segunda-feira, abril 23, 2012

Unesco listará 100 lugares mais significativos da memória da escravidão no Brasil


A relação dos 100 locais mais significativos da memória do tráfico negreiro e da história dos africanos escravizados no Brasil será apresentada na próxima quarta-feira (25), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, durante a quarta edição do Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna.

Elaborada com base em uma pesquisa iniciada no ano passado, a lista é uma iniciativa do projeto Rota do Escravo: Resistência, Herança e Liberdade, criado em 1994 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Com uma programação de oito filmes, o festival é uma mostra itinerante realizada anualmente em mais de dez cidades, de três continentes. O evento é organizado por uma rede internacional de pesquisa, da qual fazem parte as universidades de York e Laval, do Canadá, a École de Hautes Études em Sciences Sociales e o Centre National de la Recherche Scientifique, da França, e o Laboratório de História Oral e Imagem, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Brasil.
Fonte: Agência Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr. Roberto Moraes
GOSTARIA DE FALAR SOBRE O CONCURSO PÚBLICO DE CAMPOS. EM 1º LUGAR SOU TAMBÉM CANDIDATO A FAZER O CONCURSO E ESTANDO DOS MEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS, SEI QUE HOJE TEMOS UM TAC - TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. SOMOS TODOS SABEDORES DISSO. HOJE A PREFEITURA TEM INÚMEROS PRESTADORES DE SERVIÇOS E ESTAGIÁRIOS. NO ENTANTO ESTE CONCURSO NÃO É A REAL SITUAÇÃO A QUE O MUNICÍPIO PRECISA, EM TERMOS DE QUANTIDADE DE CARGOS A SEREM PREENCHIDOS APÓS O CONCURSO PÚBLICO. VAMOS A OBSERVAÇÃO: NÃO ABRIRAM VAGAS NO CONCURSO PARA OS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS, PARA SUBSTITUIR OS PRESTADORES DE SERVIÇOS E ESTAGIÁRIOS, É A CATEGORIA QUE TOCA A MÁQUINA ADMINISTRATIVA. NÃO ABRIRAM TAMBÉM VAGAS PARA FISCAIS DE RENDAS PARA AUMENTAR A ARRECADAÇÃO PRÓPRIA DO MUNICÍPIO COM FISCALIZAÇÕES. NÃO FICANDO ASSIM TÃO DEPENDENTE DE ROYALTIES. SEGUNDO INFORMAÇÕES QUE TEMOS, ACHO QUE É PORQUE O SALÁRIO É MUITO ALTO. TAMBÉM NÃO FIZERAM PARA AGENTE FISCAL PORQUE IRIAM PEDIR EQUIPARAÇÃO AOS FISCAIS DE RENDA HOJE NO MUNICÍPIO. HORA O PORQUE ENTÃO DESTE CONCURSO SE NÃO É REAL A SITUAÇÃO DE UM CONCURSO PÚBLICO PARA OCUPAR CARGOS EM DÉFICIT. ACHO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA INTERVIR E APURAR A REAL SITUAÇÃO DE CARÊNCIA DE CARGOS PARA UM FUTURO CONCURSO PÚBLICO. HOJE VEMOS DIVERSAS PREFEITURAS VIZINHAS FAZENDO CONCURSO PÚBLICO PARA ( TODOS ) OS CARGOS DA MUNICIPALIDADE. NESTE CASO GOSTARIA DE DEIXAR OPINIÕES DOS LEITORES SOBRE ESTA SITUAÇÃO CONCRETA. OBRIGADA. ((SE PUDER DR. ABRE UMA PÁGINA PARA QUE POSSA TERMOS UM DEBATE SOBRE O ASSUNTO)).

Roberto Moraes disse...

O blog volta a informar que não publicará comentários que contenham agressões, racismo e defesa de posições ditatoriais.

Quem desejar fazê-lo pode abrir o seu próprio espaço. Este aqui não permitirá que o debate de opinião inclua este tipo de posição.

Sds.