sábado, abril 26, 2008

Eu quero é mais...

Uma parte da população campista tem dito em espaços pequenos que deseja mudar a forma de se fazer política no município. Hoje, uma parcela deste povo, cheia de gás gritou em alto e bom som, que deseja que se acabe com esta falsa polarização entre o mal e o muito ruim.

Há um desejo latente de construção de algo novo, de novos métodos e de políticas públicas que sejam mais transparentes e eficientes. A simbólica e qualitattiva manifestação ocorrida hoje no Calçadão é apenas o começo da contrução destenovo processo. Sigamos em frente!

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto, estive no calçadão no dia de hoje e, embora não tenha participado do ATO, pude perceber que nem tudo está perdido, apesar de alguns oportunistas, do tipo daqueles que não colocam nunca a cara na reta (pelo menos nos últimos 15 anos, exceto para ocupar e se ocupar com alguma boquinha)tive a felicidade de perceber uma grande quantidade de jovens, alguns universitários, outros trabalhadores, demonstrando claramente que a discussão por uma forma mais ética de se fazer política continua viva, embora alguns insistam em dizer o contrário

Roberto Moraes disse...

Cara(o) comentarista,

Agradeço seu comentário e compartilho da sua análise.

A necessidade de uma reformulação em busca de uma forma ética e transparente, de se fazer política em nosso município, parece ser voz corrente entre muitos que até então se mostravam quietos, mas ansiosos de uma reformulação.

Solicitamos cooperação na divulgação de nossos instrumentos de construção deste novo tempo.

Abs,

Anônimo disse...

Roberto, gostaria de saber se o PT de Campos mesmo depois de tudo que aconteceu no desgoverno Mocaiber, pretende voltar ao governo. Hoje o PT já enfrenta uma dificuldade para se apresentar como "algo diferente" na política de Campos, porque estava também no governo Mocaiber. E no momento que Mocaiber é afastado e RH começa a fazer um governo sério o PT sai do governo, se agora que Mocaiber voltou o PT retornar ao governo, vai mostrar que o PT de Campos (salvo exceções) quer mesmo é sacanagem. Parabéns pela iniciativa de hoje, Campos precisa se mobilizar mesmo, chega de inércia. Mas deve se ter muita precaução, porque é muita hipocrisia o PT depois que mamou nos cargos da prefeitura (sei que esse não é seu caso), se apresentar como 3º via e se dizer contra "tudo isso que esta ai" ou "queremos um outro caminho". Construir uma candidatura nas proximas eleições apenas para no segundo turno render votos a Arnaldinho, isso Campos não merece.

Abraço

Anônimo disse...

Alguns, dentre os quais me incluo, achavam que ao retornar Mocaiber poderia fazer algo diferente, lamentavelmente o que se está vendo é que tudo continua da mesma forma e jeito de antes, pior, não só renomeou secretários suspeitos, como ainda acatou decisão de um deles no sentido de censurar a participação de emissoras de rádio, televisão e jornal que lhe fazem oposição, será que o "nosso" Alcáide acha que ao impedir o trabalho dos profissionais da mídia tonará o seu governo acima de quisquer suspeitas??? Ou quem sabe pensa o "nobre" Prefeito que agindo asim os Processos que correm contra ele na Justiça simplesmente desaparecerão por encanto???

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar ao anônimo (terceiro anônimo) quantos militantes do PT foram indiciados por desvio de verbas no Goveno Mocaiber? E que caso não tenha o PT condições de se apresentar como terceira via quem seria esta terceira via? Féijó e o PSDB, Bacelar e o PT do B,Sérgio Mendes e o PPS, Carlos Cunha e o DEM, quem? responda-me se for capaz.

Roberto Moraes disse...

Caro comentarista,

Ao que fez uma pergunta ao blogueiro (o do terceiro comentário),

Entendo e julgo pertinente sua dúvida, que deve ser a mesma de muitas outras pessoas. O PT de Campos, enquanto partido cometeu um erro em apoiar o governo Mocaiber, quando este já estava crivado de denúncias sérias de malversação dos recursos públicos.

O partido fez isso, com o voto contrário de 45% dos membros do diretório local.

Depois de tudo que já foi denunciado, os dirigentes do partido no município resistem em fazer uma clara e profunda autocrítica deste erro.

Os jornais de hoje evidenciam que o erro ainda não foi assimilado e ameaçam insistir neste equívoco.

Independente de tudo é chegado a hora, aproveitando a balbúrdia que se instalou na política municipal de empreender um projeto alternativo que deve ser levado por quem não participou deste equívoco recente.

Não cabe vaidades pessoais na concepção desta nova alternativa. Estou empenhado nesta busca.

Particularmente, neste monento estou sendo movido pelo interesse de ver nossa cidade pensar, planejar e viabilizar um projeto sério, transparente e eficiente de gestão pública compartilhada com a sociedade.

Infelizmente os dirigentes do PT local parecem ainda enxergar saídas em atalhos que demandam apoio a gente que não tem o mínimo de escrúpulo e interesse em gestar políticas públicas de interesse da sociedade.

Ainda há tempo para se mudar o "Muda Campos" que com 20 anos se mostrou um projeto de poder e não de transformação social.

Agradeço seu comentário e a oportunidade de tratar deste assunto com os leitores e comentaristas do blog.

Abs,

Anônimo disse...

"quantos militantes do PT foram indiciados por desvio de verbas no Goveno Mocaiber?"

> Você disse militantes do PT, mas eu não sei quais os petistas que estavam no governo Mocaiber eram realmente militantes, Rodrigo Quitete por exemplo é filiado ao PT,mas você o considera militante? Eu não. O único filiado ao PT envolvido na operação da polícia federal que eu saiba foi a Neinha, que salvo engano não foi indiciada por desvio de verba e tambémnão a considero militante. Mas o fato de não estar sendo indiciado, não vale como atestado de ética e probidade para ninguém, ainda menos para quem passou pelo desgoverno Mocaiber.
Muitos do desgoverno Mocaiber figuras já conhecidas e tão sujas quanto o próprio, não estão sendo indiciados pelo MPF, a exemplo temos Gugu, Roberto Barbosa, Beth Landin, não estou acusando ninguém, mas são figuras que apenas contribuem com o continúismo da má administração de Mocaiber.

"E que caso não tenha o PT condições de se apresentar como terceira via quem seria esta terceira via?" Eu não quis dizer que o PT não tem condições de apresentar essa 3º via, só acho que apresentar uma terceira via para no segundo turno se vender é tornar se iguais a eles, o PT pode sim lançar uma candidatura ainda que com pouca perspectiva eleitoral, mas prefiro que seja um quadro do partido que não tenha abraçado o desgoverno de Mocaiber e que não faça o mesmo que Feijó na última eleição, que no 2º turno se vendeu pra turma do Arnaldo.

"(...)quem seria esta terceira via? Féijó e o PSDB, Bacelar e o PT do B,Sérgio Mendes e o PPS, Carlos Cunha e o DEM, quem? responda-me se for capaz."

Esta pergunta foi uma pegadinha neh


Neste caso não existiria uma terceira via, apenas mais do mesmo.

Anônimo disse...

Bastante interessante estas "análises", porém, quando vemos em fotografia o Luciano Dángelo gritando fora Arnaldo, fico a imaginar o que estava ele fazendo no governo de C.A. Campista, mesmo sabendo que o tal foi eleito graças a um tremendo esquema de compra de votos, isto sem falar nos outros que fizeram parte da famigerada campanha dos "Sou PT mas voto feijÓ" (Auele das ambulâncias, mas que não é o Claudiocis) apesar de ter tido o PT uma candidatura própria e viável. E ainda se acham no direito de exigir que o Diretório faça "mes culpa", francamente, só mesmo uma coça, como se diz no interior, de vara de goiabeira.

Anônimo disse...

Anônimo acima não cansa de ser desonesto?

A questão do Feijó foi muito tempo após esse apoio...


E a opção viável do PT caiu de pára-quedas no governo Mocaiber quando esse já se encontrava no atoleiro... E ainda andam urdindo uma bandeirinha mendigando uma volta...

evandro disse...

Caro Roberto Moraes, uma questão de ordem: se as pessoas querem opinar com profundidade e clareza de raciocícinio, emitindo até mesmo questionamentos relevantes, por que permitir o anonimato ? Tem tanto anônimo que dificulta o enlace das discussões.

felixmanhaes disse...

Aqui vai mais um. Nem todos no PT concordam com o método, atalhos e práticas produzidas por alguns dos seus membros para chegar ao poder, movido pela ansiedade e pelo comodismo das "alianças". Realmente, você pegar um cavalo no pasto, amansá-lo, cuidar dele, treinar, encilhar, dá um trabalho! No entanto, pegar um mangalarga, marchador, na porta, já selado, é meio caminho andado. Continuo pensando da mesma forma que penso desde quando entrei no PT, atraído pela sua forma democrática de fazer política, sem dono nem cacique e aonde o voto, a proporcionalidade e as instâncias ensejam o emplacamento de idéias, mesmo que de forma minoritária.
Não dá para você fazer aliança com quem pensa o poder, tendo como motivação principal alguns projetos pessoais que visam se dar bem, enriquecer, melhor dizendo, meter a mão. O visitante sabe muito bem porque, mas nunca é demais esclarecer. Quando você faz alianças com esse tipo de pessoas, em decorrência, vem a cumplicidade, a obrigação, o dever favor, o rabo preso e uma intimidade tamanha com o lado podre da política que, depois de eleito, aí você fica igual à maioria dos nossos vereadores, com aquela sonolência e subserviência que o levam a compor, sem direito de reação, a bancada de apoio daquele que o fez chegar ao Poder, em nome de uma "governabilidade" que tem o povo em plano secundário. Na ausência desse parceiro ideal, sou favorável a uma caminhada solo. Mas para isso, é necessário conter a ansiedade. Fazemos parte da história, mas para fazer as coisas acontecerem demanda tempo e paciência. Sempre sugeri, e continuo sugerindo que peguemos o Programa de Governo do PT, que tem tudo a ver com o bem estar da população, dar a ele uma versão didática, através de folhetins e, aí é que o bicho pega. Levá-lo para discutir com os movimentos sociais. Mas para isso, é necessário saber quem pode fazer essa tarefa. Não dá para você chegar perto do eleitor com bafo de adesista inconsequente, nem aliancista com o lado nefasto da política. Mas esse é o caminho. No ato de ontem, já percebi que isso é possível. Os jornalistas, estudantes, Professores e demais companheiros que pensam uma Campos diferente deram esse exemplo. É preciso ter a coragem de colocar o "nariz de palhaço", a cara na reta, não ter medo do filme ou da foto que o vá deixá-lo mal na fita. Nas eleições de 2006, sem recursos e apoio, nos constituimos na 3ª força eleitoral de Campos e a 1ª se não fosse permitida a compra deslavada de votos. Todavia, alguns anisiosos tomaram um outro rumo. Mas dá para recuperar. É hora de sentar, reconhecer os equívocos e usar uma ferramenta eficiente nestas ocasiões, que é o conversar, o entender-se, o deixar de lado o personalismo e a vaidade e retomar o que estava dando certo.

Anônimo disse...

Acho todo esse movimento válido mas confesso que nas próximas eleições vou anular meu voto. É muito decepcionante:

1) Ver no movimento "Chega de palhaçada" vários "artistas" que vivem constantemente batendo nas portas desses governos corruptos para pedir um "trabalhozinho". Criticam, mas não sabem viver sem as verbas públicas, porque são incapazes de correr atrás de outros patrocínios. Comodistas.

2) Ver jornalistas que tb já correram muito atrás de verbas públicas para manter seus jornaizinhos alternativos ou emplacar alguns de seus projetos. Ou aqueles jornalistas que já viveram do dinheiro público.

3) Ver representantes de partido que tb já fizeram suas incursões por vários desses governos ora criticados.

Em Campos, todos os caminhos levam a um só lugar: à comodidade do dinheiro público.

VOTO NULO, JÁ!
VOTO NULO, JÁ!
VOTO NULO, JÁ!