quarta-feira, setembro 08, 2010

Mais reclamação contra a 1001

Ônibus é uma palavra que em português tem a mesma grafia tanto no singular quanto no plural, mas se for para contar os problemas e defeitos que os da Auto Viação 1001 sofrem, eles serão sempre no plural. Hoje tem-se mais um caso: os passageiros da linha Campos - Rio, que saiu às 5 da manhã, estão amargando por conta de defeito no ônibus sofrido perto de Casimiro de Abreu que paralisou mais uma viagem entre estas duas cidades. Este tipo de problema já virou corriqueiro. Os passageiros nao têm mais a quem reclamar. Pior e mais irritante é que este horário sempre é utilizado por quem tem compromissos agendados que estão sendo constantemente prejudicados. Veículos velhos com manutenção mal feita virou uma constante que se somam aos demais problemas já conhecidos e desleixados, por quem sabe que não tem concorrência. Até quando? PS.: Atualizado às 21:52: O mesmo passageiro que reclamou da quebra do ônibus na ida volta a reclamar que na volta, trajeto Rio x Campos, o veículo em que estava parou duas vezes por conta de problemas mecânicos. É realmente muito crítico a situação da Auto Viação 1001.

19 comentários:

ruivo disse...

como os onibus q temos por aki nao servem como base para comparaçao, muitos se iludem achando q sao novos e modernissimos os onibus da 1001.

ha algumas semanas atras nós fretamos um onibus da 1001 pra ir numa atividade de Dilma na cidade de Deus,na altura de casemiro de abreu o ar deu defeito e fomos cozinhando ate o rio. o motorista pegou outro onibus pra voltar. dessa vez era o banheiro q tava sem agua!

Anônimo disse...

Os representantes da Viação 1001 paracem desconhecer o papel que desempenham em nossa região. Não bastasse o monopólio do trajeto Campos X Rio, presta serviços no mínimo absurdos. Por conta disso, prefiro sair no dia anterior e pagar por um hotel à amargurar a perda de um compromisso pela irresponsabilidade de uma empresa de ônibus. Só para exemplificar... esses dias, em retorno de Macaé, após 15 dias embarcado, com uma passagem que contemplava um veículo com ar condicionado, a empresa nos envia um ônibus convencional. Em meio a reclamações diversas, tivemos que esperar por mais de 30 minutos a chegada de outro carro. Sabe qual foi a explicação do motorista? Palavras dele... "E quando vcs compram passagens de ônibus sem AC e a empresa coloca um ônibus com AC?". Se não bastasse a falta de organização e estrutura, alguns motoristas são totalmente despreparados. Fico por aqui...

Fábio Léda disse...

Professor Roberto, realmente a empresa 1001 está se mostrando cada dia menos preocupada com a qualidade dos seus serviços. Eu viajo bastante de Campos pro Rio e só eu sei o quanto sofro naqueles ônibus velhos e com um cheiro terrível de mofo no interior deles.
Inclusive a minha namorada está até com uma ação contra eles na justiça, pelo péssimo atendimento que ofereceram a ela numa ocasião, fora outras inúmeras vezes em que ocorreram atrasos e outros problemas.
Infelizmente, o que você falou é uma realidade: a 1001 não deve se preocupar muito com a qualidade dos serviços por saber que a concorrência é pequena.
E só pra finalizar o comentário, outra coisa que a 1001 precisa melhorar muito é o site da empresa, que funciona pessimamente em navegadores como Chrome e Firefox, e mesmo no Internet Explorer, não dá pra confiar nos horários dos ônibus, pois o site às vezes não os atualiza. Várias vezes precisei usar o telefone pra comprar passagem porque no site não constava nenhum horário.

Anônimo disse...

E mais:

Os´ônibus sempre saem atrasados, no mínimo 10 minutos.

Não é nada, não é nada, é praticamente o tempo que se gasta para atravessar a Ponte Rio Niteroi. É o intervalo de tempo para se pegar os ônibus (Frescão e integração/metro) que saem da rodoviária do Rio.

Outra: na semana passada, o banheiro do ônibus "duplex" do Rio para Campos estava sem alça para o passageiro se firmar enquanto usa o banheiro. Um grande risco de acidente dentro do banhiro.

Mais uma: certa vez, a porta do banheiro não abria por dentro. Um passageiro ficou preso no banheiro e teve que bater muito na parede do ônibus para que o motorista parasse o veículo e viesse abrir a porta.

Carla Mariana disse...

Caro Roberto,

O mesmo problema acontece com as linhas da Campos Tur, que operam para Grussaí. A passagem hoje custa R$ 6,50, mas os moradores são obrigados a frequentemente aguentar ônibus quebrando em plen BR 356. Além disso, os horários não são cumpridos e algumas vezes temos que esperar por um ônibus cerca de 1h20 min. A minha indagação é por que a passagem é tão cara? Falta de concorrência? Vale lembrar que esta empresa opera sem licitação, mas acha que pode abusar do trabalhador sacrificado cobrando tarifas abusivas. Onde está a prefeita Carla Machado que não vê isso? Por pouco mais de R$ 10 nós vamos a Macaé em ônibus com ar condicionado e cadeiras reclináveis. A passagem para nossa querida Atafona, salvo engano, custa R$ 8 e alguuns centavos. Um completo absurdo!
Em nome dos moradores de são João da Barra peço que levante este questionamento.

Anônimo disse...

Vivemos um verdadeiro caús com este monopólio da 1001, e como estamos em um período de eleições, penso que é hora de cobrar destes deputados estaduais que não fazem nada pela população, desafiar este poder que tem a referida empresa.Certamente serão agraciados.
Maria Lucia

Anônimo disse...

O mais absurdo é o preço cobrado para ir até o Rio com esse pessimo serviço oferecidoi,ir pra São Paulo de Itapemirim sai mais barato que ir ao Rio, calculado pela distância, essa falta de concorrência que impera nos torna refém desse povo.

Luís Maurício de Azeredo Araújo disse...

Professor, queria que as pessoas acessassem o link abaixo e tomassem ciência da fraude que há por trás da passagem a R$ 1.
http://nessaterradegigantes.blogspot.com/2010/09/fraude-por-tras-da-passagem-r-1.html

Anônimo disse...

Ah se a gente tivesse avião com preço bom entre Campos e Rio! Essa 1001 ia se dar mal!

Anônimo disse...

Realmente, caús é o caos mesmo, kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Já pensou se a 1001 fosse uma companhia aérea. Quantos aviões teriam caído este ano?

Anônimo disse...

Já pensou se a 1001 fosse uma companhia aérea?

Quantos aviões já teriam caído este ano?

Jornalista_enguiçado disse...

É impressionante como a empresa consegue ser tão criticada.

não vemos o mesmo (des)caso com outras empresas de porte maior, como a Itapemirin (cujo serviço de entrega, o ITex, é infinitamente superior aos concorrentes diretos). Problemas todos tem, mas a 1001, consegue ter "1001".

Vamos lançar a campanha? "Auto Viação 1001 problemas" ou "1001 reclamações"?

Rafael Leite disse...

Sem querer defender, mas nunca tive problemas com a 1001. Pelo contrário, a linha São Fidélis - Campos sempre tem ônibus de qualidade e atendimento muito bom por parte dos motoristas.
A empresa que realmente dá problema é a Brasil, cujos ônibus sempre estão com algum problema, seja ar-condicionado quebrado, cadeira quebrada... Além disso sempre estão sujos. Sem contar o fato de estarem cheios sempre.

Anônimo disse...

O slogan da 1001 pode ser, "1001 uma empresa aérea de transportes terrestres, pague o avião e vá de busão." Se alguém gostar e quiser melhorar fique à vontade, pois como se sabe, o preço da 1001 é preço de avião mesmo, aliás mais caro. Só para compararmos, voos com trechos bem mais distantes, as vezes com até 800 km de distância, custam de 39 a 120 reais, enquanto a nossa 1001 cobra de 55 a 92 por uma torturante viagem de 270 km em 4 horas. isso qdo não faz o trecho em 5h30min mesmo sem transito ou qq outro problema na estrada ou no coletivo. É mesmo um absurdo.

Anônimo disse...

Viajo semanalmente e sou testemunha da absoluta falta de respeito da 1001 com os seus usuários. Ao longo de alguns anos, tive inúmeros e diversos problemas. É um absurdo sem tamanho a manutenção do monopólio do trajeto Campos-Rio. A falta de concorrência facilita o abuso!

Anônimo disse...

Acho que o blog deveria ajudar a informar que transporte, incluindo aí as linhas de ônibus, são CONCESSÕES feitas pelo estado, logo são monopólios naturais. A 1001, bem como outras, são empresas privadas concessionárias de serviço público.
As reclamações à empresa devem ser dirigidas, em última instância, ao governo do estado, através da AGETRANSP, que tem por obrigação fiscalizar o cumprimento devido dos contratos de concessão, bem como os bons (?) serviços prestados.

Manoelfredo disse...

A Campos Tur desrespeita a gratuidade de idosos com mais de 60 anos, forçando-os a pagarem a passagem de Campos a S.Joao da Barra e causando constrangimento e humilhaçoes, pois a maioria dos idosos desconhece seus direitos, os cobradores alegam que NA CAMPOSTUR QUEM MANDA SAO ELES, OS DONOS.

Anônimo disse...

A CAMPOSTUR ESTÁ COBRANDO PASSAGENS AOS IDOSOS COM MAIS DE 60 ANOS NÃO RESPEITANDO OS DIREITOS DOS IDOSOS E HUMILHANDO E CONSTRANGINDO, POIS MUITOS DESCONHEM SEUS DIREITOS