segunda-feira, junho 25, 2012

"Pediatria em Campos"

O blog recebeu o pedido de publicação fazendo um relato preocupado com a quantidade de leitos de pediatria no município com o fechamento da unidade do HEAA. Como sempre faz o blog abre espaço para manifestação das instituições citadas:

"Pediatria do HEAA acabou"
" Caro Professor Roberto de Moraes, sou frequentador assíduo de seu blog, sou médico em Campos dos Goytacazes e conheço muito bem todo o sistema de saúde do município e sei como a sujeira é grande. 
Tudo gira em volta de interesses pessoais; os politicos/administradores não estão dando a mínima para o povo e sempre o que vale é quem aparece mais para ganhar mais poder ou votos.
 
Hoje teve alta hospitalar no Hospital Escola Alvaro Alvim a última criança que estava internada naquela instituição, pois todo o setor de pediatria foi fechado no hospital.  Assim as crianças que eram absorvidas pelo SUS e tinham internação e atendimento ambulatorial de alto nível no hospital não vão mais poder contar com isso.
 
Hoje em Campos os hospitais que apresentam enfermarias de pediatria são os Hospitais Alvaro Alvim e Santa Casa, contudo as enfermarias da Santa Casa vivem cheias e o Alvaro Alvim mantinha grande rotatividade, resolutividade e atendimento de alto padrão que eram prestados pelos próprios professores da Faculdade de Medicina de Campos e plantonistas pediatras de alto nível contratados pelo hospital.
 
Toda história é muito longa, e não dá para contar nem resumindo aqui, mas lá vai uma parte:  a Faculdade de Medicina de Campos e o Hospital Alvaro Alvim são administrados pela Fundação Benedito Pereira Nunes que é filantrópica, portanto a maior parte dos atendimentos do Hospital tem de ser do SUS e por isso o Hospital vive na mão da prefeitura, pois depende de repasse de verbas para sobreviver.  Assim a direção do hospital, para diminuir sua dependência da secretaria de saúde, vem adotando uma politica de implantar medicina de alta complexidade (como coronariografia, cirurgia cardíaca, oncologia, proctologia, unidade de terapia intensiva) pois assim a verba vem direto do Ministério da Saúde sem intermédio da Secretaria de Saúde que mal passa o dinheiro combinado para o hospital.   E com tudo isso a medicina de menor complexidade como a pediatria não dá "lucro" (palavra da boca dos diretores e coordenadores do hospital), portanto tem de ser descartada, eliminada do hospital.
 
Entretanto, foi feito um acordo entre Secretaria de Saúde x Hospital Escola Alvaro Alvim x Hospital Plantadores de Cana  em que o serviço de pediatria seria transferido do HEAA para o HPC, no entanto o serviço de pediatria do HEAA já parou e o do HPC não iniciou suas atividades.  As enfermarias de pediatria do Hospital Plantadores de Cana para pediatria estão ainda em reforma, são em menor quantidade, e ainda o que é pior, eles não tem médicos para trabalhar no serviço de pediatria.  Os pediatras do HEAA não aceitaram trabalhar no HPC sob aquelas condições que são precárias e com um salário ainda menor do que recebiam no HEAA.  No HPC sabemos que faltam plantonistas; os médicos não tem carteira assinada, atrasam pagamento, a infra estrutura como de exames é precária entre outras.
 
Contudo isso, vão começar ficar crianças nos corredores das emergências em condições sub humanas sem assistência adequada.  O desrespeito pela vida e pela dignidade humana em nosso município é total, é impressionante, e como o povo aceita passivamente a tudo isso.
 
Coloque esse texto em seu blog e aguarde um pouco sem colocar outra matéria para que ele fique em evidência por mais tempo.  Verá como vai apresentar comentário e como vai aparecer podridão.  Os culpados de tudo isso? deixa para falar os nomes depois..."

18 comentários:

Anônimo disse...

Estamos a merce desta administração, não sabemos mais onde levar nossas crianças para atendimento médico.

Anônimo disse...

O problema e a solução da saúde são um só: os médicos. Galera difícil de torear e quando assumem posto de chefia, esquecem do juramento.
Ainda bem que há muitos em quem confiar, não só como profissional, mas como cidadão.
Espero que este "post" sirva para desmascarar os indignos.
Defendo o investimento público em alunos (comprovadamente competentes) pagando o curso de medicina, inclusive livros e ajuda de custo. Sempre na faculdade de medicina de Campos e com uma contrapartida deste futuro medico(a) em plantões ainda como acadêmico e depois de formado por um período a ser discutido.
Precisamos de mais médicos e muita gente quer estudar medicina e não consegue. Se não virasse sacanagem, o que em Campos é particularmente difícil, este investimento traria retorno a médio e curto prazo para a população.

Anônimo disse...

Pelo jeito a solução era simples: a prefeitura pagar e hospital querer continuar com o atendimento.

Anônimo disse...

"O desrespeito pela vida e pela dignidade humana em nosso município é total, é impressionante, e como o povo aceita passivamente a tudo isso(...)" excelente comentário que resume tudo o que está acontecendo c/a saúde de Campos..triste realidade!Está na hora de mudar ,minha gente!!

Anônimo disse...

A mascara da gueixa da saúde está caindo.. Vir para midia e dizer que tudo está fluindo maravilhosamente bem é fácil, ainda mais com uma eloquência fantasiosa de pregação , aos menos favorecidos de cultura...Quem vê e vive este calvário da saúde de Campos,sabe que a falência da gestão anterior foi o epitáfio da sacretaria em referência. Onde está o CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ? Quem fiscaliza todas essas ações! Estão tambem comprometidos! Deixa a desejar! Os recursos dos programas existem,estão sendo desviados pata outros programas...Onde está a voz da razão? Na gestão atual ciente disto ou não? E a pactuação? ALÔ CONSELHO representem a Dignidade que ainda plaina em vossas consciências.

Anônimo disse...

Sou pediatra e fico triste com a realidade da pediatria e é clar da medicina em Campos. Passei pelo HEAA e posso dizer que é um lugar com profissionais qualificados, querendo trabalhar e melhorar a qualidade da pediatria, mas infelizmente as crianças não sabem o que está acontecendo e não tem como reclamar e gritar pelos seus direitos.É impressionante como ainda não existe um hospital infantil em nosso municipio. Será que tem poucas crianças em Campos e é por isso que não há mais necessidade de leitos de internação, UTI pediatrica, ambulatórios, especialidades...???? É claro que não, mas como disse as pobres crianças (entendam como TODAS as crainças, ricas ou pobres) não sabem sequer o que significa não ter mais leitos. E os pais... o que vão achar disso??? Será que ficarão calados para não desagradar um governo que dá cheque cidadão, bolsa familia e tantos outros??? Será que vão gostar de ver seu filhos jogados nos corredores esperando vagas que em vez de aumentarem estão diminuindo??? Vejo todos os dias reclamações de que não tem pediatra final de semana, não conseguem vaga em ambulatório!! Mas como podem os jovens médicos serem incentivados a fazer uma especialidade da qual pessoalmente amo se TUDO desestimula e desfavorece. Há alguns anos atrás tinham 2 residencias uma no HEAA e outra no HPC. Há do HPC fechou há algum tempo e agora como ficará a residencia do HEAA??? O HPC realmente não tem estrutura fisica para suportar a demanda de leitos e ambulatorio da pediatria tanto a nivel de especialização quanto de graduação. Como podem ser os pediatras estimulados a trabalhar sem salário corrigido as necessidades atuais, sem férias, sem direito a adoecer, sem carteira assinada e sem condições de trabalhar??!!
Deixo meu desabafo e resto por esperar que dia 07/10 possamos escolher vereadores e prefeitos que pensem no crescimento como um todo e isso começa com as crianças dando saúde e educação. Enquanto não chega o dia em que os governantes parem de olhar para o próprio umbigo rezo!!

Anônimo disse...

é ano d eleição e o povo deve pensar muito bem em quem votar, sinceramente o povo merece , pois acha uma maravilha o atual governo q tapeia a massa pobre c bolsas familia, cidadão..enqunto isso nossa saude esta em decadencia , e é um absurdo uma cidade tão rica como campos ter q fechar um serviço d pediatria pois não da lucro para o hospital...

Anônimo disse...

Sr. Secretário de Saúde , hoje estamos vivendo o choro e o grito dos pequeninos,dos carentes dos aflitos,daqueles que não possuem a voz da clamação...... amanhã estaremos vivendo as lágrimas de vossos pais, nos túmulos que V.sª mandou cavar

Anônimo disse...

A falta aspirantes à pediatria encontra paralelo na falta de vocação para a ordenação e o celibato. Quase ninguem quer ser padre ou pediatra. Os motivos diferem, mas o resultado na saúde é catastrófico: Um pastor pode cuidar de muitas ovelhas mas um pediatra tem que cuidar de uns poucos pacientes de cada vez.
Igreja cheia é bom...
Hospital, não.

Anônimo disse...

Campos tem grandes pediatras e vice-prefeitos nem tanto...

Anônimo disse...

Campos tem grandes pediatras e vice-prefeitos nem tanto...

Anônimo disse...

é lógico a administração d hospital vai preferir oserviço d oncologia ao serviço d pediatria muito mais lucrativo para o hospital.. cade o dinheiro d petroleo.. nao pode investir no serviço d pediatria pq...

Anônimo disse...

A mascara da gueixa da saúde está caindo kkkkkk. Essa foi ótima!!!!!

Anônimo disse...

Por que fechar um Serviço de Pediatria nesta época do ano, onde não é preciso ser médico para perceber que as infecções respiratórias estão aí, acometendo inúmeras crianças??
Em quantos Postos de Atendimento Ambulatorial, podemos encontrar pediatras??
O que querem então os dirigentes da saúde?
Onde é que podemos levar nossos filhos?
Aguardo resposta!!!

Anônimo disse...

Passaram a perna no vice-prefeito,onde lê-se PREVENAR,deveria existir o PREVENIR ....Acorda Chicão!

Anônimo disse...

O Hospital Álvaro Alvim recebia crianças de Campos e Norte-Fluminense. A Pediatria fechou, neste domingo (24/06). Não há sequer um serviço de ambulatório pediátrico funcionando lá.Os outros lugares de atendimento do SUS, também não encontramos pediatras. Conclusão: não há prevenção nem tratamento para as doenças infantis. É o fim.

Anônimo disse...

Que absurdo....e essa COVARDIA está sendo feita com os pequenininhos que são o futuro da nação!!!

Anônimo disse...

Reforço que esse não é um problema penas do SUS. Não temos em campos hospitais particulares com atendimento decente às crianças. Existe a UNIMED e a Lília Neves, ambos com atendimento precário, muita lentidão para iniciar o atendimento, salas de esperas abarrotadas e pediatras tão desqualificados a ponto de não identificar uma dengue! (e ainda afirmar: com certeza não é dengue, tenho muita experiência no assunto)...