sábado, junho 16, 2012

Fechamento do lixão e o abandono dos catadores

A professora Erica Almeida da UFF, que tem um trabalho antigo com as pessoas da comunidade que atuava no Lixão em Campos, tem acompanhado e se mostrado preocupada, com as atividades que os trabalhadores (catadores) vão desenvolver, a partir de agora, que o recolhimento dos resíduos sólidos passaram a ser depositados no Aterro Sanitário, em Conselheiro Josino. No último dia 1º de maio a professora Erica publicou aqui texto sobre esta preocupação.
 
A professora Erica informou ao blog que “a prefeitura rompeu um acordo que tinha com os catadores e mandou fechar o lixão, sem nenhum aviso e sem resolver a situação da grande maioria deles”.

Ela afirma que aproximadamente 500 catadores dependem da renda da catação e as propostas da prefeitura não atendem a todos os catadores. Na avaliação de Érica não se pode tentar resolver a questão ambiental sem, no entanto, ampliar os problemas sociais. “Isso é anti-política ambiental e social”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tadinhos dos pobres catadores... estão abandonados...
Estudei feito um condenado, tive problemas de estômago e na coluna.
Graduação, mestrado, doutorado e atualmente desconto 27,5% de IR na fonte.
Tenho que pagar plano de saúde, tenho que pagar escola pro meu filho, vigia noturno, pedágio, IPVA, IPTU, Taxa de Incêndio, etc etc etc.
Tadinhos dos catadores...

Anônimo disse...

É ROSINHA!!!

Anônimo disse...

Tanto estudo e o anônimo das 11:29 não aprendeu nada!Pequeno burguês de m****!

Anônimo disse...

Antes pequeno burguês que comunista maconheiro de bosta de porta de universidade pública.
Tá com peninha dos catadores ? Leve-os para Cu...ba !

uauauauaua!

Anônimo disse...

Esse nosso país e engraçado mesmo: catadores só sabem catar lixo, índios só sabem caçar e pescar, pescadores só sabem pescar, marisqueiras so sabem catar mariscos. Ora ora, cadê a criatividade do ser humano ? Vão se virar ? Vão procurar outros afezeres ? Hoje em dia vcs têm tudo na mãozinha e de graça: academia de musculação na praça, internet gratuita, bolsa família, casa de graça. Por que não procuram outros afazeres ? São aleijados por acaso ? São doentes mentais ?
ACOOOOOOORRRRRRDA BRASIL !
CHEGA DE PATERNALISMOS !