quarta-feira, junho 13, 2012

A história das bicicletas em Campos

O publicitário Genilson Soares em sua página no Facebook fez referência à relação histórica dos campistas com as bicicletas, muito antes delas virarem moda e oficialmente passarem a ser reconhecidas como um modal de transportes, nesta época de preocupação ambiental.

Interessante que a postagem de Genilson retoma um período da nossa história que tínhamos nos referido ontem aqui neste espaço, ao falarmos do interesse de Campos em ser o centro de uma província e sua capital. Assim, tomamos a liberdade de republicar no blog o material exposto pelo Genilson, a quem o blog manda um abraço:


"Com a Rio+20, todo mundo só fala em sustentabilidade e a bicicleta é uma das vedetes do movimento. Na planície goitacá, a paixão pela magrela é algo que remete ao final do século XIX. Confira na imagem a flâmula da fabrica de bicicletas WB e o "Velodronio Campista", velódromo inaugurado em 1889, que funcionou no terreno da 28 de março, esquina com Lacerda Sobrinho. Em 1893 tínhamos também o "Bellodronio-Recreio" da rua formosa."


Um comentário:

Anônimo disse...

Não adianta que as bicicletas não substituirão os veículos motorizados tão cedo no Brasil.
Mas poderia haver a possibilidade dos dois conviverem juntos se as ruas ou calçadas fossem pelos menos mais largas. E isso só mudando a legislação municipal que, ainda, permite que os loteamentos novos tenham ruas muito estreitas, calçadas quase inexistentes... só para venderem mais lotes, que hoje se encontra até lotes de apenas 5x20 a venda.
Como se essa imensa planície cheia de cana não tivesse espaço para construir, fazer ciclovias, estacionamentos públicos de graça..... mas o setor IMPRODUTIVO do país tem que lucrar.