terça-feira, junho 19, 2012

Mais um porto?

Sabe-se que há deficiência em logística, mas, pela quantidade de terminais para exportar minério parece que que não sobrará subsolo no Brasil. A reportagem abaixo está publicada no Valor, edição de hoje e foi enviada ao blog pelo engenheiro Renato Teixeira.
 
“Manabi assina protocolo de intenções com ES para construção de porto”
“A mineradora pré-operacional Manabi, que está na fila para fazer sua oferta inicial de ações, assinou um protocolo de intenções com o governo do Espírito Santo para construção de um terminal portuário na cidade de Linhares.

Segundo comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “o protocolo tem como objetivo obter apoio do Espírito Santo e do município de Linhares para o desenvolvimento de seu terminal portuário no norte do Estado”.

De acordo com o plano de negócios da companhia, o Polo Norte, como foi batizado o projeto, será um terminal privativo de uso misto, com área de 1,2 mil hectares e 6 km de costa. Sua principal função será escoar o minério de ferro produzido na mina Morro do Pilar, no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, que tem potencial de produção de 25 milhões de toneladas ao ano, segundo a companhia.

A previsão da Manabi é que a mina passe a produzir em escala comercial a partir de 2016. A ligação entre a mina e o porto será feita por um mineroduto de 503 km, cuja construção deve ser terceirizada. No prospecto preliminar de sua oferta de ações, a empresa afirma que está em negociação com construtoras para o projeto. A Manabi pagaria uma taxa pela utilização da estrutura.

Para levar seu plano de negócios a frente, a companhia, fundada po ex-executivos da Vale e das empresas de Eike Batista, planeja fazer uma oferta inicial de ações (IPO) ao mesmo tempo no Brasil, Estados Unidos e Canadá. A operação será inteiramente primária. Na parte brasileira da operação, a empresa se listará no Novo Mercado e emitirá também ADRs para investidores americanos. Já na parte canadense emitirá recibos globais de ações (GDRs). A oferta está em análise por parte da CVM.
Fonte: Valor, por Natalia Viri.”

Nenhum comentário: