sábado, junho 02, 2012

Cavalgada Solar do Colégio

O blog atende o pedido da Rafaela Machado para divulgação do evento:

"Caro Roberto, como vai?

Te escrevo, mais uma vez, para falar sobre o Arquivo de Campos e sobre o Solar do Colégio. 
Sempre que temos algum evento, científico e/ou cultural, procuro o seu blog para nos ajudar na divulgação. Eis o motivo do meu contato.

Pelo segundo ano, iremos realizar no dia 10 de junho a II Cavalgada e Charretada do Solar do Colégio. Como você sabe, as Cavalgadas são tradicionais em Campos e, especialmente, na Baixada e, embora o Arquivo tenha o seu papel enquanto instituição bem definido (e cumprido), muito nos angustiava ver que toda a história e memória do Solar do Colégio, como muitos sabem, edifício mais antigo de Campos e região, estava um tanto quanto perdida. Pois bem. Tendo em vista essa situação, iniciamos um projeto intitulado Memória do Solar e inauguramos um Espaço de Memória da Baixada aqui no Arquivo. No entanto, nosso incômodo persistiu, pois constatamos que as pessoas que mais nos interessavam, a própria comunidade, pouco participava desses projetos e, foi assim, que desde o ano passado buscamos um festejo popular, já tradicional, visto ter se realizado durante anos no Solar as Cavalhadas e também as Cavalgadas e, como disse, pelo segundo ano estamos realizando esta festa.

Toda a organização é realizada pela Associação Cultural do Arquivo de Campos e toda a renda é revertida para a mesma Associação. Leia-se bem, Associação Cultural, não Arquivo de Campos. Neste ano, especialmente, com a verba queremos ampliar as bases de participação popular no Solar, e nossa ideia principal é que já em julho possamos voltar a celebrar algumas missas na capela.

Nesse sentido, é que peço o seu auxílio, se possível for, na divulgação desse evento. Gostaria de convidar a todos, ressaltando a organização e a qualidade da festa. Neste ano, teremos shows com cinco bandas de forró da região e a entrada é gratuita. A saída com o tradicional café da manhã será em Poço Gordo e a chegada está prevista para as 14 horas no Solar do Colégio. Gostaria de lembrar que nossa principal intenção é realizar uma festa popular e tradicional, para Campos e para o Solar.

O cartaz segue em anexo.

Rafaela Machado
Arquivo de Campos."
PS.: Atualizada a nota a pedido da remetente do pedido de divulgação às 01:22 de 05/06/2012. 

Um comentário:

CARLOS RIBEIRO disse...

Parabéns Dr. roberto, pela divulgação gratuita e parabéns a incansável, Rafela Machado, por tão nobre iniciativa, que é o de resgatar a memória, as raízes da Baixada Campista.

Bem diz o ditado popular: "POVO SEM MEMÓRIA, POVO SEM HISTÓRIA". Infelizmente aqui em nossa região,muitas tradições populres, estão sendo abandonadas e outras não estão sendo respeitadas pela prefeita e por prefeitos que a antecederam. Em paises da Europa, da Ásia e das Americas,os monumentos históricos são tombados e conservados e festejos são realizadas. Esses fatos reavivam a memória de um povo e possibilita TURFISMO, que gera renda e emprego, para suas populações; Entretanto, aqui em nossa região, quase nada está sendo feito para que as tradições populares, sejam mantidas. Até as festas juninas, estão perdendo espaço, e por aí vai.