguido dar maior visibilidade à idéia de que as perspectivas políticas de Campos não precisam estar confinadas às alternativas atuais, teremos dado um grande passo.
Vamo que vamo! Até lá!

4 comentários:

evandro disse...

bom dia, veja o que foi publicado no jornal 'o diario' de hoje:
" Hoje, mais uma leva de manifestantes ganham as ruas contra a posse de Alexandre Mocaiber, com nariz de palhaço e com roupas pretas.

• O ato é mais um contra a rede de corrupção que se instalou na Prefeitura de Campos sob o comando de Mocaiber e Arnaldo Vianna."
já estão tentando aparelhar o movimento.
Atenção para a independência do ato público,pois o jogo de interesses é enorme.
saudações off-shore a todos e até breve.
Evandro

Anônimo disse...

Faltou ai, fora PT do digníssimo Presidente Lula, que participou do governo Alexandre Mocaiber quando lhe foi conveniente e fora Sergio Cabral que apareceu em entusiasmadas fotos de publicidade abraçado aos referidos acima. Desta forma será uma verdadeira manifestação sem posicionamento partidário.

Antonio Cláudio

Anônimo disse...

Muitos de nós fomos levados pelo movimento do "fora Collor" sem ter ciência do real motivo. Os motivos pelos quais os nomes de Arnaldo e Mocaiber são objetos do "chega de palhaçada" foram, além de publicados no diário oficial, foram amplamente denunciados pelo grupo do Garotinho. Daí eu gostaria de não cometer o mesmo erro do "fora Collor" e entender o porquê da inclusão do nome do Garotinho no "chega de palhaçada".
Meu nome é Adilson, e-mail adilpessanha@uol.com.br

Anônimo disse...

ydsthdsnO chega de palhaçada está cometendo uma injustiça com o nome do Garotinho. Campos tem um filho que a ama de verdade, que luta verdadeiramente por ela. Nossa cidade era outra quando Garotinho foi prefeito. Não tínhamos um pronto-socorro em 1991, mas Garotinho abriu o HFM. Não tínhamos uma Universidade gratuita, ele conseguiu trazer a UENF, Campos não tinha dinheiro, mas num trabalho da equipe montada por Garotinho na Secretaria de Fazenda conseguiu uma verba substancial nos royalties de petróleo. Trouxe o Trianon de volta. Colocou uma ciclovia cortando a 28 de Março, poupando vidas de muitos campistas ciclistas que não se misturariam mais com os carros. Aumentou os números de escolas e creches, acabou com os terrenos baldios transformados em hortas comunitárias distribuindo seu produto nas creches e escolas. Levantou o nome da cidade no Brasil todo quando ganhou o título de Melhor Prefeito do Brasil. Campos conseguiu eleger um Governador e uma Governadora. Não acredito que Campos dos Goytacazes vai deixar que um dos seus filhos mais ilustres seja comparado aos corruptos que estão nas mãos da justiça.
Continue Garotinho. Estamos apoiando você, hoje e sempre.

Manoel Dario Marinho Teixeira, um filho de Campos dos Goytacazes, que ama esta cidade e seu povo.