domingo, dezembro 14, 2008

Educação & responsabilidades

A limpeza pública é dever da gestão pública. A sujeira causada diretamente pelas atividades dos empreendedores é responsabilidade direta dele. Fora isso, há que se vê que o problema da má educação dos nossos conterrâneos, não tem distinção de classes sociais.
Veja na foto abaixo a rua em frente ao Mac Donald, logo no início da tarde deste domingo, que os consumidores fazem o lado de fora de seus carros como lixeira, sem nenhuma culpa. O mesmo problema pode ser visto diariamente junto às calçadas do entorno da lanchonete Bobs da avenida Pelinca. A educação cidadã parece ter sido deixada de lado nesta cidade em que o cidadão foi também feito de otário. É um pequeno exemplo do grande caminho que se tem pela frente.

10 comentários:

Anônimo disse...

Não fala em Pelinca, não. Nunca vi tanta barraca, tantos vendedores ambulantes ocupando calçadas e, se o pedestre quiser, que atravesse a rua para caminhar. Há uma barraca de bijouterias e outra de água de côco em frente ao LECHIA, que não permitem trânsito pela calçada. Para completar colocam cadeiras e os frequentadores permanecem assentados atrapalhando quem passa.Cadê o setor de Postura ? Até em cima do jardim do Banco Real, mesinhas e cadeiras são postas , cuja responsabilidade é de uma barraca que vende sanduíches em frente ao banco. São tantas coisas erradas. O entorno do Bob´s tem papel para todo lado.

Marcus Filgueiras disse...

Prezado Roberto,

1. A foto que apresenta revela, inquestionavelmente, uma falta de educação. É a prova cabal da ignorância.

2. Outro aspecto, nessa mesma linha, que me deixa muito decepcionado com Campos é a quantidade de pessoas que, deliberada e conscientemente, cometem infrações de trânsito (e as do tipo grave). Basta ficar parado em um sinal para constatar isso. A situação está muito séria. A primeira lâmpada do sinal vermelho é, hoje, praticamente "verde".

3. Creio que a questão mereça atenção dos psicólogos, sociólogos e antropólos também. Precisam estudar esse fenômeno. Durante o ano de 2008 estive em outras cidades e não constatei esse exagero de infrações.

3. Roberto, não estou afirmando que não se pode errar (como qualquer ser humano) no trânsito. Isso acontece. Porém, creio que o que está em questão é a criação de uma cultura nesse sentido. O que está acontecendo? Será crise de autoridade? Será a impunidade reinante? Ou será exagero de minha parte?

abraços

Anônimo disse...

MUITO BEM SINALIZADA, ESTA OBSERVAÇÃO QUANTO AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS E REGRAS DE BEM VIVER EM SOCIEDADE. PARECE QUE NÃO HÁ MAIS NENHUMA PREOCUPAÇÃO DOS PAIS, EM REPASSAR BOAS MANEIRAS PARA OS FILHOS. NÃO É À TOA, QUE NAS ESCOLAS PÚBLICAS, REINA A INDISCIPLINA.
VALE LEMBRAR QUE O MACDONALDS, É FREQUENTADO POR PESSOAS DE CLASSE MÉDIA E CLASSE MEDIA ALTA, POIS OS PREÇOS LÁ PRATICADOS, SÓ SÃO POSSÍVEIS PARA ESTA FAIXA DO MERCADO. E MESMO ASSIM, A EDUCAÇÃO PASSA LONGE !!
ANA CELINA A R DE AZEVEDO

Anônimo disse...

Prof. Roberto e amigos do blog:

Este é o retrato da "educação" a qual a elite de Campos tanto se orgulha. Basta observar a quantidade de carros importados que saem do famigerado fast food, bastando salientar a máxima de que "Entre os ricos há mais deseducados que entre os pobres"

Tudo isso é terrivelmente, oriundo do "coronelismo", pois ainda hoje, ouve-se nos corredores da cidade as repugnantes frases: "sabe com quem você está falando?"; "Você sabe eu sou filho de quem?".

Em resumo: uma cidade rica de verbas e pobre, muito pobre de educação e caráter.


Tenho dito!

(Moraes, por favor, não veta não, ok.)

Anônimo disse...

O o setor de Postura é falho e ineficiente, ja fiz diversas ligaçõe s e simplesmente me senti um idiota pela pela maneira que fui atendido.

Anônimo disse...

Também já tentei fazer algumas reclamações na Prefeitura, mas é um tal de tranferir ligação...
Nessa cidade:
No trânsito, a falta de educação e a intolerância imperam. Motoristas, ciclistas e pedestres não reconhecem seus limites.
Os carros ocupam as calçadas e os pedestres que se danem. É quase impossível andar por algumas ruas do centro da cidade.
Em frente ao SENAC, principalmente à noite, os caaros estacionam nas calçadas e às vezes nos dois cantos da avenida Cora de Alvarenga.
Os pedestres caminham tranqüilamente pela ciclovia e ignoram os ciclistas.
Na ciclovia da Av. Alberto Lamego, os ambulantes, nos finais de semana, tomam conta do pedaço em frente a uma churrascaria. Se passar lá de dia dá para ver marcação do loteamento das barraquinhas.
Vou ficar por aqui, se for enumerar tudo vai faltar espaço

Leonel disse...

Concordo com todos que comentaram este assunto, mas ao mesmo tempo me pergunto: será que todos tem real noção do que é educação? A Sra. ou Srta. Ana Celina, deveria saber que também é falta de educação escrever com todas as letras em maiusculo. É como se estivesse gritando com quem esta lendo. O ultimo anônimo acusa injustamente uma churrascaria na Av. Alberto Lamego. A baderna é em frente a um bailão funk, que numa cidade civilizada já teria sido fechado a muito tempo.

Anônimo disse...

O Setor de Posturas em Campos é muito ineficiente:aqui em Guarus há muito lixo nas ruas, calçadas servindo de apoio paras oficinas mecânicas.Infelizmente a culpa não é do só do Governo, a população não cobra soçuções do Governo,além disso suja...

Anônimo disse...

E esse povo porco tem lá o direito de reclamar de alguma coisa? Porcos!

Anônimo disse...

Acredito que o Mcdonalds poderia colocar lixeiras do lado de fora para os carros passarem e jogarem... nao eh nenhum investimento caro e resolve a situação nesse local.